Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Ensino de Ciências Naturais e Matemática

  Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) é um programa da área de concentração Ensino (46) da CAPES, que prioriza o ensino de Ciências da Natureza e da Matemática e suas tecnologias. Criado em 2009 com base em um núcleo multidisciplinar que envolve as áreas de Biologia, Física, Matemática, Química e Computação, está vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN) da FURB.

O PPGECIM tem como objetivo geral qualificar profissionais para desenvolver pesquisas e produtos educacionais com foco no Ensino das Ciências da Natureza e da Matemática, para atuar em processos educativos da Educação Infantil à Educação Superior e em contextos não formais.

Como objetivos específicos destacam-se:

  • promover o desenvolvimento e avanço de pesquisas e práticas educativas na área de ensino de Ciências Naturais e da Matemática que contribuam para a melhoria da qualidade dos processos de ensinar, aprender e avaliar;

  • formar docentes pesquisadores pautando-se na proposição e aplicação de pressupostos teóricos e metodológicos fomentados a partir das linhas de pesquisa do programa, contribuindo para o desenvolvimento das investigações na área de Ensino;

  • investigar e propor percursos formativos, práticas educativas e recursos educacionais inovadores em diversos níveis e modalidades de ensino;

  • desenvolver reflexão crítica e busca para a solução de problemas na área de Ensino, considerando demandas de contextos regionais, nacionais e internacionais.

Assim, a partir do desenvolvimento das pesquisas com foco nos processos de ensinar e aprender, o PPGECIM deve apresentar contribuições (teóricas, metodológicas ou materiais educacionais) para a melhoria do ensino de Ciências da Natureza e da Matemática. Além disso, o Programa contribui para o aprofundamento e troca de experiências interdisciplinares, pesquisas e desenvolvimento de proposições dos saberes docentes e da ação profissional do professor, que possam ter impacto no sistema educacional ao desenvolver produtos e/ou processos educacionais.

Para isso, os estudantes devem construir uma compreensão do processo de ensino e de aprendizagem, pelas vias do ensino e da pesquisa, que possibilitem a formação de profissionais professores reflexivos e pesquisadores. A intenção é que tais profissionais sejam capazes de trabalhar de forma coerente com as estruturas de pensamentos exigidas pela ciência e pela tecnologia, sabendo relacioná-las com suas inserções na realidade educacional e social, ao mesmo tempo em que saibam dar tratamento adequado à interdependência de conteúdos e disciplinas.

O público-alvo preferencial do PPGECIM são Profissionais da Educação, de diferentes níveis de ensino ou de espaços não-formais, ou demais interessados em desenvolver pesquisas ou produtos que aprimorem o Ensino das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.

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mestrado

 

programa

LINHAS DE PESQUISA

Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Tem como foco interfaces entre o ensino e a aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática, contemplando investigações sobre: formação inicial e continuada de professores da Educação Básica; as práticas docentes em contextos de educação formal e não formal; Inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais; Didática das Ciências e os pressupostos da inovação educacional no contexto do Ensino de Ciências Naturais e Matemática com vistas à elaboração de conhecimentos científicos para o aprimoramento da ação docente.

Mídias e Tecnologias em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Tem como foco estudos e práticas mediadas por mídias e tecnologias no Ensino de Ciências Naturais e Matemática, contemplando investigações sobre temas como: literacia em mídias, tecnologias e informação; objetos de aprendizagem; inovação em mídias e tecnologias aplicadas no Ensino de Ciências Naturais e Matemática e processos de integração desses recursos em espaços sociais diversificados, reais ou virtuais. A linha também contextualiza conteúdos curriculares e sua fundamentação histórica e epistemológica com base em conceitos científicos, além de discutir e problematizar os impactos da Ciência e da Tecnologia na formação dos cidadãos literatos da Sociedade do século XXI.

CORPO DOCENTE

Arleide Rosa da Silva
Doutorado
Departamento de Química
Prof.Universitário
Daniela Tomio
Doutora - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Formação de Professores, Prática docente em contextos de educação formal e não forma, Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental
Docente Permanente
Elcio Schuhmacher
Doutorado
Departamento de Física
Prof.Universitário
Janaina Poffo Possamai
Doutora - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Ensino de Matemática; Resolução de Problemas; Proposição de Problemas
Docente Permanente
Jorge Cássio Costa Nóbriga
Doutor – UnB-Universidade de Brasília
Área de interesse: Tecnologias da Informação e Comunicação, Plataformas Adaptativas, Livros Dinâmicos de Matemática, Teoria dos Registros de Representações Semióticas e Gamificação.
Docente Permanente
Keila Zaniboni Siqueira Batista
Doutorado
Departamento de Ciências Naturais
Prof.Universitário
Keila Zaniboni Siqueira Batista
Doutora - UNESP - Universidade Estadual Paulista
Área de interesse: Formação docente em metodologias ativas
Docente Permanente
Mauricio Capobianco Lopes
Doutorado
Departamento de Sistemas e Computação
Prof.Universitário
Rodrigo Diaz de Vivar y Soler
Doutor - UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Área de interesse: Ciências Humanas, Psicologia, Filosofia
Docente Permanente
Tânia Baier
Doutora - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Área de interesse: Matemática Aplicada, História da Matemática, Educação Matemática
Docente Permanente
Viviane Clotilde da Silva
Doutorado
Departamento de Matemática
Prof.Universitário
Arleide Rosa da Silva
Doutorado
Departamento de Química
Prof.Universitário
Daniela Tomio
Doutora - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Formação de Professores, Prática docente em contextos de educação formal e não forma, Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental
Docente Permanente
Elcio Schuhmacher
Doutorado
Departamento de Física
Prof.Universitário
Janaina Poffo Possamai
Doutora - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Ensino de Matemática; Resolução de Problemas; Proposição de Problemas
Docente Permanente
Jorge Cássio Costa Nóbriga
Doutor – UnB-Universidade de Brasília
Área de interesse: Tecnologias da Informação e Comunicação, Plataformas Adaptativas, Livros Dinâmicos de Matemática, Teoria dos Registros de Representações Semióticas e Gamificação.
Docente Permanente
Keila Zaniboni Siqueira Batista
Doutorado
Departamento de Ciências Naturais
Prof.Universitário
Keila Zaniboni Siqueira Batista
Doutora - UNESP - Universidade Estadual Paulista
Área de interesse: Formação docente em metodologias ativas
Docente Permanente
Mauricio Capobianco Lopes
Doutorado
Departamento de Sistemas e Computação
Prof.Universitário
Rodrigo Diaz de Vivar y Soler
Doutor - UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Área de interesse: Ciências Humanas, Psicologia, Filosofia
Docente Permanente
Tânia Baier
Doutora - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Área de interesse: Matemática Aplicada, História da Matemática, Educação Matemática
Docente Permanente
Viviane Clotilde da Silva
Doutorado
Departamento de Matemática
Prof.Universitário

PROGRAMA DE BOLSAS

Bolsa de gratuidade da FURB

Disponibilidade de bolsa gratuidade FURB, que isenta o pagamento da mensalidade de ex-aluno da FURB com dedicação de 20 horas semanais ao curso. Este Programa disponibiliza 3 bolsas de gratuidade por turma.

 

Conheça mais clicando aqui.