FURB, Univali e Univille fazem simpósio de pós em Educação

FURB, Univali e Univille fazem simpósio de pós em Educação

Foto: Divulgação

Os Programas de Pós-Graduação em Educação da FURB, da Univali e da Univille realizam, nesta terça-feira, dia 29, o XlV Simpósio Integrado de Pesquisa em Educação,  no  campus da Univali, em Itajaí, entre 9 e 17 horas.
 
A conferência de abertura, às 9 horas, será ministrada pela professora Dra Andreia Barbosa Gouveia, da Universidade Federal do Paraná, onde atua no Núcleo de pesquisa em Políticas Educacionais (NUPE).
 
Programação
 
9h  -  Abertura e conferência
 
11h as 17h  - Apresentação de trabalhos nos seguintes grupos:
 
1-Arte e Educação: práticas de literatura, ensino de música, estética, ensino de arte e educação patrimonial e cultura
2-Políticas, currículo e ensino superior: políticas para educação básica e superior, fundamentos da educação, currículo para educação básica e superior.
3- Linguagens: constituição de sujeitos, letramento, processos de aquisição e ensino de línguas.
4- Práticas educativas e formação profissional: educação popular, educação de adultos, educação do campo, gênero e cidadania, educação de jovens, educação ambiental,  indígena e educação e trabalho.  
5-Infância e educação: práticas educativas na infância, formação do professor de educação infantil, culturas infantis, sociologia da infância e políticas públicas para educação da infância.
6-Processos de ensino e aprendizagem: tecnologias inovadoras, organização do trabalho pedagógico, teorias da aprendizagem, construção do conhecimento. 
7-Formação docente: políticas de formação, organização do trabalho docente, saberes docentes  e educação especial
A inscrição de trabalhos é exclusiva para os alunos, egressos e professores dos Programas de Pós-graduação em Educação das três universidades.
 
Currículo da Conferencista
 
A professora Dra. Andreia Barbosa Gouveia possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, na área de concentração Estado, Sociedade e Educação. Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná onde atua no Núcleo de pesquisa em Políticas Educacionais (NUPE). Está credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR na linha de pesquisa em Políticas Educacionais. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho Estado e Educação da ANPED no período de 2010-2012, vice-presidente Sul da diretoria da ANPED na gestão 2013-2015 e atualmente é Presidente da ANPED - gestão 2015-2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos de financiamento da educação, remuneração docente, política educacional em sistemas de ensino.