Roda de conversa discute os lugares das mulheres e os espaços profissionais

Roda de conversa discute os lugares das mulheres e os espaços profissionais

Foto: Divulgação

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Cultura da Universidade Regional de Blumenau (FURB) promove roda de conversa “Lugares das Mulheres e os Espaços Profissionais”, na próxima segunda-feira, dia 27 de março, no auditório da Biblioteca Universitária, campus 1 da FURB, a partir das 19 horas.

O evento tem como objetivo criar um espaço de diálogo sobre a atuação profissional das mulheres em áreas que ainda representam perante a sociedade, uma conotação majoritariamente masculina.

A roda de conversa também vai tratar dos desafios existentes, das mudanças de cenário, pois hoje o número de mulheres atuantes em áreas consideradas “masculinas” é expressivo ou até maior que o de homens.

As professoras da FURB, Andreza Sartori, Daniela Sarmento e Vanilda da Silva Vargas vão conduzir o bate papo e apresentar suas experiências enquanto mulher ao longo de suas carreiras profissionais.

Andreza é professora de Inteligência Artificial no Departamento de Sistemas e Computação, no mestrado de Engenharia Elétrica da FURB e coordenadora do projeto de extensão da FURB Meninas Digitais Vale do Itajaí. Ela concluiu o Doutorado em Informática na International Doctoral School on Information and Communication Technology, da Universidade de Trento, na Itália, em 2015.

Daniela é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB. Sócia fundadora da Terra Arquitetura, curadora da Plataforma do Morar Contemporâneo, mestre em Desenvolvimento Regional, autora do livro “Lugares das Mulheres”. Ela também é conselheira federal e vice presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e Conselheira Estadual no Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina. 

Vanilda atua nos campos da advocacia e docência. Iniciou a trajetória na Universidade ingressando aos dezoito anos no curso de Direito da FURB, concluindo em 1996. Ao ser diplomada já tinha a aprovação na prova da Ordem dos Advogados do Brasil. Iniciou a vida profissional como advogada, com olhares desconfiados por ser muito jovem. Especializada em direito civil, é mestre em Desenvolvimento Regional pela FURB. Exerce a docência desde 2004, e desde 2006 iniciou suas atividades na FURB. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil - Família, Sucessões e Bioética, com capacitação em Mediação.  

A atividade é aberta a toda comunidade e sem necessidade de inscrição. Para os estudantes da FURB, o evento valerá horas de Atividades Acadêmico Científico Culturais (AACCs).