Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


18/09/2018 - Seminário PPGECIM: Do átomo de carbono às grandes populações: o ensino de funções exponenciais sob a perspectiva da resolução de problemas

Preletor: Dionei Cardozo.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Janaína Poffo Possamai.
 
Resumo:
A dissertação “Do Átomo de Carbono às Grandes Populações: o Ensino de Funções Exponenciais sob a Perspectiva da Resolução de Problemas” foi desenvolvida no grupo de pesquisa em “Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Matemática”, pertencente à linha de pesquisa “Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Nessa pesquisa, buscou-se verificar as contribuições da utilização da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas aliada ao uso do software GeoGebra para a aprendizagem de Funções Exponenciais. Deste modo, desenvolveu-se uma investigação-ação com o intuito de possibilitar esse estudo. Como primeiro percurso bibliográfico, desenvolveu-se uma revisão da literatura acerca das diversas concepções de problemas, bem como das diversas possibilidades de implementação de uma metodologia de ensino centrada na Resolução de Problemas. Além disso, também se realizou uma revisão da literatura quanto a utilização de recursos tecnológicos na Educação e as possibilidades de utilização do software GeoGebra para o ensino da Matemática. Assim, foi desenvolvido um produto educacional, composto pelo “Caderno do Professor” e “Caderno do Estudante” que têm atividades teóricas e experimentais que seguem os preceitos da metodologia estudada, cuja aplicação foi realizada com duas turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Blumenau, totalizando 52 estudantes. Após a análise das atividades, verificou-se que os estudantes mostraram autonomia no processo de investigação e resolução dos problemas, possibilitando a construção do conceito de Função Exponencial. O interesse, o envolvimento, a capacidade de argumentação e de investigação para obtenção de respostas, tanto aos questionamentos explícitos no enunciado do problema, quanto aqueles gerados pelas próprias discussões do grupo, foram aspectos evidentes durante a pesquisa. Os problemas possibilitaram dar sentido, significando os procedimentos matemáticos utilizados, permitindo que os estudantes se sentissem capazes de fazer Matemática, sem depender da necessidade do professor de explicar, por meio de instrução direta, todos os conteúdos previamente.
 
Palavras-chave: Resolução de Problemas. Funções Exponenciais. Ensino de Matemática. GeoGebra.

Data: 18/09
Horário: 09h00
Local: Câmpus 1 - Sala I-504 - Mapa
Informações: Secretaria PPGECIM
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outros eventos

Março Fevereiro Novembro Agosto Julho Maio Fevereiro Dezembro Setembro Agosto Março Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Maio Dezembro Outubro Setembro Junho Maio Fevereiro Dezembro Novembro Agosto Abril Março Fevereiro Novembro Outubro Setembro Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Junho Maio Abril Fevereiro Novembro Outubro Setembro Junho Maio Abril Março Novembro Outubro Agosto Junho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Junho Maio Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Dezembro


Painel