Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


03/10/2017 - Seminário PPGECIM: Contribuições dos materiais didáticos manipuláveis no ensino de matemática para estudantes cegos

Título: Contribuições dos materiais didáticos manipuláveis no ensino de matemática para estudantes cegos.
Preletor: Ana Paula Poffo Koepsel.
Orientadora: Profa. Dra. Viviane Clotilde da Silva.
 
Data: 03/10/2017 (terça-feira).
Horário: 09h30min.
Local: Campus 1 - Sala I-504 - NEEM
Informações: ppgecim@furb.br
 
RESUMO
A presente pesquisa teve como objetivo analisar se a utilização de materiais didáticos manipuláveis pode contribuir no ensino da Matemática para estudantes cegos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, vinculada a linha de Pesquisa Didática das Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Para a coleta de dados utilizou-se questionários, entrevista semiestruturada e conversa informal com a professora colaboradora. Foi desenvolvido um questionário que foi respondido por professores de Matemática de Educação Básica de Santa Catarina sobre sua formação e prática em relação a educação matemática inclusiva. A entrevista foi realizada com a professora colaboradora. Além desta entrevista esta professora respondeu alguns questionários sobre a aplicação dos materiais desenvolvidos e foram realizadas várias conversas informais. Os materiais desenvolvidos nesta pesquisa foram aplicados junto a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de educação básica no munícipio de Blumenau/SC que tem uma estudante cega. Os materiais foram elaborados conforme os conteúdos trabalhados pela professora, que os aplicou e apresentou seu ponto de vista (assim como o da estudante) em relação a suas características, se eles auxiliavam na aprendizagem e na inclusão da estudante. Com base nestes dados e na fundamentação teórica estudada foi feita uma análise mais aprofundada dos mesmos. Com base no analisado até o momento pode-se afirmar que os materiais utilizados devem ter como informação apenas o essencial para que o estudante não confunda os dados na hora do estudo. Que os materiais utilizados auxiliaram na aprendizagem dos conteúdos estudados, pois facilitaram sua internalização por maio do tato e que, quando todos os estudantes fazem uso do mesmo durante as aulas ele estimula o estudante cego na participação e auxilia na inclusão.
 
Palavras-chave: Materiais didáticos manipuláveis. Ensino de Matemática. Inclusão.

Data: 03/10
Horário: 9h30
Local: Câmpus 1 - Sala I-504 - Mapa
Informações: PPGCIM
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outros eventos

Abril Março Fevereiro Novembro Agosto Julho Maio Fevereiro Dezembro Setembro Agosto Março Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Maio Dezembro Outubro Setembro Junho Maio Fevereiro Dezembro Novembro Agosto Abril Março Fevereiro Novembro Outubro Setembro Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Junho Maio Abril Fevereiro Novembro Outubro Setembro Junho Maio Abril Março Novembro Outubro Agosto Junho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Junho Maio Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Dezembro


Painel