FURB promove palestra aberta ao público sobre inovação

FURB promove palestra aberta ao público sobre inovação

Foto: Internet

A Agência de Inovação e Tecnologia da FURB (AGIT) promove uma palestra com o tema “A Evolução do Modelo Acadêmico: Como ir além do Ensino, Pesquisa e Extensão, integrando a Inovação como um pilar transversal”. O encontro será realizado no dia 24 de abril, às 14h, no Auditório da Biblioteca, campus 1 da Universidade, e será ministrada pelo professor Ricardo Yogui, docente da PUC-Rio.

O encontro abordará a evolução do modelo acadêmico tradicional, discutindo como a inovação deve deixar de ser um conceito isolado para se tornar um pilar do ensino, da pesquisa e da extensão. Um dos pontos centrais da discussão analisa o papel contemporâneo do professor atuante como um articulador entre o ambiente de laboratório e as demandas da sociedade. A importância dos ecossistemas de inovação e o papel da FURB na transformação de teses e dissertações em soluções de mercado, por meio de patentes, também será discutida na palestra. O evento é gratuito e aberto a comunidade.

A AGIT é o setor responsável por gerenciar a inovação, proteger a propriedade intelectual (patentes) e promover a transferência de tecnologia da Universidade Regional de Blumenau. Ela atua na conexão entre a pesquisa acadêmica e o mercado, organizando a Feira de Inovação e Empreendedorismo, que é realizada todo ano em novembro.