Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


18/03/2019 - Seminário PPGECIM: A WebQuest como estratégia de avaliação aplicada no ensino de neurociências: uma proposta de análise a partir da obra de Foucault.

Mestrando: Linsmar Nascimento Lenartovicz
Orientador: Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira
 
Resumo
A dissertação está inserida na linha de pesquisa “Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática” e tem como principal objetivo analisar a utilização da ferramenta WebQuest como um possível recurso para a avaliação da aprendizagem do tema memória e plasticidade cerebral. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado e em consonância com os cuidados éticos, os participantes foram devidamente orientados e esclarecidos acerca de todas as etapas da pesquisa. Para compreensão dos dados foi realizada uma análise de conteúdo e para ampliar as possibilidades de discussão, com base no referencial foucaultiano, foi realizada uma análise do discurso, para a qual foram elaboradas quatro categorias de análise. As categorias criadas orientaram a investigação, em conformidade com a prerrogativa de que a subjetividade permeia o enunciado e o discurso. A discussão acerca dos efeitos da verdade, da normalização, da reprodução e da vigilância são destacados na abordagem, sugerindo um estreitamento da relação entre o aspecto teórico e o metodológico, bem como o entendimento de que o discurso produz determinados sujeitos e múltiplos significados. Assim, como resultados da análise, mais do que sugerir a veracidade dos discursos, procurou-se entender os efeitos do poder nos sujeitos, como possibilidade de compreensão dos elementos que permitem a discussão da avaliação do tema em questão e da aplicabilidade da WebQuest como alternativa metodológica para avaliação da aprendizagem.
 
Palavras-chave: Avaliação, WebQuest, discurso, poder, Michel Foucault. 

Data: 18/03
Horário: 17h30
Local: Câmpus 1 - Sala S-307 - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outros eventos

Abril Março Fevereiro Novembro Agosto Julho Maio Fevereiro Dezembro Setembro Agosto Março Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Maio Dezembro Outubro Setembro Junho Maio Fevereiro Dezembro Novembro Agosto Abril Março Fevereiro Novembro Outubro Setembro Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Junho Maio Abril Fevereiro Novembro Outubro Setembro Junho Maio Abril Março Novembro Outubro Agosto Junho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Junho Maio Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Dezembro


Painel