Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


05/12/2019 - Grupo Teatral Phoenix apresenta crítica social em ensaio aberto


O Grupo Teatral Phoenix apresentou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, o espetáculo “Eles estão vindo e ainda nada está pronto (título provisório)",  trabalho desenvolvido durante o ano com o grupo pelo professor e diretor Hugo Carvalho, coordenador do Phoenix.
 
A proposta do espetáculo reúne o que vem acontecendo no plano sociopolítico brasileiro com as questões internas de uma companhia de teatro. “A gente faz essa metáfora com as coisas que podem ocorrer dentro de um grupo de teatro, como os entraves entre os atores, dificuldade de patrocínio, com os últimos acontecimentos sociais e políticos do nosso País”, explicou o professor Hugo Carvalho.
 
Como dizem o título e a sinopse, “o espetáculo ainda não está pronto, é uma obra incompleta, lacunar, crítica, tecida em um espaço aberto e dialético”. A apresentação desse processo criativo serviu para provocar, como comentou o coordenador do grupo. “O intuito foi tirar da zona de conforto tanto os artistas quanto o público, colocando-os em uma zona de disponibilidade para uma fruição artística”.
 
Integrado por estudantes da FURB e voluntários vindos da comunidade, o Phoenix é um projeto de extensão que se caracteriza pelo constante estudo na área de encenação teatral, contribuindo para a construção da cidadania e desenvolvimento do senso crítico sobre o estar no mundo. É o mais antigo grupo teatral em atividade em Blumenau, foi fundado em 1974 por alunos da Universidade, incentivados pela professora Edith Kormann.
 
A cada ano o grupo realiza uma nova montagem, buscando discutir assuntos de interesse da comunidade jovem, representada pelos seus próprios integrantes. “Participar do Phoenix têm possibilitado experiências tanto na parte corporal quanto vocal para quem estuda aqui na FURB e busca uma experiência à parte da graduação. Além de termos contato com essa arte de protesto, que é algo diferente e bastante enriquecedor”, disse a aluna Thais Weingärtner.
Publicação: 05/12/2019 - 14h20 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel