Ensino de Ciências Naturais e Matemática

SOBRE O CURSO

 

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) é um programa da área de concentração Ensino (46) da CAPES, que prioriza o ensino de Ciências da Natureza e da Matemática e suas tecnologias. Criado em 2009 com base em um núcleo multidisciplinar que envolve as áreas de Biologia, Física, Matemática, Química e Computação, está vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN) da FURB.

O PPGECIM tem como objetivo geral qualificar profissionais para desenvolver pesquisas e produtos educacionais com foco no Ensino das Ciências da Natureza e da Matemática, para atuar em processos educativos da Educação Infantil à Educação Superior e em contextos não formais.

Como objetivos específicos destacam-se:

  • formar docentes pesquisadores pautando-se na proposição e aplicação de pressupostos teóricos e metodológicos fomentados a partir das linhas de pesquisa do programa, contribuindo para o desenvolvimento das investigações na área de Ensino;
  • contribuir para o aprofundamento de experiências e vivências para o desenvolvimento de produtos e processos educacionais por profissionais docentes em todos os níveis de ensino;
  • promover percursos formativos e práticas educativas inovadoras, considerando estudos críticos de diferentes tecnologias e mídias.

Assim, a partir do desenvolvimento das pesquisas com foco nos processos de ensinar e aprender, o PPGECIM deve apresentar contribuições (teóricas, metodológicas ou materiais educacionais) para a melhoria do ensino de Ciências da Natureza e da Matemática. Além disso, o Programa contribui para o aprofundamento e troca de experiências interdisciplinares, pesquisas e desenvolvimento de proposições dos saberes docentes e da ação profissional do professor, que possam ter impacto no sistema educacional ao desenvolver produtos e/ou processos educacionais.

Para isso, os estudantes devem construir uma compreensão do processo de ensino e de aprendizagem, pelas vias do ensino e da pesquisa, que possibilitem a formação de profissionais professores reflexivos e pesquisadores. A intenção é que tais profissionais sejam capazes de trabalhar de forma coerente com as estruturas de pensamentos exigidas pela ciência e pela tecnologia, sabendo relacioná-las com suas inserções na realidade educacional e social, ao mesmo tempo em que saibam dar tratamento adequado à interdependência de conteúdos e disciplinas.

O público-alvo preferencial do PPGECIM são Profissionais da Educação, de diferentes níveis de ensino ou de espaços não-formais, ou demais interessados em desenvolver pesquisas ou produtos que aprimorem o Ensino das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.

programa

LINHAS DE PESQUISA

Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Tem como foco interfaces entre o ensino e a aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática, contemplando investigações sobre: formação inicial e continuada de professores da Educação Básica; as práticas docentes em contextos de educação formal e não formal; Inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais; Didática das Ciências e os pressupostos da inovação educacional no contexto do Ensino de Ciências Naturais e Matemática com vistas à elaboração de conhecimentos científicos para o aprimoramento da ação docente.

Mídias e Tecnologias em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Tem como foco estudos e práticas mediadas por mídias e tecnologias no Ensino de Ciências Naturais e Matemática, contemplando investigações sobre temas como: literacia em mídias, tecnologias e informação; objetos de aprendizagem; inovação em mídias e tecnologias aplicadas no Ensino de Ciências Naturais e Matemática e processos de integração desses recursos em espaços sociais diversificados, reais ou virtuais. A linha também contextualiza conteúdos curriculares e sua fundamentação histórica e epistemológica com base em conceitos científicos, além de discutir e problematizar os impactos da Ciência e da Tecnologia na formação dos cidadãos literatos da Sociedade do século XXI.

CORPO DOCENTE

Arleide Rosa da Silva
Doutorado
Departamento de Química
Prof.Universitário
Elcio Schuhmacher
Doutorado
Departamento de Física
Prof.Universitário
Keila Zaniboni Siqueira Batista
Doutorado
Departamento de Ciências Naturais
Prof.Universitário
Mauricio Capobianco Lopes
Doutorado
Departamento de Sistemas e Computação
Prof.Universitário
Viviane Clotilde da Silva
Doutorado
Departamento de Matemática
Prof.Universitário

DISCIPLINAS

Didática e Inovação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

45h

Dissertação

90h

História e Epistemologia da Ciência e da Matemática

45h

Inglês Acadêmico I

60h

Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

45h

Teorias da Aprendizagem

45h

PROGRAMA DE BOLSAS

Bolsa de gratuidade da FURB

Disponibilidade de bolsa gratuidade FURB, que isenta o pagamento da mensalidade de ex-aluno da FURB com dedicação de 20 horas semanais ao curso. Este Programa disponibiliza 3 bolsas de gratuidade por turma.

 

Conheça mais clicando aqui.

furb inscrições

 

a furb

A FURB

Primeira faculdade do interior de Santa Catarina

A FURB é feita de pessoas. Cada uma delas - com a sua característica - acreditou e fez do sonho uma realidade que hoje encanta pela grandiosidade. Um universo de conhecimento que extrapola os limites das salas de aula e laboratórios e interfere diretamente em muitos lares, empresas e cidades.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS