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DISCIPLINAS

 

Disciplinas obrigatórias

 
Bases Históricas e Teóricas da Saúde Coletiva - 30 h/a
Fundamentos teóricos, históricos e sociais relacionados à evolução dos principais problemas conceituais da  saúde coletiva: prevenção e de promoção da saúde;  risco e causalidade; o processo saúde-doença, normal e patológico; a história da higiene e da saúde coletiva; as diferentes correntes de pensamento em saúde coletiva
 
Processo Saúde-Doença e Integralidade do Cuidado Humano - 45 h/a
Cuidado em saúde. Concepções de saúde. Saúde e normalidade. Conceito de integralidade em saúde. A integralidade como modo de organizar as práticas em saúde. O trabalho interprofissional e a integralidade em saúde.
 
Health-disease process and integrality of human care
Health care. Conceptions of health. Health and normality. Concept of integrality in health. Integrity as a way of organizing health practices. Interprofessional work and integrality in health.
 
Métodos Quantitativos de Pesquisa em Saúde Coletiva - 45 h/a
Medidas de Saúde-doença; Tipos de estudos epidemiológico;  Estudos de Coorte; Estudos de Caso-controle; Estudos transversais; Estudos ecológicos; Estudos experimentais; Pesquisa epidemiológica: procedimentos amostrais, validade e confiabilidade, vieses, “confouding”.
 
Metodologia da Pesquisa Qualitativa em Saúde - 45 h/a
Projetos de investigação qualitativa: bases, tendências e perspectivas metodológicas. Aprofundamento teórico-metodológico para o desenvolvimento do projeto de dissertação. Estratégias de coleta e análise de dados.
 
Sistemas de saúde e modelos de atenção - análise comparada - 30 h/a
Histórico dos sistemas de saúde; bases conceituais, legais; características operacionais e tecnológicas; comparação de sistemas brasileiro, norte-americano e europeus. Modelos de Atenção. A Estratégia Saúde da Família (ESF) e seus instrumentos técnico-operativos. Redes de Atenção em Saúde.
 
Epidemiologia em Serviços de Saúde - 30 h/a
Sistemas de informação em saúde; indicadores de saúde: construção, aplicação e critica; inquéritos epidemiológicos; vigilância epidemiológica; epidemiologia e planejamento; epidemiologia e avaliação de serviços e programas.
 
Bioestatística - 30 h/a
Estatística descritiva. Elementos de probabilidade. Inferência estatística: intervalo de confiança e testes de hipótese. Testes qui-quadrado, t para uma e duas amostras, regressão linear simples e correlação, análise de variância, testes não-paramétricos.
 
Politicas Públicas, Planejamento e Gestão de serviços de saúde - 45 h/a
Relações entre o Estado e a produção social da saúde; histórico, desenvolvimento, implementação e gestão das Políticas Públicas e sua articulação com as políticas de saúde. Fundamentos da Administração, Planejamento e Gestão em Saúde. Políticas de integração ensino-serviço na área da saúde.
 
Seminários de Pesquisa I, II, III - 60 h/a
Apresentação e discussão pública dos projetos e pesquisas dos mestrandos, docentes e pesquisadores convidados abordando as diferentes áreas da Saúde Coletiva, com ênfase nos serviços de saúde
 

Disciplinas eletivas

 
Docência e Fundamentos da Educação em Saúde - 30 h/a
Ser docente;História do movimento do ensino superior em saúde, Integralidade na Formação e nas Práticas em Saúde: ensino-serviço-pesquisa, Teorias da educação, Processos de ensino-aprendizagem, Métodos de ensino (ênfase em metodologias ativas), Avaliação formativa e somativa
 
Estágio em Docência - 45 h/a
A observação e a reflexão do processo de ensinar. O planejamento da prática docente. Projeto de Intervenção. A prática realizada como objeto de reflexão.
 
Epidemiologia das doenças crônicas - 45 h/a
Epidemiologia das doenças cárdio-vasculares: formas de medidas, quadro internacional e nacional e fatores associados; Tendência temporal dos fatores de risco das doenças cárdio-vasculares.
 
