ARQUIVO DE NOTÍCIAS
13/12/2016 - Estudo analisa impacto da inovação em empresa de arquitetura
A mestranda Thaíse Carolina Milbratz, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende sua dissertação nesta quarta-feira, dia 14, a partir das 14 horas, na sala F-206.
“Impacto da aprendizagem organizacional e da inovação no desempenho de empresas de serviços de arquitetura” é o título do trabalho.
São membros da Banca Examinadora: Presidente- Prof. Dr. Giancarlo Gomes (FURB); Titulares - Prof. Dr. Gérson Tontini (FURB) e Prof. Dr. Felipe Mendes Borini (USP); Suplente - Prof. Dr. Luciano Castro de Carvalho (FURB).
Resumo da dissertação
As empresas devem estar aptas a renovar seus conhecimentos de maneira contínua, e a aprendizagem organizacional pode ser decisiva neste processo. A habilidade em reconhecer o valor das novas informações, internas ou externas, assimilá-las, e aplicá-las com objetivos comerciais é uma capacidade fundamental para as atividades de inovação.
Para que uma nova ideia seja colocada em prática e resulte em sucesso no mercado é necessário que a organização consiga transferir adequadamente este conhecimento, o que exige que sua capacidade e cultura de recebimento e transmissão estejam adequadas ao tipo de inovação e ao tempo de transferência.
Com isso, identificar quais as melhores práticas a serem utilizadas para que a empresa esteja apta a responder rapidamente ao mercado pode melhorar o desempenho global da organização, e proporcionar vantagem competitiva diante de seus concorrentes.
Destarte, o objetivo geral deste estudo consiste em avaliar o impacto da aprendizagem organizacional e da inovação no desempenho organizacional de empresas de serviços de arquitetura.
As empresas de serviços incluem tanto organizações que se utilizam de conhecimento intensivo, Knowledge Intensive Business Services - KIBS, como também aquelas que trabalham de forma roteirizada. As empresas com base em conhecimento intensivo exercem papel relevante em transferir, criar e combinar o conhecimento em sistemas de inovação. São altamente inovadoras e, também facilitam a inovação em outros setores econômicos.
Conforme explicado por Blau e Mckinley (1979), os escritórios de arquitetura necessitam se atualizar constantemente, o que exige a abertura para a aprendizagem organizacional.
No intuito de atender ao objetivo geral desta pesquisa, optou-se pela realização de um estudo de abordagem quantitativa, definido quanto aos objetivos como descritivo, de corte transversal, e de método survey.
O tratamento dos dados se deu por meio de análise descritiva para a caracterização das empresas que compuseram a amostra e, verificação da distribuição dos dados para cada constructo da pesquisa, utilizando a análise de frequência. Posteriormente foram realizados os testes de confiabilidade Alpha de Cronbach, Confiabilidade Composta e Variância Média Extraída e o modelo ajustado considerando os índices propostos pela literatura apropriada.
Por fim, foi realizada a Modelagem de Equações Estruturais por meio do software Smart PLS, com intuito de verificar a relação entre os construtos do modelo e testar as hipóteses.
Os achados deste estudo evidenciam uma relação positiva entre os construtos da pesquisa, exceto no que tange a relação direta entre a Aprendizagem Organizacional e o Desempenho Organizacional.
Identifica-se que o processo de aquisição de novos conhecimentos deriva da participação em feiras, congressos e exposições, e da realização de pesquisas internas com os próprios colaboradores afim de determinar as necessidades dos clientes.
Logo, os tipos de inovações geradas apresentam um menor grau inovador, ou seja, baseiam-se em pequenas inovações nas rotinas e processos, que podem alterar o resultado do serviço ofertado, mas não surpreender o mercado. Ainda assim, os resultados do desempenho organizacional demonstram que estas empresas vêm evoluindo, mesmo apresentando um baixo grau inovador.
Publicação: 13/12/2016 - 08h55 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Dezembro/2016 (alterar)
30/12/2016
20/12/2016
- Mensagem de final de ano: Reitoria
- FURB avança parceria com FUNPIVI
- Lançado edital para contratar profissionais para o CER II
- Instituto FURB entrega estudo à prefeitura de Rio dos Cedros
- Instituto FURB viabiliza parceria com laboratório
- Instituto FURB faz curso In-company
- Pedágio do Bluvôlei arrecada R$ 28,6 mil para jogos de 2017
- Mestranda de Contábeis apresenta dissertação dia 16
- Contábeis tem defesa de tese de doutorado nesta sexta-feira
- FURB oferece disciplinas em Língua Estrangeira
- Eleitos novos integrantes da CISSP
- Trabalho caracteriza unidades de paisagem no Itapocu
- FURB recebe Orquestra Blumenauense de Viola Caipira
- CRI amplia lista de convênios para intercâmbio acadêmico
- Estudo analisa impacto da inovação em empresa de arquitetura
- Biblioteca informa novos horários de atendimento
- Edifurb lança livro do Jornalismo em São Paulo
- Divulgada lista dos candidatos da CISSP
- ACAFE aprova criação da Câmara de Extensão
- CRI faz oficina de preparação para o Intercâmbio
- PPGE FURB integra consórcio de IES aprovado pela CAPES
- Como ensinar ciências através da História da Ciência
- Manual sugere consumo consciente e controle das finanças
- Estudo analisa a organização da agricultura familiar no Vale
- Pesquisa relaciona números inteiros e situações problema
- Sai nova edição da revista "O Teatro Transcende"
- FURB vai sediar Conferência Municipal de Cultura de Blumenau
- Novos horários de atendimento do RU e lanchonetes
- Faixa homenageia Chapecoense
- Dissertação analisa propaganda de responsabilidade social
- FIES 2016/2 – Prorrogadas inscrições das vagas remanescentes
- FURB participa de Seminário Estadual do PROESDE/Licenciatura
- Mestranda em Educação defende dissertação dia 9
- Instituto FURB e MP entregam estudo à Prefeitura de Indaial
- Eleição da CISSP: comissão prorroga prazo de inscrição
- Aberto edital para Exposições Temporárias no Salão Angelim
- CineSesc apresenta Mommy nesta quarta
- Jornalismo lança segunda edição do jornal aParte
- IVGP de novembro fica abaixo do esperado: - 0,08%
- Presidente do Conselho Nacional de Saúde em debate na FURB
- FURB passa por Renovação do Credenciamento como Universidade