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EVENTOS


25/06/2020 - Seminário PPGECIM: A formação continuada como um caminho para inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista...

Título: A formação continuada como um caminho para inclusão de estudantes  com transtorno do espectro autista: olhares para as avaliações adaptadas de matemática
 
Mestranda: Talita S. Retzlaff
 
Orientador: Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira
Coorientador: Prof. Dr. Lucelmo Lacerda de Brito
 
Resumo
O presente estudo está inserido na linha de pesquisa “Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Teve como objetivo principal elaborar e aplicar um curso de formação, ministrado para professores da Educação Básica, cuja temática versou sobre o Transtorno do Espectro Autista, suas especificidades e os possíveis perfis do estudante nessa condição, com intuito de investigar as concepções destes profissionais acerca do tema. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas duas avaliações teóricas de Matemática, de mesmo teor, cuja proposta baseou-se na sua adaptação, levando-se em consideração as especificidades do estudante com autismo. A referida adaptação ocorreu em dois momentos distintos: minutos antes e imediatamente após as explicitações acerca de adaptação, proferidas ao longo do curso de formação. Esta atividade esteve em consonância com os cuidados éticos, cujos participantes foram devidamente orientados e esclarecidos acerca de todas as etapas da pesquisa. Para compreensão dos dados foi realizada uma análise de conteúdo e para ampliar as possibilidades de discussão, com base no referencial teórico proveniente da teoria histórico cultural, foi realizada uma investigação das avaliações provenientes do curso de formação sob as categorias de análise descritas por  Janney e Snell (2013). As categorias criadas orientaram a análise, em conformidade com a prerrogativa de que a subjetividade permeia o enunciado e o discurso. Assim, como resultados da análise, mais do que criar protocolos de trabalho com estudantes com autismo, procura-se entender a relevância da formação continuada como possível promotora de uma educação mais inclusiva.
 
Palavras-chaves: Autismo, educação matemática, avaliação adaptada
 
Data: 25/06
Horário: 14h
Local: Plataforma Meet

Data: 25/06
Horário: 14h
Local: Câmpus 1 - Bloco S - Plataforma Meet - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

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