NOTÍCIAS
27/09/2017 - Cuca é elemento emblemático do Médio Vale,aponta dissertação

A mestranda e jornalista Daniela Matthes, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB (PPGDR), defende sua dissertação nesta quinta-feira, dia 28, a partir das 14h30min. , na sala D-401.
“Patrimônio cultural e desenvolvimento no território: a cuca (kuchen) como elemento emblemático no Médio Vale do Itajaí (SC)” é o título do trabalho.
Compõem a Banca Examinadora: Profa. Dra. Marilda Rosa G. C. Gonçalves da Silva (FURB); Profa. Dra. Viviane Kraieski de Assunção (Unesc); Profa. Dra. Lilian Blanck de Oliveira (FURB); Prof. Dr. Luciano Florit (FURB).
Resumo da dissertação
Esta pesquisa apresenta resultados de uma investigação realizada no Médio Vale do Itajaí, microrregião pertencente à mesorregião do Vale do Itajaí, dentro do estado de Santa Catarina, Brasil.
O objetivo foi analisar a Cuca (Kuchen) como elemento emblemático de identificação dos moradores e a sua relação com o desenvolvimento local no decorrer da segunda metade do Século XIX e todo o Século XX.
Identificamos que a Cuca (Kuchen) faz parte do sistema alimentar regional desde o início oficial da Colônia Blumenau, em 1850, e permanece presente nas mesas locais até os dias atuais.
Desde o início da colonização da região, quando a agricultura era a principal atividade, os colonos precisaram adaptar os conhecimentos que tinham em relação ao plantio de variedades à nova terra. Isto impactou em diversos aspectos do cotidiano, inclusive no sistema alimentar.
Com as dificuldades em conseguir os ingredientes necessários para a fabricação da Cuca (Kuchen), no primeiro Século de colonização ela esteve presente em banquetes familiares apenas em datas determinadas, como Natal, Dia do Espírito Santo e Páscoa ou aniversário do patriarca da família.
Com o desenvolvimento da região, incrementando o comércio, aumento das vias de comunicação, expansão da rede elétrica, diversificação do trabalho e a mudança no papel da mulher no lar, a Cuca (Kuchen) foi, pouco a pouco, sendo modificada e fazendo parte do comércio étnico (feiras, padarias, confeitarias etc.).
Entendemos que a Cuca (Kuchen) tem posição de elemento emblemático dentro do sistema alimentar no Médio Vale do Itajaí porque está frequentemente presente na mesa de seus moradores, estando relacionada à identidade local, é importante produto do comércio étnico (ligado diretamente à manutenção da agricultura familiar) e recentemente vem sendo percebida como alimento “típico”, capaz de ser atrativo do turismo gastronômico local.
Este estudo busca preencher a lacuna nos estudos relativos à relação de identidade e alimentação entre grupos oriundos de imigrantes no Brasil, especificamente no Médio Vale do Itajaí. Para tanto, partimos do arcabouço da Antropologia da Alimentação e do método etnográfico com oito entrevistas em profundidade, além de pesquisas de campo, para obter informações relevantes ao estudo sobre a Cuca (Kuchen).
Publicação: 27/09/2017 - 12h37 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Atividades realizadas
29/01/2020
24/01/2020
14/03/2019
12/03/2019
08/03/2019
- Matrículas prorrogadas até dia 22 de março
- Financiamento de mensalidades com 50% no semestre
- Inscrições abertas para mais de 100 bolsas de extensão
- 25 de fevereiro: um dia histórico para a Universidade
- Matrículas até dia 8 de março sem multa
- Pibid lança edital para selecionar novos bolsistas
- FURB recebe novos estudantes
- Estão abertas inscrições para o Cadastro Socioeconômico
- Inscrições para o FIES seguem até dia 14 de fevereiro
- Provas do Vestibular de Verão serão neste domingo
- Abertas inscrições para o Simpósio de Habitats de Inovação
- Inscrições pelo Histórico Escolar+ENEM vão até dia 30
- Eleição para reitor: segundo turno ocorre nesta quarta-feira
- Abertas as inscrições para o CREDUC Municipal
- Segundo turno: Comissão Eleitoral divulga lista de votantes
- FURB TV promove último debate com candidatos à reitor
- FURB TV promove último debate entre candidatos à reitoria
- Eleição para reitor: divulgada lista de votantes
- Instituto FURB oferece descontos no Programa de Parcerias
- CONSUNI aprova valor mínimo de créditos para cada curso