Desafio Mundial da Natureza Urbana - Atividades pré-Desafio
Por eventos_ruan [Qui, 13/04/2023 - 09:22 ]
O Desafio Mundial da Natureza Urbana está com atividades em Blumenau!
O Desafio Mundial da Natureza Urbana (ou City Nature Challenge, em inglês) é um evento que objetiva aproximar a sociedade da natureza. É a primeira vez que o Vale do Itajaí e região está concorrendo!!!
O evento internacional será entre o 28 de abril a 1 maio, e consiste em registrar, via o aplicativo ou plataforma iNaturalist (https://www.inaturalist.org/), a maior quantidade de organismos silvestres: plantas, animais e/ou fungos.
Conhecendo todo o potencial da nossa biodiversidade, sabemos que é só uma questão de empenho para que o Vale do Itajaí possa ficar bem colocado nessa disputa!
Mas, para isso precisamos da sua ajuda! Participar é muito simples, mas estão programadas oficinas (não-obrigatórias) sobre pré-Desafio em serão abordados os temas:
1) Como usar o app do iNaturalist;
2) Como incluir conteúdos múltiplos (imagens) de Observações no site do iNaturalist;
3) Produção de Fotografia Biológica;
4) Atividades práticas de Observação da Natureza (por enquanto só em Blumenau).
O pré-Desafio tem atividades programadas até dia 26 de abril.
Faça sua inscrição gratuita em: https://linktr.ee/desafiodanatureza.valedoitajai
A acadêmica de pós-graduação do Mestrado em Biodiversidade da FURB Liu Idarraga Orozco está coordenando as ações do pré-Desafio na universidade. A iniciativa conta com o apoio do Departamento de Ciências Naturais, através do Curso de Ciências Biológicas da FURB.
iNaturalist é uma plataforma que funciona como uma rede social de naturalismo. Participam pessoas de diferentes áreas, mas que apreciam a natureza. O aplicativo também foi pensado para servir em projetos de ciência cidadã. No Brasil, a contribuição para a ciência com fotos e sons que as pessoas compartilham, têm sido muito importantes, especialmente na área de invertebrados. iNaturalist tem o respaldo de uma importante comunidade de biólogas/os e técnicas/os que se encarregam de fazer voluntariamente a curadoria dos dados, para que cada dia os algoritmos de identificação automática funcionem melhor.
Venha com a gente e seja também um(a) cientista cidadão(ã), contribua com a conservação da natureza. Só conservamos o que amamos e só amamos o que conhecemos!
Siga o projeto nas redes e ajude–nos com a sua divulgação: @desafionatureza.valedoitajai e @biofurb.
