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03/03/2016 - Dissertação analisa a relação entre linguagens e Engenharia


A mestranda Thais de Souza Schlichting, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende dissertação de mestrado na próxima quarta-feira (dia 09), a partir das 14 horas, na sala I-305 (campus 1).
 
O trabalho tem como título “Letramentos em contexto de aprendizagem ativa nas engenharias: construindo o edifício das palavras para nele ser inquilino”.
 
A Banca Examinadora é composta pela Presidente/Orientadora, professora Dra. Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig (FURB);  professor Dr. Luiz Carlos de Campos (PUC-SP);  e professoras Dras. Márcia Regina Selpa Heinzle (FURB) e Daniela Tomio (Suplente/FURB).
 
Resumo da dissertação
 
Em decorrência dos avanços da tecnologia e da globalização, a profissão do engenheiro tem sido modificada. Demandas que dizem respeito à interação com múltiplas linguagens e gêneros discursivos marcam a atuação profissional em engenharia. Reflete-se, assim, sobre como a universidade prepara seus estudantes para atuarem nas distintas práticas de linguagem que circulam no mundo do trabalho. Ganham espaço, então, as metodologias de aprendizagem ativa, que têm como orientação o estudante como centro do processo de ensino e aprendizagem e oportunizam uma maior articulação entre as formações acadêmica e profissional.
 
Nesse contexto, insere-se este trabalho que é parte integrante de um projeto maior, denominado “Padrões e funcionamento de letramento acadêmico em cursos brasileiros e portugueses de graduação: o caso das engenharias”.
 
O projeto, realizado em parceria entre a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Universidade do Minho (Portugal), reúne estudos sobre as linguagens em circulação na área da engenharia desde 2010.
 
O presente trabalho tem como objetivo geral: compreender as implicações de metodologias de aprendizagem ativa no que tange às práticas de letramento na interface academia e esfera profissional de engenheiros. É orientado, ainda, pelos objetivos específicos: i) reconhecer as práticas de letramento que estão associadas a metodologias de aprendizagem ativa na formação acadêmica e profissional de engenheiros; ii) identificar e compreender as funções dos gêneros discursivos que circulam nas esferas acadêmica e profissional de engenheiros em formação em contexto de aprendizagem ativa; iii) analisar as  práticas de letramento que se efetivam em contextos de aprendizagem ativa na engenharia a partir das vozes dos sujeitos sociais (estudantes  e professores).
 
Para tanto, são realizadas análises de cunho interpretativista de dados gerados por meio de: a) entrevistas coletivas realizadas com estudantes do 7.º semestre do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) da Universidade do Minho que, por meio da metodologia PBL (Project Based Leaning), são inseridos em empresas durante um semestre de estágio; b) entrevistas individuais realizadas com três professores do MIEGI que atuam como docentes e tutores nos projetos; c) anotações em diário de campo acerca da visita ao MIEGI.
 
As análises são ancoradas nas proposições do Círculo de Bakhtin acerca do caráter dialógico da linguagem, das dimensões e características dos gêneros discursivos; nas compreensões dos Novos Estudos do Letramento sobre a natureza social da linguagem em circulação nas esferas sociais; nas teorias de aprendizagem ativa e suas ponderações acerca dos currículos integrativos e construídos de forma espiral.
 
Os dizeres dos sujeitos sinalizam que, ao longo do semestre, os professores dão contínuos feedbacks sobre a escrita e apresentações realizadas, portanto mesmo que não haja uma disciplina específica acerca das linguagens, o trabalho processual no MIEGI abrange as capacidades linguísticas dos acadêmicos, que se inserem em práticas de linguagem marcadas por relações de poder e ideologias, e demandam dos estudantes distintas capacidades como síntese, argumentação científica e aplicação prática. Inserir-se em projetos, participar de práticas de linguagem na interface academia e mundo profissional é, portanto, constituir-se membro efetivo das linguagens em uso na esfera profissional ainda durante a formação acadêmica.
Publicação: 03/03/2016 - 12h41 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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