NOTÍCIAS
12/11/2015 - Trabalho aborda qualidade do ensino e inteligência emocional
A mestranda Aline Louise de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende a sua dissertação no próximo dia 20, às 15 horas, na sala D-401 (campus 1).
O título do trabalho é “Qualidade de serviço no ensino: uma análise sob a perspectiva da teoria da inteligência emocional”. São membros da Banca Examinadora: Prof. Dr. Luciano Castro de Carvalho – presidente; Prof. Dr. Giancarlo Gomes; Prof. Dr. José Milton de Souza Filho (Unifor-CE); Prof. Dr. Adriana Kroenke Hein (suplente).
Resumo da dissertação
O ensino brasileiro tem sua qualidade avaliada por meio do sucesso escolar dos alunos, de forma que sejam examinadas apenas as capacidades cognitivas de aprendizagem, sendo o coeficiente de inteligência um preditivo deste processo. Ainda, em pesquisas acadêmicas sobre a qualidade de serviço em educação, são utilizados modelos de análises pautados em aspectos tangíveis e intangíveis, como é o caso do modelo SERVQUAL.
No entanto, neste estudo, considera-se que as questões emocionais podem interferir no sucesso acadêmico e profissional dos estudantes e, por consequência, na qualidade de ensino.
Tendo isso em vista, a presente pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Quais dimensões das Práticas de Qualidade e da inteligência emocional influenciam na percepção do estudante sobre a qualidade do serviço de ensino? Para tanto, foi utilizado o método quantitativo, descritivo, de corte transversal e survey. O questionário foi elaborado a partir das dimensões de Práticas de Qualidade do modelo SERVQUAL e de dimensões da teoria da Inteligência Emocional, com base no Inventário de Quociente Emocional (QE-i) de Bar-on (2002). Foram geradas 50 questões, em 11 dimensões, quais sejam: tangibilidade, confiabilidade, capacidade de resposta, segurança, empatia, interpessoalidade, intrapessoalidade, administração do estresse, adaptabilidade, humor geral e percepção de qualidade.
A análise dos dados de Inteligência Emocional e Qualidade de Serviço sobre a percepção de qualidade foi feita por meio do Modelo de Equações Estruturais.
Os resultados indicam que, quando separadas por constructo, tanto as Práticas de Qualidade quanto a Inteligência Emocional impactam a percepção de qualidade dos estudantes em níveis aproximados. Já em análise das dimensões, segurança foi responsável por 52% da percepção de qualidade dos estudantes sobre a instituição; humor geral impactou em 15%; intrapessoalidade, em 8%; interpessoalidade, em 4%; e tangibilidade, em 3%. As demais dimensões não foram consideradas estatisticamente significantes.
No que tange à moderação por tempo de instituto, constatou-se que intrapessoalidade, adaptabilidade e administração do estresse têm diferenças significativas entre os grupos formados por alunos com menos de 2 anos de instituição e estudantes com 3 anos ou mais.
Publicação: 12/11/2015 - 11h04 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Atividades realizadas
24/01/2020
14/03/2019
12/03/2019
11/03/2019
08/03/2019
- Matrículas prorrogadas até dia 22 de março
- Financiamento de mensalidades com 50% no semestre
- Inscrições abertas para mais de 100 bolsas de extensão
- 25 de fevereiro: um dia histórico para a Universidade
- Matrículas até dia 8 de março sem multa
- Pibid lança edital para selecionar novos bolsistas
- FURB recebe novos estudantes
- Estão abertas inscrições para o Cadastro Socioeconômico
- Inscrições para o FIES seguem até dia 14 de fevereiro
- Provas do Vestibular de Verão serão neste domingo
- Abertas inscrições para o Simpósio de Habitats de Inovação
- Inscrições pelo Histórico Escolar+ENEM vão até dia 30
- Eleição para reitor: segundo turno ocorre nesta quarta-feira
- Abertas as inscrições para o CREDUC Municipal
- Segundo turno: Comissão Eleitoral divulga lista de votantes
- FURB TV promove último debate com candidatos à reitor
- FURB TV promove último debate entre candidatos à reitoria
- Eleição para reitor: divulgada lista de votantes
- Instituto FURB oferece descontos no Programa de Parcerias
- CONSUNI aprova valor mínimo de créditos para cada curso
- Programas, Unidades e Núcleos são solidários à escola Elza
- Últimos dias para inscrever no Programa Sinapse da Inovação
- Estudo investiga como redes afetam crescimento internacional
- Doutorando de Contábeis defende tese sexta-feira
- Estudo analisa fatores críticos em práticas de GSM no sul
- Dissertação aponta maturidade logística de empresaa têxteis
- Estudo analisa atração e retenção de alunos na graduação
- Leite, tomate e açúcar encarecem cesta básica
- Trabalho analisa influência da aprendizagem organizacional
- Dissertação avalia maturidade das IES que ofertam EAD
- Dissertação investiga empreendedorismo e inovação social
- Trabalho aborda fatores determinantes na geração de patentes
- Mestrado em Administração tem duas bancas nesta sexta
- Dissertação entrevista 215 docentes sobre gestão
- Estudo avalia a responsabilidade corporativa desde IES
- FURB tem 27 cursos com estrela no Guia do Estudante da Editora Abril
- Intercambistas da Holanda estagiam em empresa de tecnologia da informação