Professor da FURB assume coordenação da área de Ciências Ambientais da CAPES

Professor da FURB assume coordenação da área de Ciências Ambientais da CAPES

Foto: PPGDR/Acervo pessoal

O professor Carlos Alberto Cioce Sampaio, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB (PPGDR) foi nomeado coordenador da área de Ciências Ambientais da CAPES, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação do Ministério da Educação (MEC) que desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu -  mestrados e doutorados - em nível nacional.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da FURB, professor Oklinger Mantovaneli, destaca a relevância da nomeação: “é um cargo muito importante para o stricto sensu em nível nacional e ter um professor da FURB coordenando isso é muito importante. Significa estar entre as principais lideranças do país nesta área da ciência", pontua.

Sampaio é administrador formado pela PUC de São Paulo, mestre e doutor em planejamento e gestão organizacional para o Perfil Carlos Sampaio desenvolvimento sustentável, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS) na França. Pesquisador de Produtividade do CNPq. Já publicou mais de 150 artigos em periódicos e apresentou 221 trabalhos em eventos nacionais e internacionais, é autor de 16 livros e 85 capítulos de livro.

É pioneiro em pesquisas teóricas e empíricas sobre o tema Ecossocioeconomias das Organizações, em Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Territorial Sustentável e Cadeias Produtivas Sustentáveis; Arranjos Institucionais e Socioprodutivos Territoriais e Turismo de base Comunitária na América Latina, prestando assessorias a organizações públicas e privadas.

Já foi coordenador da Área de Ciências Ambientais da CAPES de 2016 a 2018 e adjunto no mandato 2012 a 2016. Vai coordenar novamente a área até 2026.