Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


12/12/2019 - ITCP conclui formação com beneficiários de Blumenau


Beneficiários dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Blumenau, vinculados ao projeto Ações Integradas de Economia Solidária para o desenvolvimento local visando a superação da extrema pobreza no Município de Blumenau-SC, coordenado e executado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) FURB concluíram nesta quinta-feira, 12 de novembro, o “Percurso Formativo em Economia Solidária”.  
 
Em andamento desde 2012, o percurso chegou à fase final, depois de abranger temas como relações interpessoais; mundo do trabalho, cooperativismo e economia solidária;  cooperativismo e viabilidade econômica; vigilância sanitária; técnicas de comunicação; formalização de atividades econômicas; administração financeira; gestão de custo e formação de preços; práticas de comercialização; permacultura e políticas públicas para Economia Solidária, entre outros.
 
O público beneficiado é constituído por aproximadamente 250 famílias em situação de vulnerabilidade social vinculadas aos seis Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) existentes no município de Blumenau, abrangendo a população em situação de extrema pobreza (conforme definido no Decreto 7.492, de 02 de junho de 2011, que instituiu o Plano Brasil Sem Miséria como “aquela população com renda familiar per capita mensal de até R$ 70,00)”. Também são beneficiadas pelo projeto comunidades de baixa renda e com baixo índice de IDH; comunidades e povos tradicionais; trabalhadores e trabalhadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários já constituídos e /ou novos nos territórios beneficiados; usuários do sistema de saúde mental e dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e trabalhadores (as) domésticos (as).
 
Para a professora Cláudia Sombrio Fronza, coordenadora do projeto, “a iniciativa é muito importante, pois possibilita ao público dos Centro de Referência de Assistência Social pensar alternativas de geração de trabalho e renda, além de ofertar a discussão de temas que contribuem para formação cidadã”.
 
A formatura ocorreu no Auditório Prof. Padre Orlando Maria Murphy, na Biblioteca Universitária, campus 1 da FURB, nesta quinta, às 9 horas da manhã.
Publicação: 12/12/2019 - 14h49 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/ ITCP


Painel