Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


13/09/2016 - Seminário PPGECIM: Educação Financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica.

Seminário PPGECIM:  Educação Financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica.

Preletor: Ana Carolina Gadotti

Orientadora: Tânia Baier

 

Resumo

 

Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) – Mestrado Profissional – da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Na atualidade, dados estatísticos mostram que o envididamento das pessoas e das famílias acontece por despesas não previstas, ou seja, por gastos não planejados, e muitas dessas compras são realizadas por impulso. O objetivo geral da pesquisa foi elaborar e aplicar atividades didáticas para a educação básica sobre o tema Educação Financeira fundamentadas em dados reais, colaborando na formação dos estudantes para o consumo sustentável e uma vida financeira responsável. As atividades foram aplicadas com estudantes de escolas públicas localizadas nos municípios de Blumenau e Timbó – SC. A pesquisa desenvolvida com os estudantes seguiu os princípios da investigação qualitativa, sendo que os dados descritivos foram coletados em sala de aula no contato direto com os estudantes. Encontram-se na dissertação o que se espera em cada atividade, algumas considerações didáticas e a análise das atividades aplicadas com os estudantes. As atividades pedagógicas desta dissertação resultaram em um produto educacional com o tema Educação Financeira que os professores da educação básica podem utilizar em suas aulas, seja para incluir o ensino da Educação Financeira ou para explorar algum conteúdo matemático presente nas atividades. A realização de ações pedagógicas abordando a Educação Financeira aponta os malefícios do consumismo desenfreado e pode constribuir para a construção da cidadania e para o bem estar econômico e financeiro dos jovens.


Data: 13/09
Horário: 09h00
Local: Câmpus 1 - Sala S-309 - Mapa
Informações: ppgecim@furb.br
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outros eventos

Abril Março Fevereiro Novembro Agosto Julho Maio Fevereiro Dezembro Setembro Agosto Março Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Maio Dezembro Outubro Setembro Junho Maio Fevereiro Dezembro Novembro Agosto Abril Março Fevereiro Novembro Outubro Setembro Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Junho Maio Abril Fevereiro Novembro Outubro Setembro Junho Maio Abril Março Novembro Outubro Agosto Junho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Junho Maio Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Dezembro


Painel