Facebook Twitter Imprimir
 

DISCIPLINAS

 

Os mestrandos deverão cumprir no mínimo, 16 créditos em disciplinas obrigatórias e 8 créditos em disciplinas optativas, constantes da grade de disciplinas do curso. O desenvolvimento e defesa da dissertação equivalem a 6 créditos, totalizando a realização de 30 créditos acadêmicos para a conclusão do curso

 

Disciplinas - comuns para as duas áreas de concentração do curso

 
Biometria e Experimentação Florestal - 45h/a - obrigatória
Planejamento e análise de experimentos fatoriais completos e fracionados. Pressupostos da análise de variância: aditividade, normalidade, independência e homocedasticidade. Transformação de dados. Análise do efeito de fatores fixos e aleatórios. Comparações múltiplas de médias.
Correlação e covariância. Regressão linear simples e múltipla. Indicadores dos modelos de regressão. Intervalos de confiança para os coeficientes, para a média e para a previsão. Superfícies de resposta, localização de pontos estacionários e otimização. Regressão não-linear: Algoritmo de Gauss-Newton, gradiente descendente e Levenberg-Marquardt.
 
Pesquisa Aplicada à Engenharia Florestal - 30 h/a - obrigatória
Elaboração e execução de projetos de pesquisa científica; delineamentos experimentais; e redação de relatórios técnico-científicos: monografias e dissertações.
 
Seminários - 30 h/a - obrigatória
Apresentação e discussão de temas específicos às linhas de pesquisa do programa.
 
Tópicos Especiais - 45 h/a - optativa
A ser definida na ocasião da oferta da disciplina.

Genética de Populações Florestais - 45 h/a - optativa
Frequências alélicas e genotípicas. Princípio de Hardy – Weinberg. Fatores Evolutivos: deriva genética, migração, mutação e seleção. O Coeficiente F de Wright e o Endocruzamento.
Estruturação genética de populações. Subdivisão das Populações e o Efeito de Wahlund. Tamanho efetivo de variância. Estimativa de Distância Genética.
 
Silvicultura da Restauração - 45 h/a - optativa
Práticas e operações silviculturais aplicadas à recuperação e restauração de áreas degradadas.
 
Patologia Florestal - 45 h/a - optativa
Principais enfermidades florestais. Introdução. Doenças florestais de causas não parasitárias. Agentes causais de doenças florestais parasitárias. Princípios de micologia para reconhecimento dos principais gêneros de fungos patógenos florestais. Sintomatologia das doenças florestais.
Etiologia. Epifitologia. Princípios de controle de doenças de plantas. Controle de enfermidades florestais com fungicidas e nematicidas. Resistência de plantas no controle de enfermidades.Micorrizas. Apodrecimento e descoloração de madeira.
 
Brazil’s Environmental Challenges - 45 h/a - optativa (lecionada em inglês)
Environmental problems and policies; land use and land cover changes; agrobusiness and rural development; conservation efforts in biodiversity hotspots; invasive plant species; multiple use and community forest management; biodiversity and carbon stock assessments; climate change politicy; REDD+ strategies.

Inventários Florestais de Larga Escala - 45h/a - optativa
Processo e método de amostragem para inventários regionais e nacionais; coleta de dados de campo; processamento e análise de dados; procedimentos de estimativas; modelagem de atributos florestais por regressão; quantificação da cobertura florestal; LULCC; relatórios para acordos internacionais.
 
Cartografia Aplicada - 45h/a - optativa
Definição e realização de Sistemas Geodésicos de Referência; Conceito Clássico de Datum Horizontal e Vertical; Hierarquia das Redes Geodésicas de referência; Aspectos Geométricos das Superfícies de Referência; Conversão/conexão de Sistemas Geodésicos de Referência; Gravidade e Geopotencial e suas implicações na Geodésia; Relação entre aspectos geométricos e físicos da Geodésia: Modelos Geoidais; Evolução dos Métodos Astro-geodésicos; Altitude e Geopotencial; Aspectos Geodinâmicos e suas implicações na Geodésia; Levantamentos Altimétricos; Poligonação Geodésica; Teoria das cores e Semiologia Gráfica; Linguagem cartográfica; Mapas temáticos; Forma da terra e superfícies de referência no Mapeamento; Sistemas de coordenadas no plano, na superfície da esfera e na superfície do elipsóide; Projeções cartográficas: construção, peculiaridades e propriedades; Fórmulas e deduções de projeções da esfera; A projeção conforme do elipsóide; Projeções UTM e LTM; Norma Brasileira de Execução de Levantamentos Topográficos (NBR 13.133/94); Introdução à Medida Eletrônica de Distâncias e de Desníveis e ângulos; Aspectos da Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais do INCRA relacionados à topografia: Classificação das Poligonais para Levantamento Topográfico; Poligonais Geodésicas de Precisão (Controle Básico e Imediato); Altimetria e Planimetria por topografia segundo a Norma de Georreferenciamento do INCRA; Plantas: Padrões, Convenções e Arquivos Digitais; Estações Totais Eletrônicas e Programas de Automação Topográfica.

