Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Ensino de Ciências Naturais e Matemática

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) é um programa da área de concentração Ensino (46) da CAPES, que prioriza o ensino de Ciências da Natureza e da Matemática e suas tecnologias. Criado em 2009 com base em um núcleo multidisciplinar que envolve as áreas de Biologia, Física, Matemática, Química e Computação, está vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN) da FURB.

O PPGECIM tem como objetivo geral qualificar profissionais para desenvolver pesquisas e produtos educacionais com foco no Ensino das Ciências da Natureza e da Matemática, para atuar em processos educativos da Educação Infantil à Educação Superior e em contextos não formais.

Como objetivos específicos destacam-se:

  • promover o desenvolvimento e avanço de pesquisas e práticas educativas na área de ensino de Ciências Naturais e da Matemática que contribuam para a melhoria da qualidade dos processos de ensinar, aprender e avaliar;

  • formar docentes pesquisadores pautando-se na proposição e aplicação de pressupostos teóricos e metodológicos fomentados a partir das linhas de pesquisa do programa, contribuindo para o desenvolvimento das investigações na área de Ensino;

  • investigar e propor percursos formativos, práticas educativas e recursos educacionais inovadores em diversos níveis e modalidades de ensino;

  • desenvolver reflexão crítica e busca para a solução de problemas na área de Ensino, considerando demandas de contextos regionais, nacionais e internacionais.

Assim, a partir do desenvolvimento das pesquisas com foco nos processos de ensinar e aprender, o PPGECIM deve apresentar contribuições (teóricas, metodológicas ou materiais educacionais) para a melhoria do ensino de Ciências da Natureza e da Matemática. Além disso, o Programa contribui para o aprofundamento e troca de experiências interdisciplinares, pesquisas e desenvolvimento de proposições dos saberes docentes e da ação profissional do professor, que possam ter impacto no sistema educacional ao desenvolver produtos e/ou processos educacionais.

Para isso, os estudantes devem construir uma compreensão do processo de ensino e de aprendizagem, pelas vias do ensino e da pesquisa, que possibilitem a formação de profissionais professores reflexivos e pesquisadores. A intenção é que tais profissionais sejam capazes de trabalhar de forma coerente com as estruturas de pensamentos exigidas pela ciência e pela tecnologia, sabendo relacioná-las com suas inserções na realidade educacional e social, ao mesmo tempo em que saibam dar tratamento adequado à interdependência de conteúdos e disciplinas.

O público-alvo preferencial do PPGECIM são Profissionais da Educação, de diferentes níveis de ensino ou de espaços não-formais, ou demais interessados em desenvolver pesquisas ou produtos que aprimorem o Ensino das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.

Imagem
mestrado

 

 

 

 

programa

LINHAS DE PESQUISA

Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática - A a linha de Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática discute e propõe alternativas para a formação inicial e continuada de professores com foco principal no ensino de Matemática e/ou Ciências Naturais, em contextos educativos em espaços formais e não formais de ensino. Fomenta investigações dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação em diversos níveis de ensino, desenvolvendo e analisando práticas pedagógicas criativas e inovadoras, promovendo a Educação Científica, considerando as demandas da contemporaneidade.

 

Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências Naturais e Matemática - A linha de Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências Naturais e Matemática investiga processos e métodos relacionados com diversas metodologias ativas de ensino, com vistas à formação inicial e continuada de professores com foco principal no ensino de Matemática e/ou Ciências Naturais, em contextos formais e não formais de ensino, considerando os desafios da contemporaneidade. Promove estudos e práticas mediadas por mídias e tecnologias contemplando investigações que consideram a relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

 

