CURSO DE MASSAS E MOLHOS – 2ª EDIÇÃO
A culinária italiana, especialmente a produção de massas artesanais, desperta crescente interesse tanto entre apreciadores da gastronomia quanto entre pessoas que desejam desenvolver novas habilidades culinárias.
Este curso busca proporcionar conhecimentos práticos sobre o preparo de massas frescas e molhos, valorizando técnicas tradicionais, a qualidade dos ingredientes e a execução correta dos processos, permitindo que os participantes reproduzam receitas com excelência no ambiente doméstico ou profissional.
O curso tem como objetivo capacitar os participantes no preparo de massas frescas artesanais e alguns molhos clássicos, desenvolvendo técnicas de produção, abertura, corte, modelagem e cocção, além de orientações para harmonização com molhos clássicos.
O que você vai aprender:
- Massa fresca tradicional com ovos;
- Massas coloridas;
- Molho de tomate;
- Molho carbonara tradicional;
- Técnicas de produção de massas frescas;
- Abertura, corte e modelagem;
- Técnicas de cocção;
- Harmonização de massas com molhos clássicos.
Público-alvo
Pessoas interessadas em gastronomia, culinária italiana e produção de massas artesanais, estudantes, profissionais da área de alimentos e público em geral que desejam aprimorar seus conhecimentos por meio de uma experiência prática.
Ministrante
Chef Mariana Reiser Guedes
É Chef de Cozinha Internacional, Bacharel em Gastronomia e Mestra em Saúde e Gestão do Trabalho. Atua desenvolvendo cursos, treinamentos, oficinas e eventos gastronômicos. Possui experiência em Cozinha regional, Gastronomia funcional, Fitogastronomia, com enfoque em alimentação saudável, cozinha afetiva e valorização da cultura alimentar. Destaca-se pela integração entre gastronomia, saúde e formação profissional.
Investimento
- À vista: R$ 220,00
- ou até 3x parcelas no cartão de crédito
Descontos: se você é graduado na FURB, tem 20% de desconto pelo Programa Alumni.
Para servidores, disponibilidade de duas vagas com desconto, por curso.
Oferta de curso: É necessário o preenchimento do número mínimo de candidatos para a abertura de curso. Caso não seja preenchido o número mínimo, à Instituição reserva-se o direito de não abrir turma.
CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Duração: 1 dia
Carga horária: 4h/a
Vagas: 20
AS AULAS
Data: 19/10/2026
Horário: 18h às 22h
Local: Câmpus 3 - FURB
INSCRIÇÕES
Período: 04/09/2026 a 16/10/2026
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Massas
- Massa fresca tradicional com ovos;
- Massas coloridas.
Molhos
- Molho de tomate;
- Molho carbonara tradicional.
Técnicas trabalhadas
- Produção de massas frescas;
- Abertura;
- Corte;
- Modelagem;
- Cocção;
- Harmonização com molhos clássicos.