Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


27/11/2018 - Seminário PPGECIM: E se aulas de ciências que acontecem nos anos iniciais da escola se transformassem em um clube de ciências? Uma perspectiva...

Título: E se aulas de ciências que acontecem nos anos iniciais da escola se transformassem em um clube de ciências? Uma perspectiva para educação científica de crianças
Mestranda: Taise Lunelli
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Daniela Tomio
 
Resumo
A dissertação “E se aulas de Ciências que acontecem nos anos iniciais da escola se transformassem em um Clube de Ciências? Contribuições para educação científica de crianças” foi desenvolvida no grupo de pesquisa em “Ensino de Ciências Naturais e Matemática”, pertencente à linha de pesquisa “Didática das Ciências e da Matemática, do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Regional de Blumenau”. Esta pesquisa é desenvolvida de forma a articular compreensões sobre o Ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais a partir do desenvolvimento de um Clube de Ciências em um contexto de educação formal, e os pressupostos da Pedagogia Freinet, tendo como objeto de análise as contribuições desse contexto para educação científica de crianças em uma escola pública. A partir disso, o problema que mobilizou nossa pesquisa é Quais implicações em transformar aulas de Ciências da Natureza que acontecem nos anos iniciais da escola em um Clube de Ciências para educação científica de crianças?Para sua investigação,objetivamos inicialmente elaborar referentes, a partir da Pedagogia Freinet e dos objetivos para educação científica formal, a fim de orientar o funcionamento de um Clube de Ciências nos anos iniciais. Na sequência, buscamos propor e descrever o desenvolvimento de um Clube de Ciências em um contexto de educação formal de anos iniciais em uma escola pública, considerando os referentes organizados. Para isso, desenvolvemos uma investigação-ação com um coletivo de estudantes do 4° ano, dos anos iniciais, de uma escola pública da cidade de Presidente Getúlio/SC. Com o funcionamento do Clube de Ciências objetivamos analisar práticas educativas promovidas no Clube de Ciências para educação científica das crianças, tendo como tema a biodiversidade da escola. Nesses encontros, os dados foram gerados a partir de instrumentos, como observação participante a partir da técnica de registros de campo pela pesquisadora e análise documental dos registros dos estudantes nos seus cadernos e em correspondências trocadas com os estudantes e a sua professora. Por fim, destacamos a relevância de mais um objetivo da pesquisa que consistiu em elaborar um produto educacional. Esse produto consiste em um guia com sugestões para professores que atuam nos anos iniciais organizarem tempos e espaços para educação cientifica das crianças a partir transformação das aulas de ciências, na educação formal, em um Clube de Ciências.
 
Palavras-chave: Educação Científica. Anos iniciais. Clubes de Ciências. Pedagogia Freinet. Biodiversidade.
 

Data: 27/11
Horário: 14h
Local: Câmpus 1 - Sala I-205 - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outros eventos

Março Fevereiro Novembro Agosto Julho Maio Fevereiro Dezembro Setembro Agosto Março Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Maio Dezembro Outubro Setembro Junho Maio Fevereiro Dezembro Novembro Agosto Abril Março Fevereiro Novembro Outubro Setembro Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Junho Maio Abril Fevereiro Novembro Outubro Setembro Junho Maio Abril Março Novembro Outubro Agosto Junho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Junho Maio Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Dezembro


Painel