NOTÍCIAS
04/03/2015 - Aluno premiado pela Febraban: “Não desvalorize sua pesquisa”

Vilmar Siewert Júnior é graduado em Ciências Econômicas pela FURB. Ele esteve em São Paulo com o orientador, professor Sidney Silva, recebendo o seu prêmio da Federação Brasileira de Bancos pela pesquisa sobre educação financeira nas escolas, no final de fevereiro.
Ele conquistou o segundo lugar e recebeu R$ 5 mil como prêmio pela seleção de sua monografia intitulada “Educação financeira e finanças pessoais: um estudo com jovens do ensino médio das escolas públicas de Blumenau”.
Ao ser questionado sobre as motivações e os passos para o êxito do trabalho acadêmico, inscrito na Febraban antes de se graduar no final de 2014, Júnior admite que “escrever um trabalho nunca é algo fácil, pois no meio do caminho encontramos inúmeras dificuldades”.
Para ele, ter o trabalho reconhecido pelos professores da FURB já é algo gratificante. “Agora ter o trabalho reconhecido em um prêmio nacional é algo sensacional”, diz.
Durante o curso ele estudou diversos teóricos brasileiros dentro das Ciências Econômicas, sobre vários temas. Na cerimônia de premiação, esses teóricos faziam parte dos convidados, estavam sentados ao seu lado, alguns avaliaram meu trabalho e o selecionaram para a premiação. “Essa foi a parte mais legal de estar lá. Receber o prêmio dá um ânimo para continuar a estudar”, afirma.
Siewert Júnior também motiva os alunos da FURB com sua postura. “Muitas vezes achamos que o nosso trabalho não é tão bom, quando ele é. Fiquei muito feliz de ser um dos únicos premiados que não tinha mestrado, um dos únicos que teve uma monografia premiada e também era o mais novo dos premiados. Muitas vezes desvalorizamos nosso trabalho, julgamos que não somos tão competentes, quando na verdade devemos crer que somos”, recomenda.
E sabe expressar gratidão. “Devo muito à orientação que recebi, fui muito feliz em aceitar o desafio de fazer uma pesquisa de campo e mais feliz ainda em encontrar um orientador que me fizesse atingir um patamar superior, me fizesse buscar o meu melhor. O professor Sidney Silva, enquanto orientador, e amigo, fez um papel de muita importância neste processo”, assinala.
O prêmio e demais vencedores
Sete pesquisas sobre os temas crédito bancário, regulação do sistema financeiro e bancarização venceram o VI Prêmio INFI – Febraban de Economia Bancária 2014. O objetivo é estimular o debate sobre a economia bancária brasileira e questões relevantes do sistema financeiro nacional, distribuiu R$ 52 mil aos vencedores.
A premiação ocorreu em 26/02, no Hotel Tivoli São Paulo- Mofarrej. Além dos vencedores, estavam presentes na cerimônia diretores da Federação, economistas chefes de bancos, representantes de associações do Sistema Financeiro Nacional, pesquisadores e acadêmicos especialistas em economia e integrantes de instituições de ensino parceiras na divulgação do prêmio.
A grande vencedora da categoria “A” foi Karen Dias Mendes com o trabalho "Consumer Credit Expansion in Open Economies". Na sua dissertação de mestrado aborda a expansão do crédito consignado nos anos 2000 com o objetivo de entender os efeitos da liberalização financeira e os canais pelos quais ela promove o crescimento econômico.
Dois trabalhos foram premiados na categoria “B”. A pesquisa "Revisão crítica dos acordos da Basileia", de Paula Souza, ficou na primeira colocação. O trabalho "Território, Finanças e Topologias Bancárias: a Capilaridade da Caixa Econômica Federal a partir dos Correspondentes em Alagoas", de Fábio Brito dos Santos, ficou em segundo lugar.
A primeira colocação na categoria “C” foi concedida para André Taue Saito, que apresentou o trabalho "Desenvolvimento Financeiro e Implicações para Educação Financeira: um Estudo com Dados em Painel".
O segundo trabalho premiado nesta categoria foi "Educação Financeira e Finanças Pessoais: um Estudo com Jovens do Ensino Médio das Escolas Públicas de Blumenau", de Vilmar Siewert Junior (FURB).
Publicação: 04/03/2015 - 11h24 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Atividades realizadas
24/01/2020
04/12/2019
14/03/2019
12/03/2019
08/03/2019
- Matrículas prorrogadas até dia 22 de março
- Financiamento de mensalidades com 50% no semestre
- Inscrições abertas para mais de 100 bolsas de extensão
- 25 de fevereiro: um dia histórico para a Universidade
- Matrículas até dia 8 de março sem multa
- Pibid lança edital para selecionar novos bolsistas
- FURB recebe novos estudantes
- Estão abertas inscrições para o Cadastro Socioeconômico
- Inscrições para o FIES seguem até dia 14 de fevereiro
- Provas do Vestibular de Verão serão neste domingo
- Abertas inscrições para o Simpósio de Habitats de Inovação
- Inscrições pelo Histórico Escolar+ENEM vão até dia 30
- Eleição para reitor: segundo turno ocorre nesta quarta-feira
- Abertas as inscrições para o CREDUC Municipal
- Segundo turno: Comissão Eleitoral divulga lista de votantes
- FURB TV promove último debate com candidatos à reitor
- FURB TV promove último debate entre candidatos à reitoria
- Eleição para reitor: divulgada lista de votantes
- Instituto FURB oferece descontos no Programa de Parcerias
- CONSUNI aprova valor mínimo de créditos para cada curso
- Departamento de Economia divulga índice do IVGP
- Programas, Unidades e Núcleos são solidários à escola Elza
- Últimos dias para inscrever no Programa Sinapse da Inovação
- Alimentação fora do lar puxa inflação em Blumenau
- Sai índice de inadimplência e indicador de cesta básica
- Doutorado em DR abre inscrições com dez vagas
- Batata, leite e óleo puxam inflação de maio, em Blumenau