CORPO DOCENTE

Arleide Rosa da Silva
Doutora - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Formação Docente, Ensino de Ciências, Educação em Química, Inovação Educacional, Gestão do Conhecimento
Clarissa Josgrilberg Pereira
Doutora - UMESP - Universidade Metodista de São Paulo
Área de interesse: Educação, Comunicação e Ensino-Aprendizagem
Daniela Tomio
Doutora - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Formação de Professores, Prática docente em contextos de educação formal e não forma, Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental
Edson Schroeder
Doutor - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Ensino de ciências, aprendizagem, ensino, educação em ciências e educação, teoria histórico-cultural do desenvolvimento
Eduardo Simão da Silva
Doutor - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia e Comportamento
Elcio Schuhmacher
Doutor - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Tecnologia Educacional, Ensino-Aprendizagem, Literacia da Informação, Instrumentação Específica de Uso Geral em Física, Ensino de Ciências, Ensino de Física
Janaina Poffo Possamai
Doutora - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Ensino de Matemática; Resolução de Problemas; Proposição de Problemas
Jorge Cássio Costa Nóbriga
Doutor – UnB-Universidade de Brasília
Área de interesse: Tecnologias da Informação e Comunicação, Plataformas Adaptativas, Livros Dinâmicos de Matemática, Teoria dos Registros de Representações Semióticas e Gamificação.
Keila Zaniboni Siqueira Batista
Doutora - UNESP - Universidade Estadual Paulista
Área de interesse: Formação docente em metodologias ativas
Mauricio Capobianco Lopes
Doutor - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Tecnologias digitais na educação, jogos e tecnologias digitais, metodologias e práticos de ensino mediadas pelas TDICs, objetos de aprendizagem, programação de computadores
Rodrigo Diaz de Vivar y Soler
Doutor - UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Área de interesse: Ciências Humanas, Psicologia, Filosofia
Tânia Baier
Doutora - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Área de interesse: Matemática Aplicada, História da Matemática, Educação Matemática
Viviane Clotilde da Silva
Doutora - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Área de interesse: Práticas educativas relacionadas à Matemática na Educação Infantil. Ensino de Matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Formação de professores que ensinam Matemática
Arleide Rosa da Silva
Doutora - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Formação Docente, Ensino de Ciências, Educação em Química, Inovação Educacional, Gestão do Conhecimento
Clarissa Josgrilberg Pereira
Doutora - UMESP - Universidade Metodista de São Paulo
Área de interesse: Educação, Comunicação e Ensino-Aprendizagem
Daniela Tomio
Doutora - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Formação de Professores, Prática docente em contextos de educação formal e não forma, Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental
Edson Schroeder
Doutor - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Ensino de ciências, aprendizagem, ensino, educação em ciências e educação, teoria histórico-cultural do desenvolvimento
Eduardo Simão da Silva
Doutor - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia e Comportamento
Elcio Schuhmacher
Doutor - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Tecnologia Educacional, Ensino-Aprendizagem, Literacia da Informação, Instrumentação Específica de Uso Geral em Física, Ensino de Ciências, Ensino de Física
Janaina Poffo Possamai
Doutora - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Ensino de Matemática; Resolução de Problemas; Proposição de Problemas
Jorge Cássio Costa Nóbriga
Doutor – UnB-Universidade de Brasília
Área de interesse: Tecnologias da Informação e Comunicação, Plataformas Adaptativas, Livros Dinâmicos de Matemática, Teoria dos Registros de Representações Semióticas e Gamificação.
Keila Zaniboni Siqueira Batista
Doutora - UNESP - Universidade Estadual Paulista
Área de interesse: Formação docente em metodologias ativas
Mauricio Capobianco Lopes
Doutor - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Tecnologias digitais na educação, jogos e tecnologias digitais, metodologias e práticos de ensino mediadas pelas TDICs, objetos de aprendizagem, programação de computadores
Rodrigo Diaz de Vivar y Soler
Doutor - UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Área de interesse: Ciências Humanas, Psicologia, Filosofia
Tânia Baier
Doutora - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Área de interesse: Matemática Aplicada, História da Matemática, Educação Matemática
Viviane Clotilde da Silva
Doutora - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Área de interesse: Práticas educativas relacionadas à Matemática na Educação Infantil. Ensino de Matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Formação de professores que ensinam Matemática

PROGRAMA DE BOLSAS

Bolsa de gratuidade da FURB

Disponibilidade de bolsa gratuidade FURB, que isenta o pagamento da mensalidade de ex-aluno da FURB com dedicação de 20 horas semanais ao curso. Este Programa disponibiliza 3 bolsas de gratuidade por turma.

 

Conheça mais clicando aqui.