Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


16/04/2021 - UNIEDU tem novo prazo para concessão de bolsas

A Secretaria de Estado da Educação (SED), divulgou na tarde desta sexta-feira, 16 de abril, o novo cronograma de acesso às bolsas do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, UNIEDU, bem como, a relação dos estudantes contemplados nos períodos anteriores de inscrição ao programa.  

 

Segundo o novo cronograma, de 16 até 30 abril, o módulo Alunos está aberto para alteração de cadastro e comprovantes. Devem aproveitar a oportunidade os estudantes que iniciaram o cadastro em 2021/1 e constam com “Inscrição Incompleta”, que poderão alterar informações e documentos e finalizar a inscrição.
Além destes, os alunos inscritos que não foram contemplados na primeira distribuição podem acessar o menu Comprovantes e alterar documentos rejeitados ou acessar o menu Alterar Cadastro para corrigir informações no Cadastro UNIEDU.
 
Alunos que tiveram a bolsa negada também poderão acessar o menu Alterar Cadastro e corrigir/atualizar todas as etapas do Cadastro UNIEDU para ativar sua inscrição e concorrer novamente a uma bolsa.
 
Alunos com possibilidade de renovação da bolsa recebida em 2020.2 poderão acessar o menu Comprovantes e finalizar os procedimentos de solicitação de renovação (atualização cadastral e inserção dos documentos obrigatórios); e ainda os bolsistas contemplados em 2021 poderão alterar documentos rejeitados pelas instituições.
 
A Rodada de Concessão Complementar, em que as Instituições de Ensino Superior (IES) podem fazer consultas, concessões e ajustes, será de 03 a 07 de maio.  
De 10 a 14 de maio, o módulo Alunos será novamente aberto, mas somente o menu Comprovantes. Neste período, os bolsistas contemplados na Rodada de Concessão Complementar poderão alterar documentos rejeitados.
 
Para ajustes finais relativos às bolsas já concedidas e/ ou renovadas em 2021/1, ficou definido o período de 16 a 30 de junho.
Vale lembrar que o valor da bolsa é de acordo com o índice de carência do estudante e retroativo às parcelas do primeiro semestre de 2021.
 
Atualizações
O processo de seleção deste ano é completamente diferente dos anteriores. A partir de 2021, a Secretaria de Estado de Educação (SED) adotou nova fórmula de cálculo e exigiu informações e documentos sobre o patrimônio familiar e empresarial, Imposto de Renda Pessoa Física e documentos de empresa. Diante disso, estudantes que receberam bolsa em 2020/2 podem não ser contemplados ou receberem bolsa com percentual diferente (inferior ou superior), não é possível comparar o IC (índice de carência) do semestre anterior com o deste semestre.
O período de concessão de bolsas pelas universidades encerrou na última quarta-feira, às 23h59. A concessão de bolsas exige que a IES (Instituição de Ensino Superior) siga rigorosamente a ordem de classificação (IC – Índice de Carência) e observe a preferência de bolsa indicada pelo estudante.
 
A IES concede, no sistema UNIEDU, a bolsa individualmente, informando o tipo de bolsa que o estudante irá receber e o valor da mensalidade. Neste processo também precisa indicar os cadastros rejeitados com justificativa.
 
No primeiro período de inscrição do UNIEDU, 92% dos cadastros estava incompleto ou continha erros. A CAE, com o apoio da Reitoria e de vários setores da Universidade (em especial coordenadores de curso e diretores de centro) desenvolveu várias estratégias de comunicação e de esclarecimento aos estudantes com o objetivo de reverter os cadastros incompletos. Muitos foram regularizados, porém, persistiram cadastros rejeitados.
Assim, um número menor de bolsas foi concedido nessa primeira fase de concessão e, portanto, ainda há recursos disponíveis.
Publicação: 16/04/2021 - 20h56 - Divisão de Tecnologia da Informação


Painel