NOTÍCIAS
01/11/2019 - Projeto de Engenharia Civil é selecionado ao Centelha SC

Um grupo formado por professor, alunos e ex-aluno do curso de Engenharia Civil da FURB está desenvolvendo um modelo em escala real de um novo equipamento que tem como objetivo facilitar a vida de trabalhadores da construção civil. Batizado de “Padiolax”, o produto deve aumentar a eficiência na etapa de produção de concreto ou argamassa nas obras em geral. O projeto está entre os 200 selecionados, dos mais de 1.200 inscritos para a primeira etapa do Programa Centelha, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) que fomenta inovação e vai oferecer R$ 60 mil de investimento para os 20 melhores trabalhos.
Na construção civil, de modo geral, o método atual é considerado antiquado. Consiste em dosar a quantidade de agregados, que são os componentes para a produção do concreto (cimento, areia e brita) e água - da padiola, o recipiente que transporta os componentes, para dentro da betoneira. “Normalmente esse transporte da padiola à betoneira é feito com duas alças laterais, precisa de dois funcionários e não é um processo ergonômico”, explica Gustavo Mendes, aluno e um dos desenvolvedores do projeto. Além disso, com esse método, parte dos componentes acabam indo ao chão, ocasionando desperdício.
A solução foi desenvolver um equipamento pra dispor os componentes em frente à betoneira, com o auxílio de uma manivela lateral. “Com o nosso equipamento, a gente busca solucionar esse problema, que é simples em uma obra, no despejo dos agregados, além de solucionar o problema de desperdício e também a utilização de apenas um funcionário ao invés de dois”, afirmou Mendes.
A ideia começou a ser desenvolvida dentro da disciplina de Sustentabilidade na Construção Civil no ano passado e apresentada, pela primeira vez, na 5ª Feira de Inovação e Empreendedorismo do Centro de Ciências Tecnológicas. “A gente tenta, a cada semestre, que os alunos formem equipes e incentivem esse potencial criativo em relação a projetos de pesquisa e de inovação dentro da Engenharia Civil”, comentou o professor da disciplina, Paulo Barral.
O Padiolax já recebeu o registro de patente em novembro do ano passado, com o apoio da Agência de Inovação Tecnológica da FURB (AGIT), além de conquistar prêmios e participações em feiras. Por enquanto ainda não há o protótipo em escala real do produto. Os desenvolvedores esperam estar entre os 20 selecionados no Programa Centelha para dar impulso à criação, transformando-a em escala real. “É ganhar para que a gente possa ter o desenvolvimento dele no canteiro de obras, para saber se vai, efetivamente, suprir todas as demandas que pretende solucionar”, adianta Mendes. “A gente sabe que hoje em dia o que mais importa é a qualidade de vida do trabalhador”, ressaltou Gustavo Petri, desenvolvedor e responsável pela área mercadológica do produto.
Enquanto aguardam as próximas fases do Centelha, outra integrante do grupo, a acadêmica Letícia Pires está aperfeiçoando o protótipo. “Para gente ficar entre os 200 projetos selecionados já é muito satisfatório, mas queremos muito ficar entre os 20, para ver o Padiolax sair do papel”, deseja. Para ela, que acredita faltar incentivo à inovação nos cursos de graduação no Brasil, é importante participar do programa.
Programa Centelha
O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em Santa Catarina. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. Os projetos selecionados para a fase dois do Centelha serão conhecidos em janeiro de 2020.
Também do curso de Engenharia Civil da FURB concorre ao Centelha com o Eptan, equipamento desenvolvido para nivelar as tubulações de passagem. Saiba mais sobre o Eptan aqui.
A evolução do projeto e futuras participações em eventos e feiras você pode acompanhar nas redes sociais da Padiolax: facebook.com/padiolax | instagram.com/padiolax
Abaixo os TCCs desenvolvidos do projeto:
SILVA, Gustavo Mendes da. Equipamento para dosagem dos agregados de massas em canteiros de obras: desenvolvimento de protótipo. 2019. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2019. Disponível em: https://bu.furb.br//docs/MO/2019/366269_1_1.pdf Acesso em: 1 nov. 2019.
PETRI, Gustavo. Aplicação mercadológica de um novo equipamento para dosagem de agregados de massas em canteiros de obras. 2019. [98] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2019. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/MO/2019/366276_1_1.pdf. Acesso em: 19 nov. 2019.
Publicação: 01/11/2019 - 00h01 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo / Giorgio Guedin | Foto(s): CMC / Centelha SC
Atividades realizadas
24/01/2020
12/11/2019
01/11/2019
19/03/2019
14/03/2019
12/03/2019
08/03/2019
- Matrículas prorrogadas até dia 22 de março
- Financiamento de mensalidades com 50% no semestre
- Inscrições abertas para mais de 100 bolsas de extensão
- 25 de fevereiro: um dia histórico para a Universidade
- Matrículas até dia 8 de março sem multa
- Pibid lança edital para selecionar novos bolsistas
- FURB recebe novos estudantes
- Estão abertas inscrições para o Cadastro Socioeconômico
- Inscrições para o FIES seguem até dia 14 de fevereiro
- Provas do Vestibular de Verão serão neste domingo
- Abertas inscrições para o Simpósio de Habitats de Inovação
- Inscrições pelo Histórico Escolar+ENEM vão até dia 30
- Eleição para reitor: segundo turno ocorre nesta quarta-feira
- Abertas as inscrições para o CREDUC Municipal
- Segundo turno: Comissão Eleitoral divulga lista de votantes
- FURB TV promove último debate com candidatos à reitor
- FURB TV promove último debate entre candidatos à reitoria
- Eleição para reitor: divulgada lista de votantes
- FEDUCA: palestra da FURB vai enfatizar Inovação e Qualidade
- Alunos e pesquisadores da FURB são homenageados pela Câmara
- Instituto FURB oferece descontos no Programa de Parcerias
- CONSUNI aprova valor mínimo de créditos para cada curso