Métodos e Medidas de Posicionamento Geodésico - 60 h/a - optativa
Conceitos de ajustamento, observação e modelo matemático; Teoria dos Erros; Variável aleatória, distribuição de probabilidade; Variância, covariância e confiabilidade; Propagação das covariâncias; Método dos mínimos quadrados, métodos paramétricos; Qualidade da estimativa; Análise de resultados. Conceitos básicos em Geodésia Física e Geométrica; Norma de Georreferenciamento do INCRA; O Sistema Geodésico Brasileiro; Características básicas do Sistema GPS. Estrutura do sistema GPS.
Segmento espacial. Segmento de controle. Segmento do usuário. Códigos, portadoras e mensagens de navegação. Sistema de tempo. Sistema geodésico de referência; Modelos matemáticos, erros e precisão do sistema. Códigos. Medidas de fase. DOP. Refração troposférica e ionosférica; Técnicas de posicionamento por GPS. Planejamento e preparo para as medidas de campo. Posicionamento Estático, Estático Rápido e Pseudoestático. Posicionamento Cinemático Contínuo, Semi-Cinemático e OTF. Relaxação orbital. Redes de monitoramento. Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) e Rede de Bases Comunitárias do Incra (RIBAC).
Ajustamentos de redes, transformações de datum geodésico e sistemas de coordenadas; Modelos e características dos receptores e programas. Receptores de navegação. Receptores geodésicos. Observação dos códigos. Observação das portadoras. DGPS. Programas de pós-processamento. Precisão e Acurácia relativas ao posicionamento GPS, segundo a Norma de Georreferenciamento do INCRA; Posicionamento Absoluto: Erros, Restrições e Aplicações; Planejamento de Missões: definições, aplicações, programas; Posicionamento Relativo Estático: planejamento, execução, descarga, processamento, ajustamento e interpretação dos resultados; Prática do Posicionamento Relativo Cinemático: planejamento, execução, descarga, processamento, ajustamento e interpretação dos resultados; Características do Processamento, Cuidados Especiais, Verificações de Inconsistências, Verificação e Melhoramento dos Resultados, Transformações de Coordenadas; Poligonais Geodésicas de Precisão e de Apoio; Determinações Altimétricas utilizando o GPS: O problema da Ondulação Geoidal; Uso de Efemérides Precisas no Processamento GPS; Especificações e Prática de Campo de Levantamento de Perímetro utilizando o GPS.
 
Aspectos Administrativos do Georeferenciamento de Imóveis - 30 h/a - optativa
Aspectos e conceitos básicos do registro e cadastro de terras no Brasil; Diagnóstico do registro de terras no Brasil e Santa Catarina; Necessidades quanto ao registro de terras; Lei 10.267/2001 e Alterações Posteriores; Decreto 4.449/2002; Decreto 5.510/2005; Norma Brasileira de Levantamentos Topográficos NBR-13.133; Decisão PL 2087/2004 do CONFEA; Norma Técnica de Georreferenciamento do INCRA.

Cadastro Miltifinalitário de Imóveis - 30 h/a - optativa
Noções básicas de cadastro; Caracterização fundiária; Análise de estrutura fundiária; Implantação do cadastro técnico; Sensores e imagens para cadastro técnico; Controle terrestre de cadastro; Cartografia para cadastro técnico multifinalitário rural; Cadastro como instrumento de política; Cadastro técnico e a estrutura do INCRA.
 
Métodos Estatísticos - 45 h/a - optativa
Estatística descritiva, noções de probabilidades, distribuição amostral da média e proporção, intervalos de confiança. Correlação e regressão. Testes de hipóteses (paramétricos e não paramétricos). Análise multivariada.
 
Estatística Multivariada Aplicada - 45 h/a - optativa
O valor das hipóteses nos trabalhos científicos: que tipo de testes podem ser aplicados. Tipos de variáveis e suas limitações de uso; Matrizes e vetores: como compreender e organizar grandes volumes de dados; Ordenação e classificação: suas aplicações e principais métodos; Ordenação: análise de componentes principais (PCA), análise de coordenadas principais (PCoA), análise de correspondência (CA), análise de correspondência corrigida (DCA), análise de correspondência canônica (CCA) e análise de redundância (RDA), escalonamento multidimensional não-métrico (NMDS): o que é possível obter com as análises e quais são suas limitações.
 

Disciplinas para a linha de pesquisa silvicultura e
manejo de recursos florestais

 
Sistemas Silviculturais - 45 h/a - obrigatória
Implantação de florestas. Regeneração natural. Talhadia. Sistemas de conversão e enriquecimento de floresta. Sistemas Agrossilvipastoris. Qualidade de operações silviculturais.
 
Manejo de Florestas Naturais - 45 h/a - obrigatória
Manejo florestal como estratégia de conservação e desenvolvimento sócio-econômico. Florestas primárias e florestas secundárias. Sucessão, incremento e dinâmica. Diversidade e raridade. Aspectos ecológicos de tomadas de decisão. Exploração de impacto reduzido. Tratamentos Silviculturais. Produção sustentável. Manejo comunitário e uso múltiplo.

Operações de Manejo e Desempenho de Plantios Florestais - 45 h/a - obrigatóriaImpacto de operações silviculturais na produção de plantios florestais: Fertilização, controle da competição, desrama, desbaste. Impactos de operações florestais na qualidade da madeira. Avaliação de povoamentos florestais pela análise de sortimentos. Prognose da produção. Índices
de sítio e tabelas de produção.
 
Melhoramento e Recursos Genéticos Florestais - 45 h/a – optativa
Histórico da genética; genética molecular e herança; sistemas reprodutivos e estrutura genética de populações; Endogamia; Noções de biotecnologia; Evolução/seleção; Recursos genéticos; Herdabilidade/Ganho genético; Métodos de melhoramento; Legislação: proteção de cultivares e
recursos genéticos.
 
Biotecnologia Florestal - 45 h/a - optativa
Micropropagação/cultura de meristemas/aclimatação; organogênese/embriogênese vegetal; conservação in vitro; marcadores moleculares; plantas transgênicas, ADN recombinante. Edição genômica. Legislação brasileira.
 
Entomologia Ambiental - 45 h/a – optativa
Os insetos: importância econômica e papel na biodiversidade; Praga: conceituação e divergências. Agroquímicos: quando usar? Controle biológico: limitações e benefícios. Ecologia e a Entomologia. Amostragens em entomologia. Determinação de nível de dano econômico. Manejo integrado de pragas.
 
Propagação de Plantas - 45 h/a - optativa
Tópicos em tecnologia de sementes florestais. Sistemas de produção de mudas por sementes: substratos, recipientes, manejo e qualidade de mudas florestais, silvicultura clonal.
 
Relações Água - Madeira e Secagem - 45 h/a - optativa
Propriedades higroscópicas de madeiras. Coeficientes de transporte durante a secagem de madeira. Métodos e processos de secagem de madeira. Modelagem e simulação do processo de secagem.
 
Processo de Industrialização de Madeiras - 45 h/a - optativa
Características da madeira como matéria-prima em diferentes processos de industrialização. Processos de corte, colagem, tratamento preservativo e secagem de madeiras. Modelagem e simulação da transferência de calor e massa durante o processamento da madeira. Avaliação do desempenho de processos industriais.

Deterioração de Madeiras - 45 h/a - optativa
Agentes físicos, químicos e biológicos envolvidos na deterioração de madeiras. Avaliação da resistência natural de madeira maciça e derivados.
 
Fertilidade do Solo e Nutrição Florestal - 45 h/a - optativa
Princípios e conceitos de fertilidade do solo. Constituição do solo. Origem e dinâmica dos nutrientes nos solos. Absorção de cátions e ânions. Avaliação da fertilidade do solo e do estado nutricional das plantas. Análise de solo e sua interpretação. Matéria Orgânica. Acidez e Calagem. Fertilizantes e Corretivos. Recomendações de Adubação e Calagem. Adubação foliar.   
    

Disciplinas para a linha de pesquisa conservação e
restauração de ecossistemas florestais

 
Análise da Vegetação - 45 h/a - obrigatória
Vegetação e sistemas de classificação. Métodos de amostragem. Estrutura da vegetação: análise e compreensão. Índices de riqueza, diversidade e descritores dendrométricos. Agrupamento e ordenação. Variação florística, diversidade funcional e autocorrelação espacial.
 
Controle da Invasão Biológica - 45 h/a - obrigatória
Introdução: invasões biológicas e controle biológico; Invasões biológicas como causa de poluição ambiental; Formas de prevenção; Agentes de controle biológico: Tipos de controle biológico; Bases ecológicas do controle biológico; Invasões biológicas vegetais e seu controle biológico.
 
