Metodologia desenvolvida pelo CEOPS, da FURB, chega ao AlertaBlu via capacitação

Metodologia desenvolvida pelo CEOPS, da FURB, chega ao AlertaBlu via capacitação

Foto: Eraldo Schnaider - Prefeitura de Blumenau

Iniciou nesta terça-feira, 09 de agosto, a capacitação aos servidores municipais da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), ministrada pelo professor aposentado pela FURB e engenheiro hidrólogo, Ademar Cordeiro. O treinamento de 432 horas/aula se estende pelos próximos 18 meses e tem como objetivo compartilhar com os técnicos do AlertaBlu o conhecimento sobre a medição do nível do Rio Itajaí-Açu desenvolvido pela Universidade.

“O AlertaBlu, que já está bem servido tanto de equipe técnica como de estrutura, ganha a partir de agora o reforço e conhecimento do professor Ademar e da metodologia desenvolvida pela equipe do CEOPS”, enaltece o secretário da pasta, Carlos Olímpio Menestrina.

Entre as disciplinas que compõe o treinamento estão temas como a introdução às bacias hidrográficas; barragens da bacia do rio Itajaí, modelos hidrológicos de previsão de cheias; treinamento para realizar previsão em tempo real; simulações de previsões de enchentes, além do apoio na realização das previsões em épocas de cheias durante o período de 18 meses da capacitação.

“Para a FURB, o mais importante neste momento é que a comunidade continue tendo acesso à informação de qualidade e a capacitação dos técnicos do AlertaBlu é o caminho para que isto aconteça. O CEOPS permanece na estrutura da Universidade de Blumenau, mas em um novo ciclo, dedicado à realização de pesquisas e atividades didáticas relacionadas ao clima, como a realização de visitas técnicas às estações telemétricas”, afirma a reitora Marcia Sardá Espindola.