Epidemiologia de Saúde Bucal - 45 h/a
Epidemiologia dos principais agravos bucais: formas de medidas, quadro internacional e nacional e fatores associados; Tendência temporal dos agravos à saúde bucal no Brasil.
 
Epidemiologia de Medicamentos e Produtos Naturais - 45 h/a
Métodos qualitativos e quantitativos; Estudos etnograficos; Estudos de fase III; Farmacovigilancia e vigilância pós-marketing: interações medicamentosas e reações adversas; Padrões de prescrição: indicadores; Estudos sobre uso racional; Farmacoeconomia.
 
Processos de Trabalho em Serviços de Saúde - 60 h/a
O trabalho como elemento fundante do ser social; Clássica definição sobre o processo de trabalho; Divisão social e técnica do trabalho; Processo de trabalho nos serviços; Processo de trabalho em saúde; O trabalho em saúde enquanto produção cooperativa e suas dimensões básicas; O modo de operar os serviços na atenção básica; A instrumentalidade no processo de trabalho na atenção básica e na atenção terciária.
 
Autonomia, comportamento  e cuidado em saúde - 45 h/a
Necessidade Humana de Saúde. Autonomia e saúde. Comportamento e Saúde. Condições subjetivas e objetivas intervenientes no cuidado em saúde. Cuidado em doenças crônicas.
 
Educação e Comunidade - 30 h/a
Conceitos e fundamentos da educação orientada/baseada na comunidade. Aplicações no contexto brasileiro. Princípios da Educação Popular em Saúde aplicados à educação.
 
Bioestatística II - 30 h/a
Seleção e aplicação de testes paramétricos e não-paramétricos. Estimação por ponto e intervalo de confiança. Confounding. Análise estratificada. Análise de regressão linear e logística. Análise de sobrevida. Noções de métodos multivariados.
 
O cuidado nos ciclos de vida - 45 h/a
Condição de saúde e doença em grupos populacionais específicos considerados da perspectiva dos ciclos de vida como infância, adolescência, idade reprodutiva e envelhecimento.Os ciclos de vida e suas especificidades biopssicossociais. Riscos mais frequentes para a saúde segundo faixa etária e o contexto de vida. Redes de cuidado e os ciclos vida. Cuidado, autocuidado e cuidado apoiado. O cuidado e a família: ética e cidadania no desenvolvimento do ser humano.
 
A integralidade do cuidado e a saúde do adolescente - 45 h/a 
Os ciclos de vida e a adolescência.Aspectos físicos e psicossociais.Epidemiologia dos ciclos de vida.Práticas de cuidado na adolescência nos diferentes níveis de atenção. Adolescência, família e contemporaneidade
 
 
Integrality in health and adolescent care
Life-course (life-cycle) and adolescence. Physical and psychosocial aspects of adolesxene. Life-course (life-cycle) epidemiology. Adolescence, family and contemporaneity. Adolescent care practices at different levels of health care services.
 
Integração ensino e serviços - 30 h/a
Aspectos que envolvem a integração ensino e serviços. Formação Profissional. A integração como espaço de reflexão sobre a prática do cuidado. Práticas educativas. Metodologia da Problematização;
 
Bioética - 30 h/a
Explicitação dos fundamentos filosóficos da Ética e da Bioética. Reflexão teórica e prática de natureza multidisciplinar sobre os aspectos e conseqüências morais da interação humana em diferentes contextos que envolvem a vida. Estudos sistemáticos da conduta humana na área das ciências da vida e da saúde, examinada à luz da Ética Global.
 
Estilo de Vida Saudável e Saúde Coletiva - 30 h/a
Determinantes sociais, estilos de vida e saúde. Epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis, políticas públicas e estilo de vida saudável. Sustentabilidade dos estilos de vida saudável.
 
Estilo de Vida e Promoção à Saúde - 30 h/a
Promoção à saúde. Estilos de vida saudáveis. Influências dos estilos de vida sobre o adoecimento, envelhecimento, bem estar subjetivo e a reabilitação. Determinantes sociais dos estilos de vida. Estratégias coletivas e individuais de promoção à saúde.

 


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