• Profa. Marcia Cristina Sardá Espindola
  • Prof. João Natel Pollonio Machado
  • Prof. Eduardo Deschamps
  • Prof. Egon José Schramm
  • Prof. Mércio Jacobsen
  • Prof. Celso Mário Zipf
  • Prof. Arlindo Bernart
  • Prof. João Joaquim Fronza
  • Prof. José Tafner
  • Prof. Ignacio Ricken
  • Padre Orlando Maria Murphy
  • Prof. Martinho Cardoso da Veiga
Prof. Ignacio Ricken
Prof. Ignacio Ricken

Foi nomeado e eleito reitor da FURB em 16/03/1974, exercendo o cargo até 16/03/1978.

Nasceu em Rio Fortuna - SC, no dia 4 de julho 1938, filho de Gabriel Ricken e Maria Vandresen Ricken. Concluiu seus estudos secundários em Curitiba, no Colégio Estadual do Paraná. Licenciou-se em Letras pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Na Alemanha, pós-graduou-se, em nível de doutorado de 1960 a 1966, em Letras e Ciências Políticas pela Universidade de Marburg/Lahn. Na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC cursou mestrado em Administração, área de concentração Administração Universitária - 1980/1981.

Ao retornar da Europa, além das atividades docentes, exerceu atividades na Pontíficia Universidade Católica do Paraná PUC-PR e, em seguida, a de secretário geral e reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau - 1974/1978. Foi, ainda, vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE. Transferindo-se para Florianópolis, foi diretor executivo da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina FAPEU/UFSC e, em seguida, pró-reitor de Pesquisa e Desenvolvimento na Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC.

No magistério, atuou no Colégio Senhor Bom Jesus - 1957/1960, no Colégio Martinus - 1966/1969, e no curso de Letras da PUC-PR - 1968/1969, todos em Curitiba - PR. Na FURB, lecionou as disciplinas de Língua e Literatura Alemã, Linguística e Teoria da Literatura. Em Blumenau, exerceu, também, cargo diretivo no Instituto Brasil-Alemanha (ICBA/Instituto GOETHE). Em Florianópolis exerceu igualmente, a docência na UFSC e na UDESC.

De 1978 a 1996 participou como consultor de inúmeras comissões do Conselho Federal de Educação e do Ministério da Educação. Notadamente comissões de reconhecimento (credenciamento) de universidades, sendo que, em 1996, integrou a Comissão do MEC que analisou os processos de criação de universidades em tramitação, quando da extinção do CFE, Desde 1980, exerceu atividades de consultoria universitária em mais de duas dezenas de universidades brasileiras - em Santa Catarina e em outros estados.

Como reitor da FURB, deve ser destacado o seu empenho no processo de institucionalização da FURB como Universidade, implantando e reconhecendo nove cursos de graduação, dentre eles, os de Engenharia Civil e Química, Educação Física e o primeiro curso de Informática no estado de Santa Catarina de Processamento de Dados, criado no segundo semestre de 1974.

Mediante gestões junto à alta administração da Rede Ferroviária Federal, obteve-se a doação à FURB das instalações da mesma, localizadas no bairro Itoupava Seca , hoje instalado o câmpus 2. Foi, também, objeto de doação, a Estação Experimental da Souza Cruz em Gaspar. Do Banco Bamerindus obteve-se, mediante pagamento simbólico, o primeiro computador (UNIVAC) da FURB. Para garantir a expansão física da Universidade, contratou-se, em 1977, o planejamento físico do Câmpus (plano diretor) no bairro Passo Manso. O trabalho de institucionalização da FURB como Universidade com o protocolo do primeiro reconhecimento (credenciamento) da FURB, em dezembro 1977, cujo êxito se obteve em 1986, quando o ex-reitor prof. Ricken exercia atividades de assessoria da Instituição. O prof. Ignacio Ricken permaneceu vinculado à FURB até o ano de 1990. 

Obs: este Histórico foi elaborado pelo próprio Ignácio Ricken

Vice-Reitor: Renato de Mello (16/03/1974 - 16/03/1978)
Vice-Reitor: Pedro Reis Júnior (16/03/1977 - 16/03/1978)