Núcleo de Inclusão promove roda de conversa para discutir desafios

Núcleo de Inclusão promove roda de conversa para discutir desafios

Foto: Divulgação

Uma roda de conversa reuniu estudantes da Universidade Regional de Blumenau (FURB) que possuem algum tipo de deficiência. O encontro foi realizado nesta segunda-feira, 19 de setembro, com o objetivo de construir um espaço de diálogo permanente entre a Coordenadoria de Assuntos Estudantis da FURB (CAE), o Núcleo de Inclusão (NInc) e os projetos de ensino com os estudantes com deficiência da FURB.

“A roda de conversa também foi importante para identificar demandas e desafios na rotina dos estudantes ao longo de sua formação universitária, conhecer as sugestões dos próprios estudantes que possam facilitar sua rotina universitária e  elencar demandas e assuntos que deverão ser abordados nas formações institucionais do segundo semestre de 2022 e do primeiro semestre de 2023”, explica a professora Janaína de Moraes, do Núcleo de Inclusão.

Na conversa, o grupo discutiu os desafios e as possibilidades nos aspectos comunicacionais, arquitetônicos, pedagógicos e atitudinais para facilitar o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência na Universidade.

Participaram da reunião 20 estudantes da FURB e 12 profissionais da CAE, do NInc e do Paradesporto de Blumenau. Atualmente, são 76 estudantes com deficiência estudando nos diferentes campi da Universidade de Blumenau. Novo encontro está sendo organizado para Outubro.