Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


08/09/2020 - Seminário PPGECIM: Ensino do conceito de limite: aplicação de UEPS para identificar indícios de aprendizagem

Título: Ensino do conceito de limite: aplicação de UEPS para identificar indícios de aprendizagem significativa com estudantes de Ciências Contábeis
Mestrando: Wilson Carlos Eckl
Orientador: Dr. Élcio Schuhmacher
 
Resumo: 
Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa de Mídias e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Inicialmente, foi realizada uma pesquisa relacionada ao ensino e à aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), na qual se constatou que estudantes de diversos cursos de graduação do ensino superior apresentam dificuldades de aprendizagem em relação a conceitos relacionados ao CDI. Dessa forma, foi possível definir o seguinte objeto de estudo: o ensino e a aprendizagem de conhecimentos matemáticos relacionados ao CDI, mais especificamente o entendimento que estudantes do ensino superior possuem sobre o conceito de limite de função com uma variável real. Na dissertação, são apresentados os aspectos históricos da criação do CDI, abordando a ideia de que cientistas, no decorrer da história, tiveram dificuldades até chegar à definição formal de limite, um conceito fundamental do CDI. Na sequência, foram tecidas reflexões, estruturadas no pensamento de Ausubel et al. (1980), Novak (1981), Novak e Gowin (1999) e Moreira (2011) sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Paul Ausubel, como base para o desenvolvimento da pesquisa. Convergindo as diversas reflexões, definiu-se como questão de pesquisa: O desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), para o ensino do conceito de limite de função com uma variável real, permitirá a ancoragem de noções de limite, na estrutura cognitiva do estudante, apontando indícios de aprendizagem significativa? Com isso, o objetivo geral da pesquisa é planejar uma UEPS, composta por uma sequência de atividades didáticas formuladas com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, para ser utilizada pelo professor como estratégia pedagógica para o ensino do conceito de limite de função com uma variável real. A pesquisa apresentada é de natureza qualitativa e foi aplicada a estudantes matriculados na disciplina de Matemática de um curso de ensino superior em Ciências Contábeis, utilizando a estratégia de pesquisa-ação. Também, foram realizadas análises de categorias.
 
Palavras-chaves: Aprendizagem Significativa. UEPS. Ensino de CDI. Conceito de Limite.
 

Data: 08/09
Horário: 14h
Local: Câmpus 1 - Bloco S - Plataforma Teams - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outros eventos

Abril Março Fevereiro Novembro Agosto Julho Maio Fevereiro Dezembro Setembro Agosto Março Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Maio Dezembro Outubro Setembro Junho Maio Fevereiro Dezembro Novembro Agosto Abril Março Fevereiro Novembro Outubro Setembro Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Junho Maio Abril Fevereiro Novembro Outubro Setembro Junho Maio Abril Março Novembro Outubro Agosto Junho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Junho Maio Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Dezembro


Painel