Facebook Twitter Imprimir

PARCERIAS PROGRAMAS PÓS-GRADUAÇÃO

 

Cooperação entre instituições para qualificação de profissionais de nível superior (pci) - minter

 
O PPGAd/FURB obteve a homologação pela CAPES para a Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI). No ano de 2020 teve início o PCI na cidade de Ipojuca - Pernambuco em cooperação com o CEEN- Centro de Excelência em Educação do Nordeste. A parceria tem como metas primordiais suprir necessidades locais e regionais, voltadas para inserir o potencial transformador dos recursos humanos nos espaços da pós-graduação, considerando as demandas suscitadas pelo coletivo atuando nas cidades nordestinas.
 
Trata-se de uma região carente à inserção da Pós-Graduação Stricto-Sensu. O compromisso político e social com o desenvolvimento regional e científico é reafirmado com a disponibilização de recursos para a criação e manutenção do programa em pauta, como se nota no investimento considerável no montar interfaces com outras instituições de ensino.
 
Essa motivação justifica-se pela sua ampla abrangência geo-educacional, tanto na região do cariri cearense, como em estados circunvizinhos, onde há uma grande demanda reprimida de profissionais, especialmente na área da Saúde, Gestão, Educação e outros. Estão matriculados 24 alunos, grande parte desses profissionais atuam nas universidades públicas e privadas da região nos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará e para ingressar nesses cursos eles encontram barreiras de acesso. A implantação do Mestrado em Administração terá diversos impactos positivos, o primeiro deles é a interiorização dos estudos na vertente stricto-sensu, em uma região distinta e  altamente desenvolvida, em segundo lugar, potencializando sua eficácia e capacidade de intervenção sobre a realidade regional.
 
 

Indicadores de solidariedade e nucleação

 
Durante o  quadriênio a FURB atuou ativamente na Cooperação Acadêmica e Científica entre Programas de Pós-Graduação em Administração FURB/UNOESC/UNIVALI/UNOESC. Tendo em vista a necessidade da UNOESC no suporte à implantação de seu Programa de Doutorado em Administração (Aceito CAPES em 2016), e pela FURB o suporte em relação ao seu quadro de docentes integrantes do NDP, as instituições FURB e UNOESC/SC têm acordo de cooperação (firmado em 29/04/2016) com os seguintes objetivos:
a)  Promover a parceria entre a FURB, a partir do seu Programa de Pós-graduação em Administração, e a UNOESC, por meio do seu Programa de Doutorado em Administração (início de atividades em 2017);
b) Ceder docentes com reconhecimento mútuo de estudos na área de administração, para atuação na categoria de docentes permanentes em atividades de ensino, projetos de pesquisa e orientação de alunos de mestrado ou doutorado, com carga horária mínima de 10 horas semanais, de acordo com os artigos 2° e 3° da Portaria 174/2014 da Capes;
c) Desenvolver uma ampla e eficaz colaboração científica e de ensino na pós-graduação de administração em temas de interesse comum.
 
Com esses objetivos, a FURB cedeu o Professor Dr. Gérson Tontini, que atuou em 2017 como pesquisador e professor de disciplina de Análise multivariada de dados, no doutorado UNOESC. Já pelo lado da UNOESC, esta cedeu o Professor Dr. Carlos Eduardo Carvalho para atuação como professor do PPGAd/FURB, tendo o mesmo atuado durante 2017 e 2018 como professor da Disciplina Administração e Ciências, efetuado orientação da Mestranda Marjulie Merini Alberton, com coorientação do Pós-doutorando, Prof. Dr. Júlio Cesar da Silva.
 
