Facebook Twitter Imprimir

NOTÍCIAS


12/11/2015 - Trabalho aborda qualidade do ensino e inteligência emocional

A mestranda Aline Louise de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende a sua dissertação no próximo dia 20, às 15 horas, na sala D-401 (campus 1).
O título do trabalho é “Qualidade de serviço no ensino: uma análise sob a perspectiva da teoria da inteligência emocional”. São membros da Banca Examinadora: Prof. Dr. Luciano Castro de Carvalho – presidente; Prof. Dr. Giancarlo Gomes; Prof. Dr. José Milton de Souza Filho (Unifor-CE); Prof. Dr. Adriana Kroenke Hein (suplente).
 
Resumo da dissertação
 
O ensino brasileiro tem sua qualidade avaliada por meio do sucesso escolar dos alunos, de forma que sejam examinadas apenas as capacidades cognitivas de aprendizagem, sendo o coeficiente de inteligência um preditivo deste processo. Ainda, em pesquisas acadêmicas sobre a qualidade de serviço em educação, são utilizados modelos de análises pautados em aspectos tangíveis e intangíveis, como é o caso do modelo SERVQUAL.
 
No entanto, neste estudo, considera-se que as questões emocionais podem interferir no sucesso acadêmico e profissional dos estudantes e, por consequência, na qualidade de ensino.
 
Tendo isso em vista, a presente pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Quais dimensões das Práticas de Qualidade e da inteligência emocional influenciam na percepção do estudante sobre a qualidade do serviço de ensino? Para tanto, foi utilizado o método quantitativo, descritivo, de corte transversal e survey. O questionário foi elaborado a partir das dimensões de Práticas de Qualidade do modelo SERVQUAL e de dimensões da teoria da Inteligência Emocional, com base no Inventário de Quociente Emocional (QE-i) de Bar-on (2002). Foram geradas 50 questões, em 11 dimensões, quais sejam: tangibilidade, confiabilidade, capacidade de resposta, segurança, empatia, interpessoalidade, intrapessoalidade, administração do estresse, adaptabilidade, humor geral e percepção de qualidade.
 
A análise dos dados de Inteligência Emocional e Qualidade de Serviço sobre a percepção de qualidade foi feita por meio do Modelo de Equações Estruturais.
 
Os resultados indicam que, quando separadas por constructo, tanto as Práticas de Qualidade quanto a Inteligência Emocional impactam a percepção de qualidade dos estudantes em níveis aproximados. Já em análise das dimensões, segurança foi responsável por 52% da percepção de qualidade dos estudantes sobre a instituição; humor geral impactou em 15%; intrapessoalidade, em 8%; interpessoalidade, em 4%; e tangibilidade, em 3%. As demais dimensões não foram consideradas estatisticamente significantes.
 
No que tange à moderação por tempo de instituto, constatou-se que intrapessoalidade, adaptabilidade e administração do estresse têm diferenças significativas entre os grupos formados por alunos com menos de 2 anos de instituição e estudantes com 3 anos ou mais. 
Publicação: 12/11/2015 - 11h04 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Atividades realizadas

24/01/2020 14/03/2019 12/03/2019 11/03/2019 08/03/2019 07/03/2019 25/02/2019 22/02/2019 20/02/2019 18/02/2019 12/02/2019 04/02/2019 01/02/2019 30/01/2019 25/01/2019 21/01/2019 19/12/2018 17/12/2018 05/12/2018 04/12/2018 30/11/2018 21/11/2018 20/11/2018 19/11/2018 14/11/2018 31/10/2018 25/10/2018 24/10/2018 23/10/2018 22/10/2018 19/10/2018 11/10/2018 08/10/2018 03/10/2018 01/10/2018 28/09/2018 24/09/2018 18/09/2018 11/09/2018 06/09/2018 05/09/2018 28/08/2018 22/08/2018 21/08/2018 13/08/2018 08/08/2018 07/08/2018 02/08/2018 01/08/2018 31/07/2018 23/07/2018 13/07/2018 29/06/2018 25/06/2018 18/06/2018 05/06/2018 09/05/2018 04/05/2018 17/04/2018 08/12/2017 17/11/2017 07/11/2017 01/11/2017 26/10/2017 24/10/2017 18/10/2017 11/10/2017 09/10/2017 05/10/2017 04/10/2017 02/10/2017 27/09/2017 21/09/2017 19/09/2017 14/09/2017 13/09/2017 11/09/2017 06/09/2017 25/08/2017 24/08/2017 22/08/2017 21/08/2017 17/08/2017 14/08/2017 09/08/2017 08/08/2017 07/08/2017 13/07/2017 11/07/2017 07/07/2017 06/07/2017 27/06/2017 23/06/2017 22/06/2017 07/06/2017 05/06/2017 02/06/2017 25/05/2017 11/05/2017 27/04/2017 14/03/2017 06/03/2017 17/02/2017 15/02/2017 14/02/2017 06/02/2017 16/01/2017 15/12/2016 08/12/2016 07/12/2016 05/12/2016 23/11/2016 17/11/2016 11/11/2016 03/11/2016 07/10/2016 05/10/2016 04/10/2016 03/10/2016 22/09/2016 25/08/2016 24/08/2016 17/08/2016 15/08/2016 09/08/2016 03/08/2016 22/07/2016 20/07/2016 11/07/2016 08/07/2016 05/07/2016 29/06/2016 24/06/2016 23/06/2016 21/06/2016 20/06/2016 06/06/2016 04/05/2016 03/05/2016 06/04/2016 04/04/2016 16/03/2016 02/03/2016 10/02/2016 18/01/2016 10/12/2015 04/12/2015 12/11/2015 11/11/2015 30/10/2015 21/09/2015 14/09/2015 28/08/2015 21/08/2015 11/08/2015 06/08/2015 23/07/2015 06/07/2015 01/07/2015 12/06/2015 04/03/2015 26/02/2015 27/01/2015 12/09/2014 29/04/2014 10/03/2014 15/01/2014 13/01/2014 28/11/2013 20/11/2013 10/09/2013 29/08/2013 16/08/2013 08/08/2013 12/07/2013 04/07/2013 20/06/2013 15/04/2013 19/03/2013 25/02/2013 17/01/2013 22/11/2012 26/10/2012 26/09/2012 18/09/2012 14/09/2012 05/09/2012 04/09/2012 05/07/2012


Painel