Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


23/11/2017 - Presidente eleito do Sinsepes prega amplo diálogo


Ampliar o diálogo com sindicalizados e não-sindicalizados, além de muita negociação com a gestão superior, é o que promete o professor Nazareno Loffi Schmoeller (foto), eleito ontem o próximo presidente do Sinsepes (Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau), sediado na FURB.
 
O atual tesoureiro do Sinsepes trocará de cargo com seu colega de chapa, o presidente Ralf Ehmke, em posse a ser realizada em fevereiro de 2018. Ehmke está no segundo mandato de três anos.
 
A chapa 1, da situação, teve uma vitória apertada, por apenas quatro votos: 107 a 103. Após a recontagem dos votos, o resultado foi anunciado às 21 horas. Votaram 217 dos 380 sindicalizados, entre servidores técnico-administrativos e docentes, e seis dos 94 aposentados aptos a voto. Foram registrados, ainda, sete votos em branco.
 
A chapa derrotada (2) era liderada pelo técnico administrativo Paulo Ricardo do Nascimento da Fonseca. Em mensagem divulgada hoje, ele agradeceu aos votos: “Gostaria de parabenizar a chapa 1 pela vitória. Nós, da chapa 2, estaremos juntos com vocês, e os apoiando integralmente, em todas as ações realizadas pelo Sinsepes nos próximos 3 anos, que visem melhorar as condições de trabalho, remuneração e de benefícios dos servidores técnicos e docentes da FURB. Estaremos com vocês em todas as ações que bloqueiem tentativas de redução de direitos e de condições de trabalho dos servidores e servidoras. Por fim, desejamos  sucesso, pois o Sinsepes somos todos nós!”.
 
Novo presidente prega diálogo e negociação
 
Na entrevista, hoje pela manhã, o professor Nazareno disse que encara com tranquilidade o resultado da eleição, na medida em que defende a construção conjunta e permanente do sindicato.
 
Entende o futuro presidente que a vitória apertada reflete um forte equilíbrio de forças e a necessidade de ampliar o diálogo entre os servidores, aceitar as críticas, buscar soluções conjuntas e aproveitar sugestões da chapa concorrente. Encerradas as eleições, importa a união. "Acreditamos que amadurecemos muito nestes dias e que os desafios são muitos, por isto nossa união é fundamental para avançarmos e superarmos cada dificuldade, para construirmos um espaço de trabalho onde todos possamos ser muito felizes", afirmou.
 
A proposta de trabalho da chapa 1 tem sete eixos: a defesa dos trabalhadores, a ampliação dos direitos, o diálogo com a base, a defesa da universidade pública, a relação com os movimentos sociais, a gestão democrática e participativa e a melhoria das condições de vida e de trabalho. 
 
A primeira prioridade é buscar a humanização dos locais de trabalho, diz Nazareno. Não apenas estimular a adequação de equipamentos e espaços físicos e a importante e necessária valorização profissional, mas atacar também questões complexas como assédio moral e perseguição, situacão em que bons servidores ficam na popularmente chamada sibéria. “Na campanha tivemos relatos desses conflitos entre chefias e demais colaboradores que precisam ser enfrentados e sanados, com diálogo, conscientização, cursos se necessário. Vamos ouvir diretamente as pessoas para encontrar as melhores soluções, em cada ambiente de trabalho”.
 
Com relação às críticas sobre maior presença do Sinsepes no dia-a-dia dos sindicalizados, Nazareno disse que acatará as teses de provocar maior mobilização para assembleias, estimular discussões sobre as reformas em curso e repaginar o jornal Expressão Universitária. A ideia é que o meio de comunicação do sindicato incorpore mais pautas que discutam, criticamente, as relações de trabalho e as questões administrativo-financeiras da FURB.
 
O presidente eleito antecipa que, nesse trabalho conjunto, quer valorizar a interlocução com as demais entidades representativas dos servidores, Asef e Aprof. Assim como vai buscar novos filiados para fortalecer a luta e até o caixa do Sinsepes (“receitas estão sob controle”), ainda mais com o fim da contribuição sindical obrigatória, ou seja, os sindicatos vão depender exclusivamente de suas mensalidades.
 
COMPOSIÇÃO DA CHAPA 1
 
A chapa “Por um sindicato forte” é da situação e terá o atual presidente, Ralf Ehmke, no cargo de Tesoureiro. É composta por Nazareno Loffi Schmoeller (professor) – como Presidente; Morilo José Ringon Júnior (técnico-administrativo) - Vice-presidente; Nevoni Goretti Damo (professor) Secretaria- Geral; Paola de Lima (técnico administrativo) – na 1ª. Secretaria; Ralf Marcos Ehmke (professor) - Tesoureiro; Selésio Rodrigues (técnico-administrativo) – 1º. Tesoureiro; Everton Darolt (técnico-administrativo) - Diretor de Imprensa e Comunicação; João Luiz Gurgel Calvet da Silveira (professor) - Diretor de Cultura e Cuidados com a Saúde; Leandro Junkes (técnico administrativo) - Diretor de Assuntos Jurídicos; Carlos Alberto Silva da Silva (professor) - Diretor de Formação e Relação Sindical.
 
O Conselho Fiscal é composto por Rubens Zunino Pereira (técnico- administrativo); Jorge Gustavo Barbosa de Oliveira (professor); Wanderlei Renato Ortunio (professor); Nilce Ribeiro dos Santos (técnico-administrativo); Fábio Luís Formento (técnico-administrativo); Carlos Eduardo Zimmermann (técnico-administrativo).
 
Publicação: 23/11/2017 - 12h03 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Michel Ivon Imme Sabbagh

Novembro/2017 (alterar)

30/11/2017 29/11/2017 28/11/2017 27/11/2017 24/11/2017 23/11/2017 22/11/2017 21/11/2017 20/11/2017 17/11/2017 16/11/2017 14/11/2017 13/11/2017 10/11/2017 09/11/2017 08/11/2017 07/11/2017 06/11/2017 01/11/2017


Painel