Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Facebook Twitter Imprimir

ESTUDANTES INSCRITOS

 

Quem deve ser inscrito?
Deverão ser inscritos todos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos avaliados, sendo que:
a) ingressantes: são os estudantes que tenham iniciado o curso no ano de 2023, estejam devidamente matriculados ou com matrícula trancada e tenham de 0% a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o dia 31/08.
b) concluintes de cursos de bacharelado: são os estudantes que estejam devidamente matriculados ou com matrícula trancada, tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o dia 31/08; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2024.
 
São dispensados os estudantes que colarem grau até o dia 31/08/2023. Mas é importante destacar que o fato de haver sido inscrito no ENADE em anos anteriores (como ingressante ou concluinte) não dispensa o estudante de nova inscrição nessa edição do exame
Em caso de dúvida, entre em contato com o coordenador do seu curso.
 
 
Quem inscreve os estudantes?
A inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes é de responsabilidade da IES, por ação direta do coordenador de curso.
 
 
O estudante inscrito é obrigado a participar do ENADE?
Todos os concluintes inscritos devem preencher o Questionário do Estudante e realizar a prova. Todos os ingressantes inscritos estão dispensados de realizar a prova nesta edição do ENADE.
O ENADE é condição indispensável para colação de grau e emissão do histórico escolar já que é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme determina a Lei n°10.861/2004. Observa-se, no entanto, que uma vez que o ENADE não avalia o desempenho do estudante, mas a qualidade dos cursos, no histórico escolar do estudante (ingressante ou concluinte) somente será inscrita a situação de regularidade (ou não) com relação a essa obrigação, atestando a efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo INEP-MEC, na forma estabelecida no Edital.

O estudante concluinte que não preencher o Questionário do Estudante ou não realizar a prova estará em situação irregular junto ao ENADE. A irregularidade perante o ENADE impossibilita a colação de grau e a emissão de diploma do estudante, em decorrência da não conclusão do curso, por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório.

 


Relação de inscritos
Relação de inscritos - Enade 2023 - Concluintes
Relação de inscritos - Enade 2023 - Ingressantes