Mesa redonda discute desafio da aproximação universidade-indústria

Mesa redonda discute desafio da aproximação universidade-indústria

Foto: Daniel Zimmermann

Nesta quinta-feira, 22 de setembro, a partir das 16 horas, integrando a programação da 13ª edição da Escola de Primavera de Transição e Turbulência (EPTT), ocorre a mesa redonda “O desafio da aproximação universidade-indústria”, com mediação do professor da FURB,  Henry França Meier e a participação de Milton Mori, professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Renato Machado Cotta, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Karolline Ropelato, da empresa de desenvolvimento de software ESSS, de Luis Carlos de Castro Santos, da Universidade de São Paulo (USP/Embraer) e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC), Fábio Zabot Holthausen.

A EPTT é um evento científico promovido a cada dois anos pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e que discute os assuntos mais avançados da Mecânica dos Fluidos. A Universidade de Blumenau sedia o encontro, realizado entre 19 e 23 de setembro, no Teatro Carlos Gomes.  A organização é do Departamento de Engenharia Química da FURB, por meio dos Laboratórios de Fluidodinâmica Computacional (LFC) e de Verificação e Validação (LVV).  

A FURB TV transmite a mesa redonda ao vivo, acesse o link e ative a notificação.

Palestras internacionais com Hans Kuipers, da Universidade Tecnológica de Eindhoven, Holanda, que coordena o grupo de pesquisa Multiscale Modelling of Multiphase Flows e com Martin Sommerfeld, doutorado em Engenharia Aeronáutica pela Universidade Técnica de Aachen, Alemanha, premiado pelas contribuições para medição de escoamento multifásico, modelagem e simulação numérica também podem ser acessadas no canal da Universidade.

A palestra com Peter Jordan, chefe do grupo de Acústica, Aerodinâmica e Turbulência no Institut Pprime, em Poitiers, França, será realizada e transmitida na sexta-feira, dia 23 de setembro, às 10 horas da manhã em https://www.youtube.com/user/furbtv

Na FURB

A FURB realiza a 13ª edição da EPTT em reconhecimento aos estudos realizados aqui que buscam encontrar meios de aumentar a eficiência de processos industriais, como os de refinarias de petróleo, através de simulações reais e virtuais de situações vivenciadas na realidade. Estes estudos são realizados pelo Laboratório de Fluidodinâmica Computacional. A Universidade de Blumenau oferece, também, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ), que tem como foco o desenvolvimento de processos industriais, envolvendo transformações físicas, químicas e biológicas, com contextualização especialmente regional.

O evento é gratuito e aberto ao público.