Projetos que priorizam sustentabilidade e inclusão ganham destaque na 12ª Feira de Inovação e Empreendedorismo
Por Jornalismo [12/06/2023] [16 h43]
A primeira semana de junho ficou marcada na Universidade Regional de Blumenau (FURB) pela 12ª Edição da Feira de Inovação e Empreendedorismo do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade. Ao todo, 55 projetos inovadores foram inscritos e passaram pelo crivo de uma banca rigorosa de jurados, que avaliaram as propostas, atribuindo-lhes notas e avaliando suas funcionalidades sob o ponto de vista prático.
O evento aconteceu nos auditórios do Centro de Ciências Tecnológicas no campus 2 da Universidade e no Centro de Inovação Blumenau (CIB) nos dias 05 e 06 de junho. Uma palestra com a gerente de pesquisa e desenvolvimento da empresa All4Labels abordou a temática da inovação com respeito à sustentabilidade no trabalho da fabricação de embalagens de produtos desenvolvidos pela empresa.
Na segunda noite, as atenções estiveram voltadas às premiações dos três melhores trabalhos inscritos na feira, segundo a visão dos jurados. O trabalho vencedor foi a Beebox Ecopack, idealizada pela estudante de Engenharia Florestal, Vitória Muñoz Trujillano Rugine, que desenvolveu seu produto que é uma proteção biodegradável para transporte de produtos frágeis, resistente contra impactos, flexível, customizável e livre de plásticos. A estudante citou como exemplo a sua utilização por surfistas, sendo um utensílio biodegradável e feito quase 100% de papel reciclável.
O projeto que garantiu a segunda colocação na feira foi a plataforma Genius, que simula um market place, conectando negócios locais com pessoas que buscam praticidade ao buscar presentear um ente querido. Na apresentação da ideia, as estudantes de Marketing, Ana Catarina Bertoldi, Ana Júlia Witmann, Eduarda Tainara, Larissa Beck e Larissa Trainotti, trouxeram o cotidiano da Érika, uma personagem fictícia que simulava o público da plataforma, com uma vida corrida, ocupada durante todo o dia e que não tinha tempo nem condições de pesquisar presentes sem o uso da ferramenta.
A terceira colocação na Feira de Inovação e Empreendedorismo enfatizou a inclusão aos deficientes auditivos. A plataforma IncluSDA foi idealizada pela estudante de Administração, Luana Werner. Deficiente auditiva, a jovem de 19 anos apresentou em seu projeto que a plataforma pode auxiliar universidades, escolas e até empresas como forma de criar e transmitir aulas ou qualificações de forma 100% online, sendo possível contatar o intérprete ou professor por vídeo chamada, auxiliando o público com perda auditiva a ter um melhor desempenho acadêmico e profissional, valorizando sua linguagem própria e integrando também este público.
Na reportagem abaixo, produzida pela FURB TV, você fica sabendo qual foi a premiação que cada grupo recebeu, além de saber quando será a próxima edição da feira. Assista: