Fitub - Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau

Facebook Twitter Imprimir

NOTÍCIAS


09/07/2021 - Inscrições abertas para o 32º Fitub

A Pró- Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da FURB, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina, publicou o Edital de inscrições para o 32º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau - FITUB, que será realizado no período de 14 a 23 de outubro de 2021, de maneira virtual (online).
 
Neste ano, em decorrência da continuidade da pandemia do Covid-19, o festival se realizará de maneira virtual (online) com a exibição de espetáculos através do canal no Youtube da Furb TV. As obras poderão ser inéditas, publicadas ou já apresentadas em outros festivais. Poderão se inscrever para o 32º FITUB grupos de teatro vinculados a Instituições de Ensino de Nível Superior (ensino, pesquisa e extensão), Escolas Técnicas de Nível Médio (devidamente credenciadas pelo competente órgão nacional de educação) e/ou Escolas Livres de Teatro. Também farão parte do festival, como de costume, ações de formação como rodas de conversa, palestras e oficinas.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de agosto de 2021. O edital e todas as informações estão disponíveis no site www.furb.br/fitub. A divulgação dos espetáculos selecionados está prevista para acontecer a partir de 23 de agosto de 2021.   
 
Desde 2019, e ao longo de 2020, anos em que não aconteceram edições do festival, muitas tratativas em torno da realização do Fitub foram feitas. Diálogos de gabinete, rodas de conversa e o Fórum Fitub, na intenção de criar caminhos possíveis para a manutenção e realização do festival. O movimento estudantil também foi muito importante para manter o debate aceso. Após muitos esforços, principalmente junto ao atual coordenador do Fitub Fábio Hostert e a suplente de deputada federal Ana Paula Lima, que desde 2018 vinha encaminhando à Assembleia de Deputados de Santa Catarina proposta de emenda parlamentar que garantisse a 32ª edição, conseguiu-se que o governador do Estado de Santa Catarina em visita à Universidade, oficializasse a liberação dos recursos destinados ao Fitub através de convênio com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Estimulando o desenvolvimento artístico e cultural do estado de Santa Catarina e projetando a FURB no âmbito do país e da América Latina, o festival é uma fonte multiplicadora e irradiadora de saberes que se harmonizam por meio da síntese entre ensino, pesquisa e extensão.
“Essa edição do Fitub pretende mostrar como artistas e estudantes de teatro estão enfrentando a pandemia, apontando possíveis lugares de ocupação e possibilidades para lidarmos com essa realidade tão cruel para nossa classe, além de claro, levar um pouco da poesia teatral para nosso lindo público que acompanha o Fitub há muitos anos”, comenta Fábio Hostert, coordenador do festival.
 
O Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau - FITUB é hoje um dos mais importantes e longevos eventos de ensino, pesquisa e extensão do calendário do teatro universitário brasileiro e sul-americano. Traz em seus relatórios, por edição, números médios bastante significativos do ponto de vista didático-pedagógico como: congregar 200 artistas, entre grupos selecionados e convidados para atividades artísticas e formativas durante 08 dias; 120 pesquisadores de universidades do Brasil e exterior, formação em teatro para mais de 200 pessoas entre alunos de teatro e professores da rede de ensino; trabalha com uma equipe de mais de 100 pessoas. Contando ainda com um público espectador de mais de 12 mil pessoas, atendidas diretamente, a cada edição. O FITUB se tornou ao longo do tempo num dos maiores e mais respeitados eventos do setor artístico-cultural da região de Blumenau, tanto por levar suas ações aos mais diversos locais do município e cidades vizinhas, quanto pelo grande número de pessoas atendidas por intermédio de suas ações, seja no âmbito do ensino, da pesquisa ou da extensão.
 
Inscrições para o 32º FITUB
a) Período das inscrições: até 08/08/2021
b) Divulgação do Resultado: 23/08/2021 
c) Realização do festival: 14 a 23/10/2021
 
Publicação: 09/07/2021 - 11h45 - Divisão de Cultura