Em 2020 foi firmado um acordo de cooperação técnico-científica entre o Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIVALI e o Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd/FURB, referendado pelas Reitorias da duas IES. Ressalta-se que esta cooperação já vem sendo desenvolvida desde 2017. O grupo de trabalho opera na forma de reuniões mensais sob a coordenação da Profa. Dinora Floriani e Prof. Mohamed Amal, com os orientandos de doutorado e mestrado. Como já abordado anteriormente, o Prof. Mohamed Amal, resultado desta cooperação, a partir de 2018 atua 10hs/semana como docente do NDP no PPGAd/Univali. Em 2020 três alunos do PPGAd/Univali cursaram disciplina no PPGAd/FURB.
 
Os temas de pesquisa cobrem as seguintes áreas especificas: Estratégias de empresas multinacionais de países emergentes; Instituições e desempenho de empresas multinacionais; Fatores locacionais e competitividade das empresas multinacionais. Entre 2017 a 2020 foram publicados artigos em Journal Qualis A2, dois capítulos de livro e quatro trabalhos em eventos internacionais, conforme abaixo:
  • PETRY, J. F.; AMAL, M.; Floriani, D.E Institutional distance, regional clusters and performance of foreign subsidiaries: evidence from Brazil. In: Academy of International Business- Annual Meeting, 2017, Dubai. AIB Annual Meeting 2017.
  • FLORIANI, D., & AMAL, M. (2018). The dynamics and patterns of a cultural and creative industry in Brazil from an international business perspective: the wine industry as a creative industry (pp. 239-261). Edward Elgar Publishing. (CAPÍTULO LIVRO)
  • CORREA DA CUNHA, Henrique; AMAL, Mohamed; FLORIANI, Dinorá Eliete. Determinants of Foreign Subsidiaries Performance in Latin America. Academy of International Business- Latin American. Chapter 2018, V8.
  • PETRY, Jonas Fernando; AMAL, Mohamed; FLORIANI, Dinorá Eliete. Institutional Distance, Regional Clusters and Performance of Foreign Subsidiaries: Evidences from Brazil. BBR. Brazilian Business Review, v. 15, n. 3, p. 302-316, 2018.
  • CRUZ, C. B. B. ; Floriani, D.E ; Amal, Mohamed . Embeddedness as A Location Determinant at Subnational Level. In: 9th. Conference AIB-LAC, 2019. 9th. Academy of International Business, LAC Chapter. Cochabamba.
  • CUNHA, H. C.; Amal, Mohamed; Floriani, D.E; ANDERSSON, S. Institutional Distance Moderating Effects on cultural distance and performance relationship: asymmetry of distance and the case of foreign multinationals. In: Academy of International Business. Annual Meeting, 2019, Copenhaguen. AIB.Annual Meeting 2019.
  • CUNHA, H. C.; Andersson, S.; AMAL, M.; FLORIANI, D. E.; GOMES, G. Are we talking about country profile or distance? In: 16th International Conference of the SGBED, 2019, São Paulo. Balancing Globalization & Local Priorities: Challenges Facing Business in Developed and Emerging Markets, 2019.
  • ROSSATO, Gabrielle; FLORIANI, Dinorá Eliete; AMAL, Mohamed. Permanência no Exterior e Renovação Estratégica de uma Born Global Digital de Mercado Emergente: um Estudo de Caso. BASE, v. 17, p. 002-38, 2020.

 

Seguindo as práticas de solidariedade como uma forma de reduzir as assimetrias regionais o PPGAd também assinou um acordo de cooperação com a Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, tendo como objetivo a ampla cooperação técnica científica, especialmente para o intercâmbio de professores para a consolidação de Programas de pós-graduação Strictu Sensu de ambas as instituições.
 
A cooperação, embora inicial, já resultou em trabalho aprovado no SEMEAD 2019 intitulado “De recursos a capacidades dinâmicas: seis décadas de contribuições no estudo do desempenho diferenciado das firmas”, Autores: Linda Jessica De Montreuil Carmona (FURB), Giancarlo Gomes (FURB) e Maurício Atamanczuk (UNICENTRO). O artigo foi apresentado também em sessão SAPIENS.

 


Painel