Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


08/05/2017 - Seminário PPGECIM: Projetos criativos ecoformadores: contribuições para o processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental

RESUMO
Este trabalho teve, por objetivo, investigar as contribuições da metodologia de Projetos Criativos Ecoformadores - PCE para o processo de alfabetização. A pesquisa foi realizada na Escola Básica Municipal Visconde de Taunay, Blumenau/SC. A escola desenvolve o “Projeto Escola Sustentável” desde 2011 e vem se destacando com o título de escola criativa, conferido pela RIEC (2013) e como referencial de inovação, pela criatividade na realização de ações voltadas à sustentabilidade, apontado pelo MEC (2015). Os sujeitos da pesquisa foram vinte e cinco estudantes, em processo de alfabetização, matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa e está vinculada à linha da Didática das Ciências e da Matemática - PPGECIM/ FURB/SC. O Projeto Criativo Ecoformador - PCE, cujos autores são Torre e Zwierewicz (2009) é um referencial metodológico criativo baseado na autonomia, colaboração e transformação e visa o desenvolvimento integral do ser humano. Seus fundamentos são baseados nos referenciais teóricos da complexidade, transdisciplinaridade e ecoformação. A pesquisa revela que o projeto implementado “O estudo dos bugios e seu ambiente biodiverso” desenvolveu um percurso formativo, que foi além da aquisição do código linguístico e apresentou um conhecimento aberto a inúmeras possibilidades e aprendizagens que se desenvolveram ‘entre, através e além’ dos conteúdos, ampliando o potencial integrador, criativo e transformador do ensino no início da escolaridade dos estudantes do 1º ano. Diferencial marcante, na prática de ensino do processo de alfabetização, que fomentou a relação dialógica apresentada por saberes, conhecimentos, contextos, possibilitando aos estudantes desenvolverem uma visão ampla e flexível a novos conhecimentos em uma proposta transdisciplinar e ecoformadora. Os resultados apontam ainda que o projeto possibilitou a superação da fragmentação e descontextualização do ensino no processo de alfabetização, ao articular a realidade ambiental do entorno e os conteúdos curriculares fomentou a sensibilização da consciência em relação à biodiversidade da região e possibilitou o desenvolvimento de valores sustentáveis mobilizando a capacidade de intervenção e transformação individuais e coletivas. Além disso, a construção de um conhecimento contextualizado e com funcionalidade para a vida, no processo de alfabetização, gerou o empoderamento dos estudantes que perceberam o impacto e a importância de suas mobilizações na conscientização das pessoas, proporcionando a valorização da cultura escrita e a sua aquisição em um projeto marcado pela autoria e protagonismo dos estudantes. O conhecimento construído e as ações desenvolvidas foram polinizadas para a comunidade escolar em várias oportunidades. Com o objetivo de divulgar e auxiliar a fundamentar projetos na alfabetização, com a metodologia do PCE, desenvolvemos como produto educacional desta dissertação um Blog, visando contribuir com práticas de ensino mais integradoras que se propõe a construir conhecimentos e valores conectados com a vida em um diálogo constante com a formação do ser.
 
Palavras-chave: Alfabetização. Projeto Criativo Ecoformador. Ecoformação. Transdisciplinaridade.

Data: 08/05
Horário: 10h
Local: Câmpus 1 - Sala I-205 - Mapa
Informações: ppgecim@furb.br - (47) 3321-0637
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outros eventos

Março Fevereiro Novembro Agosto Julho Maio Fevereiro Dezembro Setembro Agosto Março Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Maio Dezembro Outubro Setembro Junho Maio Fevereiro Dezembro Novembro Agosto Abril Março Fevereiro Novembro Outubro Setembro Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Junho Maio Abril Fevereiro Novembro Outubro Setembro Junho Maio Abril Março Novembro Outubro Agosto Junho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Junho Maio Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Dezembro


Painel