Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


02/07/2018 - Seminário PPEGECIM: Contribuições Didáticas para o Ensino do Conceito de Limite de uma Função com uma Variável Real

Preletor: Wilson Carlos Eckl
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Tânia Baier
 
Resumo
A dissertação do qual este seminário irá falar foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Considerando o fato de estudantes do Ensino Superior encontrarem dificuldades no entendimento de limite de uma função, um conceito fundamental do Cálculo Diferencial e Integral, e buscando alternativas pedagógicas surge a pergunta norteadora desta dissertação: Quais atividades didáticas podem contribuir para o ensino do conceito de limite de uma função com uma variável real? O objetivo geral desta pesquisa é identificar o entendimento que os estudantes possuem sobre a palavra limite e sugerir atividades didáticas, como produto educacional desta dissertação, para serem utilizadas como material didático no ensino de limite de uma função com uma variável real. A dissertação está organizada em três capítulos.  No primeiro capítulo, a introdução, estão apresentados a justificativa, os objetivos, os autores utilizados para redação do suporte teórico e a metodologia da pesquisa. No segundo capítulo se encontra o suporte teórico constituído por tópicos de História da Matemática enfatizando obstáculos encontrados pelos cientistas no decorrer da criação da área da Matemática hoje denominada Cálculo Diferencial e Integral; é apresentado o conceito de obstáculo da experiência primeira segundo Gáston Bachelard e, finalizando, são abordados temas relacionados com a utilização de tecnologias no mundo da educação. No terceiro capítulo são apresentados os enunciados das atividades didáticas, as considerações didáticas, os relatos e as análises da aplicação das atividades; e apresenta-se a análise quantitativa das respostas dos estudantes à um questionário aplicado para avaliar o uso do software livre GeoGebra® na realização de atividade. Nas atividades que abordam o conceito intuitivo de limite e a noção intuitiva de derivada, por meio da análise de tabelas e gráficos, são apresentados os tutoriais das atividades utilizando o software livre GeoGebra®. No terceiro capítulo também se encontra a descrição da construção de um material didático manipulável, na forma de quadro vertical, visando um melhor entendimento da definição de derivada de uma função em um ponto fixo. A pesquisa foi realizada com estudantes de um curso de Ciências Contábeis, e na dissertação está apresentada a análise das respostas dos estudantes para uma questão que remete ao entendimento primeiro da palavra limite, aferida antes e depois da aplicação das atividades didáticas.
 
Palavras-chave: Limite. Derivada. Função. Ensino. Didática.

Data: 02/07
Horário: 14h00
Local: Câmpus 1 - Sala S-307 - Mapa
Informações: secretaria PPGECIM
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outros eventos

Abril Março Fevereiro Novembro Agosto Julho Maio Fevereiro Dezembro Setembro Agosto Março Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Maio Dezembro Outubro Setembro Junho Maio Fevereiro Dezembro Novembro Agosto Abril Março Fevereiro Novembro Outubro Setembro Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Junho Maio Abril Fevereiro Novembro Outubro Setembro Junho Maio Abril Março Novembro Outubro Agosto Junho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Junho Maio Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Dezembro


Painel