Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


03/07/2017 - FURB lança primeiro curso de Dança de Santa Catarina

O curso de licenciatura em Dança da FURB começará as aulas no próximo dia 26 de julho, juntamente com os demais cursos de graduação, ofertando 30 vagas. É o primeiro curso de dança do estado de Santa Catarina e um anseio antigo da comunidade artística catarinense. Vai preparar o estudante para exercer a profissão de professor e bailarino, por meio de estudos teóricos e práticos.
 
Nesse semestre 2017-2 a entrada se dará por processo seletivo especial, para o turno matutino. As inscrições e matrículas iniciam dia 17 de julho e vão até 4 agosto.  
 
Segundo o coordenador do curso, professor Marco Aurelio da Cruz Souza, a formação dança deste curso terá o foco na docência, no pesquisador e no artista, sendo essa constituída em um núcleo: Formação didático-pedagógica, e quatro campos: Disposição Poética; Formação estética/estésica e ética, Formação teórica e Competências Técnicas.
 
 -- Desta forma, o Licenciado em Dança da FURB se constituirá num professor-artista-pesquisador capaz de assumir a função de agente da transformação sociocultural por meio da Dança, que conhece e domina as técnicas e metodologias da dança e da docência em dança, numa perspectiva crítica diante da realidade artística e educacional com vistas à compreensão, análise e interação das manifestações culturais”, explica.
 
O corpo docente para primeira fase será composto por professores da casa, e a medida que o curso for acontecendo será necessário realizar concursos para completar a equipe, afirma o coordenador.
 
A comissão de criação do curso foi composta pelos professores Carla Carvalho, Karla Lucia Bento, Marco Aurelio da Cruz Souza e Roberto Murphy constituída pela Portaria 00612017, e tiveram apoio incondicional da professora Rita Buzzi Rausch, diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) e do reitor João Natel. "Com a abertura do curso, a FURB é uma das poucas universidades do país que oferece graduação nas quatro linguagens da Arte: Artes Visuais, Música, Teatro e Dança", destaca a professora Rita.
 
A reivindicação pelo curso de Dança no Estado integra um conjunto de ações nacionais e estaduais dos artistas da dança que visam gerar maior reconhecimento ao setor, bem como pela regulamentação da profissão e melhoria do acesso a informações especializadas.
 
Este curso também pretende preencher a lacuna existente na região do Vale de Itajaí no que se refere à formação docente coerente com as especificidades da atualidade e à pesquisa em arte no que tange a processos metodológicos de ensino-aprendizagem, processos criativos e teoria em dança.
 
São muitas as evidências desta necessidade da criação deste curso, haja vista que o nosso Estado possui forte tradição de dança, pontua o coordenador:
 
●     Joinville foi a cidade escolhida para acolher a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a única filial fora da Rússia. Santa Catarina recebe anualmente mais de 6.000 bailarinos no maior Festival de Dança do Mundo em Joinville;
●      Somos conhecidos pelo Estado que mantém inúmeros Festivais de Dança nos mais variados estilos; somente no Vale do Itajaí são em média de 15 festivais de dança que mobilizam escolas de ensinos formais e não formais;
●     Nossa região, de grande tradição europeia, possui diversos grupos de danças tradicionais vinculados aos mais diversos clubes que mantém a tradição com a dança;
●     Em Blumenau existem diversos projetos sociais como o Pró-família, escolas públicas e particulares que possuem projetos envolvendo diversos estilos de dança;
●     Encontra-se em Blumenau a Escola Pró-Dança, vinculada ao Teatro Carlos Gomes, de tradicional ensino de diversos estilos de dança, ainda a escola de Dança da Master Ballet, na Academia Master com um projeto significativo na área da dança clássica;
●     Em Gaspar existe um projeto de dança nas escolas e CDIs, bem como na Associação Amigos da Dança possuem grande atividade que envolve diversos estilos de dança;
●     Na área escolar a Fesporte, órgão do governo do estado, circula Santa Catarina com a caravana da Dança e o Festival Escolar Dança Catarina, no qual professores de Educação Física e de Artes se desdobram para criação de trabalhos coreográficos por não possuírem uma formação de professores específica voltada para área da Dança”.
 
