Gestão de Riscos e Segurança de Processos

SOBRE O CURSO

A gestão de riscos compreende a coordenação das atividades para conduzir uma organização considerando as incertezas e os efeitos sobre seus objetivos, e inclui o processo pelo qual tomamos decisões. Deste modo, para uma organização, torna-se um diferencial competitivo quando o conhecimento dos riscos e das oportunidades permite atuar de maneira efetiva na prevenção de problemas, priorizando investimentos e identificando oportunidades.
A gestão de riscos industriais deve considerar as naturezas distintas dos riscos para conseguir prevenir suas perdas. Dentre outros, os riscos de processos e os riscos ocupacionais.

Os riscos de processos estão relacionados a desvios que impedem o processo de performar da maneira projetada e que implicam em consequências sobre pessoas, instalações, ativos, meio ambiente, reputação e outros aspectos da organização: seu gerenciamento será o foco deste curso. Já os riscos ocupacionais são decorrentes das necessidades de realização de atividades na frente de trabalho; dentro da legislação brasileira, cabe à segurança do trabalho ou ocupacional preocupar-se com a segurança dos trabalhadores.

 

Metodologia

Aulas presenciais ocorrendo nas sextas-feiras à noite e sábado até 17h. As aulas ocorrem em média 3 finais de semana por mês.  

 

Acesse todas as informações desse curso

A especialização Gestão de Riscos e Segurança de Processos é uma parceria FURB e Fundação Fritz Müller. Para conhecer as disciplinas, professores, parcelamentos do investimento e outras informações, basta clicar na imagem abaixo.

curso-furb-ffm

Diferenciais

Objetivo Geral

O objetivo do curso é a formação de lideranças em Gestão e Gerenciamento de Riscos e Prevenção de Perdas em Processos, focando em Segurança de Processos e Riscos Industriais, como suporte para tomadas de decisão.

 

Objetivos Específicos 

I.          Desenvolver as capacidades dos profissionais para:

• Aplicar os métodos e técnicas de detecção e avaliação de riscos de processo nas empresas, atividades e processos;

• Participar da aplicação de medidas de prevenção de acidentes de processo;

• Utilizar técnicas para a melhoria das condições de trabalho e de processos, na busca de oportunidades.

 

II.          Levar os profissionais a refletirem sobre as práticas atuais nos planos de ação de prevenção utilizados no mercado produtivo, administrativo, econômico geral e nas atividades formais e/ou diárias, fornecendo subsídios para elaborar e executar programas de gestão de riscos.

Graduacao nao e tudo igual

 

a furb

A FURB

Primeira faculdade do interior de Santa Catarina

A FURB é feita de pessoas. Cada uma delas - com a sua característica - acreditou e fez do sonho uma realidade que hoje encanta pela grandiosidade. Um universo de conhecimento que extrapola os limites das salas de aula e laboratórios e interfere diretamente em muitos lares, empresas e cidades.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS