Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Ensino de Ciências Naturais e Matemática
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) é um programa da área de concentração Ensino (46) da CAPES, que prioriza o ensino de Ciências da Natureza e da Matemática e suas tecnologias. Criado em 2009 com base em um núcleo multidisciplinar que envolve as áreas de Biologia, Física, Matemática, Química e Computação, está vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN) da FURB.
O PPGECIM tem como objetivo geral qualificar profissionais para desenvolver pesquisas e produtos educacionais com foco no Ensino das Ciências da Natureza e da Matemática, para atuar em processos educativos da Educação Infantil à Educação Superior e em contextos não formais.
Como objetivos específicos destacam-se:
-
promover o desenvolvimento e avanço de pesquisas e práticas educativas na área de ensino de Ciências Naturais e da Matemática que contribuam para a melhoria da qualidade dos processos de ensinar, aprender e avaliar;
-
formar docentes pesquisadores pautando-se na proposição e aplicação de pressupostos teóricos e metodológicos fomentados a partir das linhas de pesquisa do programa, contribuindo para o desenvolvimento das investigações na área de Ensino;
-
investigar e propor percursos formativos, práticas educativas e recursos educacionais inovadores em diversos níveis e modalidades de ensino;
-
desenvolver reflexão crítica e busca para a solução de problemas na área de Ensino, considerando demandas de contextos regionais, nacionais e internacionais.
Assim, a partir do desenvolvimento das pesquisas com foco nos processos de ensinar e aprender, o PPGECIM deve apresentar contribuições (teóricas, metodológicas ou materiais educacionais) para a melhoria do ensino de Ciências da Natureza e da Matemática. Além disso, o Programa contribui para o aprofundamento e troca de experiências interdisciplinares, pesquisas e desenvolvimento de proposições dos saberes docentes e da ação profissional do professor, que possam ter impacto no sistema educacional ao desenvolver produtos e/ou processos educacionais.
Para isso, os estudantes devem construir uma compreensão do processo de ensino e de aprendizagem, pelas vias do ensino e da pesquisa, que possibilitem a formação de profissionais professores reflexivos e pesquisadores. A intenção é que tais profissionais sejam capazes de trabalhar de forma coerente com as estruturas de pensamentos exigidas pela ciência e pela tecnologia, sabendo relacioná-las com suas inserções na realidade educacional e social, ao mesmo tempo em que saibam dar tratamento adequado à interdependência de conteúdos e disciplinas.
O público-alvo preferencial do PPGECIM são Profissionais da Educação, de diferentes níveis de ensino ou de espaços não-formais, ou demais interessados em desenvolver pesquisas ou produtos que aprimorem o Ensino das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.
Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática - A a linha de Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática discute e propõe alternativas para a formação inicial e continuada de professores com foco principal no ensino de Matemática e/ou Ciências Naturais, em contextos educativos em espaços formais e não formais de ensino. Fomenta investigações dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação em diversos níveis de ensino, desenvolvendo e analisando práticas pedagógicas criativas e inovadoras, promovendo a Educação Científica, considerando as demandas da contemporaneidade.
Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências Naturais e Matemática - A linha de Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências Naturais e Matemática investiga processos e métodos relacionados com diversas metodologias ativas de ensino, com vistas à formação inicial e continuada de professores com foco principal no ensino de Matemática e/ou Ciências Naturais, em contextos formais e não formais de ensino, considerando os desafios da contemporaneidade. Promove estudos e práticas mediadas por mídias e tecnologias contemplando investigações que consideram a relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.
CORPO DOCENTE
Arleide Rosa da Silva
Clarissa Josgrilberg Pereira
Daniela Tomio
Edson Schroeder
Eduardo Simão da Silva
Elcio Schuhmacher
Janaina Poffo Possamai
Jorge Cássio Costa Nóbriga
Keila Zaniboni Siqueira Batista
Mauricio Capobianco Lopes
Rodrigo Diaz de Vivar y Soler
Tânia Baier
Viviane Clotilde da Silva
Arleide Rosa da Silva
Clarissa Josgrilberg Pereira
Daniela Tomio
Edson Schroeder
Eduardo Simão da Silva
Elcio Schuhmacher
Janaina Poffo Possamai
Jorge Cássio Costa Nóbriga
Keila Zaniboni Siqueira Batista
Mauricio Capobianco Lopes
Rodrigo Diaz de Vivar y Soler
Tânia Baier
Viviane Clotilde da Silva
PROGRAMA DE BOLSAS
Bolsa de gratuidade da FURB
Disponibilidade de bolsa gratuidade FURB, que isenta o pagamento da mensalidade de ex-aluno da FURB com dedicação de 20 horas semanais ao curso. Este Programa disponibiliza 3 bolsas de gratuidade por turma.
Conheça mais clicando aqui.