Recuperação de Ecossistemas - 45 h/a - obrigatória
Contextualização histórico-cultural da degradação ambiental; sucessão ecológica; relação florestasolo-água; processos de degradação do solo; erosão; práticas de manejo e conservação;
planejamento para uso sustentável de ambientes; restauração e revegetação de ecossistemas;
recomposição da paisagem; indicação de espécies; estudos de caso.
 
Anatomia Ecológica da Madeira - 45 h/a - optativa
Análise e caracterização das estruturas anatômicas do lenho (vasos, traqueídes vasicêntricas e vasculares, parênquima axial, parênquima radial (raios), estruturas secretores, variações cambiais, inclusões minerais), das características não anatômicas (hábito, propriedades sensoriais). Anéis de crescimento das árvores, sua formação, estrutura e variações. Técnicas de obtenção de amostras do lenho e preparo para as análises em laboratório visando estudos anatômicos e dendrocronológicos. Madeiras de espécies arbóreas da Floresta Ombrófila Densa e de espécies exóticas de interesse florestal: identificação macro e microscópica, relações ecológicas. Variações na estrutura anatômica da madeira em função de órgãos e de fatores ambientais.

Ecologia da Paisagem - 45 h/a - optativa
Introdução - paisagem / natureza, importância e aplicação do estudo da paisagem. Aspectos que influenciam na percepção. Exercícios de percepção. Estrutura da paisagem - componentes e elementos da paisagem. Fragmentos. Matrizes. Dimensões: estética, ecológica,cultural ou antrópica. Planejamento e diagnóstico da macro-paisagem. Métodos diretos e indiretos para
avaliação da paisagem.
 
Ecossistemas Urbanos - 45 h/a - optativa
A urbanização e as áreas naturais. Ecossistemas naturais nas áreas urbanas. Noções deplanejamento urbano e ambiental. O Estatuto da cidade. Planejamento de áreas naturais urbanas. Diagnósticos e planos diretores de arborização urbana. Planejamento participativo. Monitoramento de ecossistemas urbanos e arborização urbana. Sistemas de informação geográfica aplicada à gestão de patrimônio natural em áreas urbanas.
 
Indicadores Biológicos - 45 h/a - optativa
Conceitos e princípios. Tipos de indicadores. Insetos como indicadores da qualidade da água, solo e componente vegetal. Método BMWP. Hotspots. Espécies sentinelas, detectoras, exploradas e acumuladoras.

Interações Planta-Organismos do Solo - 45 h/a - optativa
Diversidade microbiana e da fauna do solo. Fauna do solo: aspectos funcionais. Papel da fauna do solo no ciclo de nutrientes. Metodologias aplicadas ao estudo das interações plantas-simbiontes mutualistas. Fungos micorrízicos. Bactérias diazotróficas. Microrganismos endofíticos. Rizosfera e rizobactérias promotoras do crescimento vegetal.
 
Sensoriamento Remoto Aplicado ao Estudo de Ecossistemas - 45 h/a - optativa
Fundamentos e principais aplicações de sensoriamento remoto; sistemas sensores; características de imagens; reflectância de alvos naturais; técnicas de processamento de imagens digitais; classificação; análise de acuracidade; análise multi-temporal.
 
Geoprocessamento para Estudos de Vegetação e Meio Ambiente - 45 h/a - optativa
Conceitos básicos de cartografia; estrutura e funcionamento de um sistema de informações geográficas; tipos e estruturas de dados utilizados em geoprocessamento; aquisição e tratamento de dados; análise de dados e aplicações do geoprocessamento: SIGs para modelos ambientais,
SIGs para estudos da paisagem, SIGs para estudos de ecologia.
 
Ecologia e Fitogeografia Florestal - 45 h/a - optativa
Prover informações sobre as relações complexas que envolvam o entendimento da estrutura, do funcionamento e da distribuição das comunidades vegetais brasileiras. Abordando os seguintes
temas: unidades fitogeográficas, florestais e campestres; florística e estrutura; aspectos climáticos aplicados à dinâmica florestal; condições ambientais (geologia, geomorfologia e solos) e suas implicações; biogeografia ecológica; sucessão vegetal e ecologia da restauração.
 
Dendroecologia em Ecossistemas Florestais - 45h/A - optativa
Influência do ambiente sobre a formação das camadas de crescimento e sua aplicação em estudos ecológicos, climáticos e de manejo florestal; dendrocronologia: conceitos, definições, princípios e fatores limitantes ao crescimento; dendrocronologia nas florestas brasileiras; seleção de áreas e espécies, amostragem e preparação de amostras para os estudos dendrocronológicos; mensuração, datação e controle de camadas de crescimento; correlação com variáveis meteorológicas; dendroecologia e a dinâmica florestal; estudo prático com espécies florestais nativas.

 


Painel