Facebook Twitter Imprimir

 

Título conferido: licenciado
Duração: 8 fases (4 anos)

FUMDES - CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
BLUMENAU SC

 

curso de Ciências da Religião da FURB tem como foco desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, que possibilite uma leitura e compreensão críticas dos fenômenos religiosos na diversidade cultural, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, solidária e livre, que reconheça na alteridade a dignidade de todas as formas e expressões de vida.
 
O Curso CR-ER da FURB é pioneiro no Brasil com Licenciatura em Ensino Religioso, habilita profissionais para o exercício docente em Ensino Religioso na Educação Básica.  No decorrer destes anos o curso tem integrado de forma significativa a luta pelos Direitos Humanos em relação à Diversidade Cultural Religiosa, que transita no cotidiano social, acadêmico e escolar, buscando contribuir na formação de docentes e pesquisadores e comunidades comprometidas com a erradicação de discriminações e violências de caráter religioso.
 
Atualmente as turmas do curso de Ciências da Religião da FURB ocorrem em diferentes cidades do estado de Santa Catarina e são ofertadas por meio de Bolsas FUMDES (Artigo 171), disponibilizadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina, com processo seletivo específico.

 

 

Diferenciais

 
  • É referência nacional e internacional por seu caráter pioneiro; compromisso e qualidade no ensino, pesquisa e extensão na área de Direitos Humanos e Diversidade Cultural Religiosa em consonância com a legislação brasileira que preconiza uma educação plena e para todos, sem quaisquer formas de discriminação, ou seja, de classe, etnia, credo ou orientação sexual.
  • O Curso integra através do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento / PPGDR FURB, o Comitê de Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
  •  Membros do colegiado, corpo discente e docente, e coordenação integram e participam ativamente de diferentes fóruns, grupos de estudos e pesquisas, associações, movimentos nacionais e internacionais.
 

 

 

  • A FURB, em parceria com outras instituições de ensino governamentais, não-governamentais e religiosas, vem promovendo eventos relacionados à área; assim como oportuniza e incentiva a participação dos acadêmicos em grupos de pesquisa.
 

Campo profissional

 
  • O profissional pode atuar no exercício docente em Ensino Religioso na Educação Básica.
  • Prestar assessorias e serviços em empresas e instituições governamentais, não-governamentais, religiosas e educacionais.

 


Painel