Facebook Twitter Imprimir

NOTÍCIAS


25/04/2019 - Arborização de Blumenau é tema de reunião no CCT

Convênio entre a FURB e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), que prevê estudos para a elaboração do Plano de Arborização Urbana de Blumenau, foi tema de reunião com o vereador Bruno Cunha (PSB), nesta terça-feira, 23 de abril, no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT). O vereador  foi recebido pelo diretor do CCT, Fábio Perez, pelo chefe do departamento de Engenharia Florestal, Moacir Marcolin e pelo coordenador do curso de Engenharia Florestal da FURB, Jackson Eleotério. 
 
Como presidente da Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio da Câmara de Vereadores de Blumenau, Cunha quis conhecer detalhes do convênio, cujo estudo está sob coordenação do professor Doutor Julio Cesar Refosco.
 
O convênio foi assinado em março de 2018. Durante 24 meses, alunos da FURB fazem a coleta de informações sobre as árvores das vias públicas e a respeito da infraestrutura que interfere com as árvores, mapeamento e caracterização das mesmas para realização de um diagnóstico sobre a situação, as condições das árvores e suas características, visando a dar base para a elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana do munícipio. Serão avaliadas quais espécies podem ser plantadas, quais precisam de manutenção ou poda e quais deixam em risco a rede elétrica. Além disso, o estudo objetiva ajudar a melhorar o embelezamento e a falta de árvores na região central da cidade, aumentando as áreas de sombra.  
 
Até o momento foram catalogadas árvores e infraestrura dos bairros Victor Konder, Itoupava Seca, Centro e Jardim Blumenau. O propósito é que o resultado deste plano seja transformado em Lei Municipal. O convênio tem execução prevista até 2020.
 
O estudo está sendo desenvolvido como um projeto de pesquisa que envolve professores dos cursos de Engenharia Florestal e de Arquitetura e Urbanismo, com estudantes de graduação e pós-graduação. Participaram também da reunião o presidente da Faema, Eder Boron e o engenheiro florestal e ex-aluno da FURB, Eduardo Meneses, da fundação.
Publicação: 25/04/2019 - 15h08 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): Divulgação CCT

Serviços


Painel