Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


02/12/2019 - Regulamentação da lei incentiva economia solidária no estado


Um sonho que se sonha só é só um sonho, um sonho que se sonha junto, é realidade. Esta foi a mensagem do grupo de teatro da Enloucrescer, a Associação de Familiares, Amigos e Usuários do Serviço de Saúde Mental de Blumenau na comemoração pelos 20 anos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB (ITCP) e ela não foi escolhida a toa. A ITCP é a soma de muitos sonhos, transformados em realidade e relembrados no encontro que marcou os 20 anos da Incubadora, realizado na quinta-feira, 28 de novembro, na Universidade.
 
Para marcar a data, a ITCP recebeu convidados, como a deputada estadual Luciane Carminatti (PT), líder da Frente Parlamentar de Economia Solidária. Ela comemorou a aprovação da lei estadual sobre economia solidária, no início do ano, e, agora, o início do seu processo de regulamentação, com a criação de um grupo de trabalho por parte do Governo do Estado.
 
“Regulamentar significa discutir recursos, orçamento, formas de capacitação, o que é exatamente um empreendimento solidário e mais uma série de questões, como a criação do Fundo Estadual de Economia Solidária. Com a regulamentação, a lei começa a existir e a dar mais segurança aos empreendimentos solidários”, assinalou a deputada.
 
Também marcaram presença no encontro os participantes do Fórum Catarinense de Economia Solidária, que aconteceu na Universidade na mesma data. Para Kristiany Bender, coordenadora do Fórum, a regulamentação da lei é digna de comemoração. “Temos hoje onze fóruns regionais e cinco incubadoras dando apoio aos empreendimentos, mas necessitamos de muito mais”, disse.   
 
Uma nova logomarca foi apresentada aos presentes, brindados também com uma apresentação da camerata de violões da Associação de Usuários e Familiares da Saúde Mental de Indaial, Aufasam.
 
Um momento especial da festa foi a homenagem às ex-coordenadoras da ITCP: Dalila Pedrini, Adriana de Oliveira, Marilu Antunes da Silva e Lorena de Fátima Prim e a atual coordenadora, professora Claudia Fronza. O professor Valmor Schiochet, um dos idealizadores e integrantes da ITCP também foi homenageado e coube a ele conduzir a mesa de reflexão que fechou a programação acadêmica do encontro.
 
Da mesa participaram também a diretora da divisão de extensão da FURB, Marilda Angioni, o aluno do doutorado em Desenvolvimento Regional e representante do primeiro empreendimento incubado há 20 anos, a Coopertran, Roberto Raulino Rautenberg e a primeira coordenadora da ITCP, professora Dalila Pedrini.  A mesa trouxe memórias e desafios aos presentes, como pontuou a ex-coordenadora.
 
“A ITCP contribuiu sim com a conquista de direitos. Mas, podemos dizer também que a conjuntura atual de 2019 está muito adversa. Hoje há todo um movimento no País de retirada de direitos, em todas as políticas sociais que tinham sido conquistadas na Constituição de 1988. Por isso, essa comemoração pelos 20 anos da ITCP deve ser também uma reanimação, uma revitalização de ideais, para continuar na luta por direitos, como por 20 anos a ITCP fez”, disse Dalila.
 
Para a atual coordenadora da ITCP, professora Claudia Fronza, “a conjuntura política e econômica atual se apresenta como o maior desafio, porque a população, de modo geral, quer buscar uma alternativa para a sua sobrevivência e tem visto a economia solidária como uma possibilidade”.  
 
Programa Permanente de Extensão, vinculado diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (PROPEX)da Universidade de Regional de Blumenau, a ITCP conta hoje com nove núcleos de trabalho: Gestão e Representação; Saúde Mental; Inclusão Produtiva – Territórios; Comercialização – Centro Público Associação Vitrine Ecosol; Rede de Economia Solidaria do Vale do Itajaí/Fórum de Economia Solidária de Blumenau (RESVI/FESB); Reciclagem; Ressocialização; Cooperteia; Instituto de Permacultura Vale do Itajaí (IPEVI).
Publicação: 02/12/2019 - 17h00 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/Ingrid Leonel


Painel