Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


06/06/2019 - Feira de Inovação do CCT será ampliada para toda FURB


Inovação e empreendedorismo. Estas duas palavras que tomam conta anualmente do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da FURB vão se estender para toda a Universidade. É que a Feira de Inovação e Empreendedorismo, criada pelo CCT, cresceu a ponto da nova gestão decidir levar o evento para a toda a Universidade, cumprindo a meta ainda este ano de promover a sinergia e integração de processos inovadores em todas as áreas de conhecimento da instituição.
 
O anúncio foi feito pela reitora Marcia Sardá Espindola na manhã desta quarta, 5 de maio, durante a abertura oficial da 7ª Feira de Inovação e Empreendedorismo do CCT, realizada anualmente no campus 2. A data ainda não está confirmada, mas se os espaços estiverem disponíveis, a primeira feira de inovação de toda a FURB deve acontecer no mês de setembro, na semana da Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Mipe).

“Pelo sucesso desta feira, nós vamos expandir para a universidade inteira. Estamos programando, envolvendo todos os cursos, pois o potencial existe em todas as áreas. Então, nós queremos isso para toda comunidade”, afirmou a reitora da FURB, comemorando os resultados da feira do Centro que ela dirigiu até o ano passado.
 
A 7ª edição da Feira de Inovação CCT reuniu 63 trabalhos envolvendo mais de 200 alunos das engenharias, além dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design. Os universitários estão envolvidos nos projetos desde o início do semestre, nas disciplinas do eixo de articulação, que preparam o evento. “Todos os projetos são livres e desenvolvidos junto com os professores dentro das disciplinas. Como estamos finalizando o semestre, esse é o momento certo de apresentar os resultados”, ressaltou o coordenador da feira, Rodrigo Cardoso.

Os melhores trabalhos foram premiados, depois de serem apresentados e avaliados por uma banca externa. Os estudantes de Engenharia Civil Evaldo Grahl, Tanuza Pena e Lordan Airan Kotaski foram os grandes vencedores da feira deste ano, com um projeto para proteção em ralos, para ser usado durante a construção ou reformas de edificações. Os acadêmicos constataram que, em muitos casos, havia o entupimento dos encanamentos com resíduos sólidos, como cimento e argamassa. O produto criado por eles tem como objetivo acabar com esse problema. “Às vezes, de problemas, coisas simples, a gente pode achar soluções que podem mudar, revolucionar futuramente a área da construção civil e a gente teve uma grande inspiração na aula de sustentabilidade. A FURB auxiliou a montar o projeto, como o uso da impressora 3D. A gente se sente muito orgulhoso”, afirmou Evaldo.
 
Os estudantes de Engenharia Mecânica, Gabriel Vinicio Booz, Fernando Bernabeu e Eduardo Tridapalli conquistaram o segundo lugar. Já os alunos Camila Glau e Jean Carlos Rezini, da Engenharia Química, ficaram em terceiro.

Vários projetos de outras edições da feira tiveram continuidade, com  registro de patentes e estão sendo aplicados na indústria. O grupo campeão da feira deste ano pretende seguir o mesmo caminho. “O CCT da FURB sempre estimula o desenvolvimento destas características de inovação e empreendedorismo, que são importantes e valorizadas quando o aluno sai da faculdade e entra no mercado de trabalho. Muitas ideias vingaram, algumas se transformaram em patentes. Isso é importante não só para o desenvolvimento do aluno, mas também do desenvolvimento do estado e do Brasil”, destacou o professor Fábio Luis Perez, diretor do CCT.

Durante a feira, além da exposição dos trabalhos, houve uma mesa redonda que discutiu a inovação na indústria. “Nós queremos trazer essa criatividade (da universidade) e oxigenar a nossa capacidade de criação com as mentes da universidade, que não tem os vícios que a gente (indústria) tem e que vão gerar demandas e necessidades de enxergar esses pontos para nós sairmos da zona de conforto. Para que a gente consiga pensar em inovação, para atender nosso cliente do presente e do futuro”, ressaltou Leandro Fandaruff, gerente de inteligência de mercado da Pamplona Iluminação, um dos participantes da mesa redonda.

A FURB TV acompanhou a feira durante todo o dia, inclusive com a premiação. Veja o vídeo abaixo.
 
Publicação: 06/06/2019 - 17h39 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CCM


Painel