-- Muitos bailarinos se tornam professores, porém sem oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos específicos e acabam reproduzindo o que receberam em sua caminhada que inicia bastante cedo. Estes eventos e projetos mencionados são de extrema importância para manutenção e incentivo aos profissionais da dança, entretanto, não dão conta sozinhos de organizar o processo formativo de um bailarino e ou professor, de propiciar a profissionalização da área e de incentivar o desenvolvimento das pesquisas em dança. Tornava-se, portanto, urgente a implantação do curso de licenciatura em dança na FURB para nortear as atividades docentes que vêm sendo exercidas há décadas em SC na informalidade e também oferecer suporte pedagógico a esta prática que ocorre em longa escala por todas as regiões do estado”, ressaltou o professor Marco Aurelio da Cruz Souza.
 
Além disso, a FURB conta atualmente com quatro grupos de dança como projeto de extensão na FURB: Danças Alemãs, Dança de salão, Danças urbanas e Dança contemporânea.
 
-- Este investimento mostra a preocupação da gestão de nossa Universidade com a demanda cultural. O vale do Itajaí destaca-se pelos inúmeros grupos de dança independentes e estúdios de Dança particulares. Uma graduação em dança na FURB, por estar dentro de uma Universidade, estará fortemente ligada ao ensino, pesquisa, extensão e cultura, o que compreendemos ser ponto fulcral para que a produção artística desta área possa ser alimentada por meio dos inúmeros questionamentos e incertezas”, explica.
 
Como o curso pretende trabalhar com foco voltado para os diálogos entre as danças populares e contemporâneas, pretende-se criar uma identidade onde o pertencimento social terá destaque, podendo encurtar as distâncias territoriais do Estado.

DANÇA
 
Título conferido: licenciado
Duração: 8 fases (4 anos)
Turno: matutino (seleção especial)
 
Diferenciais do curso
 
•         Participação em projetos de extensão: Grupo de Danças Alemãs da FURB, Grupo de Danças Urbanas da FURB, Grupo de Danças de Salão da FURB; Grupo de Dança Contemporânea da FURB, Arte na escola.
•         Oportunidades de apresentação das suas produções artísticas.
•         Viagens de estudo a festivais estaduais e nacionais de dança.
•         Oportunidades de intercâmbios internacionais.
•         Possibilidade de atuação como bolsista de iniciação científica em projetos de pesquisa.
•         Salas de dança com espelho e linóleo.
•         Laboratório Cênico para ensaios e espetáculos.
•         Sala de trabalho corporal com piso anti-impacto.
•         Sala de maquiagem com bancada, espelhos e iluminação adequada.
 
Áreas de atuação
 
* Professor de dança na Educação Básica
* Professor em escolas de dança
* agente cultural
* Dançarino
* pesquisador na área de dança
* responsável por elaboração e aplicação de projetos culturais na área de dança
* coreógrafo
* preparador corporal
* coordenador de grupos de dança
* assessor em espetáculos cênicos (teatro, circo, ópera, musical)
* encenador
* ensaiador
 
Mais informações pelos telefones: 3321.0690/0251/0253/0254 ou na página do curso de Dança.
Publicação: 03/07/2017 - 11h11 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Julho/2017 (alterar)

31/07/2017 28/07/2017 27/07/2017 26/07/2017 25/07/2017 24/07/2017 21/07/2017 19/07/2017 18/07/2017 17/07/2017 14/07/2017 13/07/2017 12/07/2017 11/07/2017 10/07/2017 07/07/2017 06/07/2017 05/07/2017 04/07/2017 03/07/2017


Painel