Facebook Twitter Imprimir

NOTÍCIAS


11/09/2012 - Projetos de integração das Engenharias com ensino médio são apresentados em congresso

Um grupo de professores e bolsistas do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Regional de Blumenau (FURB) participou semana passada, em Belém (PA), da 40ª edição do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, o Cobenge 2012. A delegação apresentou sete artigos no evento (veja lista abaixo), entre 421 trabalhos inscritos de todo o país.

 
A maioria dos artigos produzidos pela FURB traz análises dos projetos Conecte e Enerbio. Ambos têm como objetivo de aproximar o setor tecnológico da universidade dos estudantes do ensino médio da região. O Conecte, iniciado em 2009 e encerrado em julho deste ano, propunha aulas práticas com conceitos da Física, Biologia e Química em quatro escolas públicas de Blumenau e na FURB, além de oferecer formação aos professores das unidades de ensino.
 
O Enerbio, por sua vez, deu sequência ao Conecte com o projeto de uma micro usina de biocombustível, alimentada por resíduos de gordura coletados pelos próprios estudantes, e de unidades geradoras de energia elétrica, instaladas nas escolas, que utilizam o biocombustível produzido. Os alunos participantes trabalham em grupos com focos distintos, como comunicação e marketing, planejamento e estudos estatísticos, educação ambiental e outros.
 
“Tanto o Conecte como o Enerbio tem como objetivo valorizar e desmitificar as ciências exatas e tecnológicas para os estudantes do ensino médio, mostrando que muito daquilo que eles estudam na sala de aula é essencial para se tornar um engenheiro”, afirma a professora do Departamento de Engenharia Química e vice-reitora da FURB, Griseldes Fredel Boos – também coordenadora do Projeto Enerbio.
 
Déficit profissional
Os dois projetos lidam diretamente com algumas das questões mais recorrentes nas palestras, fóruns e plenárias que ocorreram em Belém: o déficit de engenheiros diante das demandas de desenvolvimento do Brasil e a deficiência geral do ensino médio em garantir aos alunos conhecimentos adequados em Matemática, Química e Física. “Hoje existe, no país, um desinteresse muito grande dos egressos do ensino médio em fazer uma graduação nas Engenharias”, afirma Griseldes.
 
Apesar dessa tendência nacional, na FURB o Centro de Ciências Tecnológicas da FURB é o que concentra o maior número de acadêmicos na instituição: 2,7 mil, quase um terço do total de 9,7 estudantes matriculados em setembro deste ano.
 
Artigos apresentados no Cobenge 2012
Os artigos vão fazer parte de uma nova revista científica da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) especializada em integração com o ensino médio.
 
“A inovação tecnológica como oportunidade desafiadora social ao aprendizado”
Paulo Roberto Brandt, Savio Leandro Bertoli e Adriano Peres
 
“Enerbio – Grupo Apien – Grupo de Produção e Aplicação de Energia”
Bruna Machado, Paulo Roberto Brandt, Marcelo Vanti e Luiz Henrique Meyer
 
“Projeto Conecte: a avaliação e os impactos da articulação da Engenharia e do ensino médio”
Paulo Roberto Brandt, Clara Furtado, Antônio Barros e Griseldes Fredel Boos
 
“Enerbio: Energia da transformação”
Bruna Machado, Paulo Roberto Brandt, Clara Furtado e Antônio Barros
 
“O Projeto Enerbio como interface para a iniciação científica dos estudantes através do clube de ciências”
Gisele Buch, E. Schroeder, Simone Schwertl, A. Longui e Sávio Leandro Bertoli
 
“Integração de conhecimentos em cursos de Engenharia: as experiências da FURB e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)”
Edelberto Luiz Reinehr, Fernando Antonio Azevedo Pereira (UFJF), Griseldes Fredel Boos, José Alexandre Borges Valle, Juliana Barboza de Faria (UFJF), Rita de Cássia Siqueira Curto Valle, Simone Leal Schwertl e Vanderli Fava de Oliveira (UFJF)
 
“Micro usinas para produção de biodiesel como estratégia para articulação da Engenharia e do ensino médio”
Nahir Antonia Loos, Pollyana Kalvelage, Laércio Ender e Antonio Barros
Publicação: 11/09/2012 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Divulgação

Atividades realizadas

24/01/2020 28/03/2019 19/03/2019 14/03/2019 12/03/2019 11/03/2019 08/03/2019 07/03/2019 25/02/2019 22/02/2019 20/02/2019 18/02/2019 12/02/2019 04/02/2019 01/02/2019 30/01/2019 25/01/2019 21/01/2019 19/12/2018 17/12/2018 05/12/2018 04/12/2018 30/11/2018 21/11/2018 19/11/2018 14/11/2018 13/11/2018 31/10/2018 25/10/2018 23/10/2018 22/10/2018 19/10/2018 11/10/2018 08/10/2018 03/10/2018 01/10/2018 28/09/2018 24/09/2018 18/09/2018 11/09/2018 06/09/2018 05/09/2018 28/08/2018 22/08/2018 21/08/2018 15/08/2018 13/08/2018 08/08/2018 07/08/2018 02/08/2018 01/08/2018 31/07/2018 23/07/2018 13/07/2018 25/06/2018 18/06/2018 07/06/2018 05/06/2018 04/05/2018 17/04/2018 26/03/2018 17/11/2017 01/11/2017 26/10/2017 11/10/2017 04/10/2017 02/10/2017 19/09/2017 24/08/2017 22/08/2017 17/08/2017 09/08/2017 08/08/2017 07/08/2017 22/06/2017 21/03/2017 05/10/2016 21/06/2016 14/03/2016 30/10/2015 06/07/2015 11/03/2015 26/11/2014 13/11/2014 27/10/2014 20/10/2014 06/02/2014 17/10/2013 02/10/2013 24/09/2013 29/08/2013 11/07/2013 04/07/2013 29/04/2013 25/02/2013 17/01/2013 19/10/2012 11/09/2012 05/09/2012 30/08/2012 24/08/2012


Painel