A FURB
Unidos construímos a nossa Universidade
Do sonho de construir uma Universidade até a realidade atual da FURB se passaram muitos anos. Uma vitória, com certeza.
Uma glória que deve ser creditada a todas as pessoas da comunidade que sempre estiveram envolvidas neste sonho. E claro, a todos os que passaram pelos corredores e salas da FURB, seja ao lado de quem ensina e comanda, seja do lado de quem aprende e se prepara para a grande corrida da vida.
Ousadia, experiência e renovação são conceitos sempre presentes no desenvolvimento da FURB, que cresceu e se consolidou como um dos principais polos de produção de conhecimento do sul do país, realizando ensino, pesquisa e extensão e formando uma comunidade de saberes consolidados, madura e experiente.
Primeira faculdade do interior de Santa Catarina
A FURB é feita de pessoas. Cada uma delas - com a sua característica - acreditou e fez do sonho uma realidade que hoje encanta pela grandiosidade. Um universo de conhecimento que extrapola os limites das salas de aula e laboratórios e interfere diretamente em muitos lares, empresas e cidades.
É a primeira faculdade do interior do estado de Santa Catarina e foi criada em 1964, como fruto de um movimento comunitário, para tornar mais abrangente o acesso ao ensino superior. Objetivo que a Universidade Regional de Blumenau continua realizando ao longo da sua história e alcançado por mais de 40 mil profissionais graduados pela FURB.
Em 13 de fevereiro de 1986, pela Portaria Ministerial nº 117, o Ensino Superior, mantido pela FURB, é reconhecido e credenciado pelo Ministério da Educação como Universidade.
A partir de março de 1995, pela Lei Complementar Municipal nº 80, a Universidade Regional de Blumenau figura como Instituição de Ensino Superior criada e mantida pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, incluída como órgão autônomo na estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal, uma instituição oficial de direito público.
Desde 19 de março de 2010, por meio da Lei Complementar Municipal nº 743, a FURB é uma autarquia municipal de regime especial, possuindo plena autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, conforme disciplina seu Estatuto, nos termos do art. 207 da Constituição Federal.
Missão, visão e valores
Missão - Promover o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, respeitando e integrando a diversidade cultural, fomentando o desenvolvimento social, econômico e ambiental responsável.
Visão - Ser universidade pública reconhecida pela qualidade de sua contribuição e inovação na vida regional, nacional e global.
Valores:
- Comprometimento: com a transparência nos processos e atos institucionais; com a participação democrática das comunidades interna e externa nas políticas e decisões institucionais; com a valorização dos discentes e dos servidores; com a formação integral do ser humano; com a democracia, com a ética e com a pluralidade; com o desenvolvimento social e sustentável; com a manutenção da sua identidade e tradição; com respeito à natureza e a todas as formas de vida.
- Efetividade: como universidade pública.- na socialização do conhecimento e de tecnologias; na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; na integração e inserção comunitária.
- Inovação: nos processos de humanização; nos processos de ensino-aprendizagem, de pesquisa e extensão; nas soluções para atendimento às demandas da sociedade; nos processos de internacionalização; na gestão acadêmica e administrativa.
Palavra da Reitora
A origem da FURB está alicerçada na grandiosa capacidade de trabalho e de superação de nossa gente.
Criada pela comunidade para viabilizar aos filhos dos trabalhadores locais o acesso ao ensino superior, nossa Universidade cresceu, se desenvolveu e transformou-se num grandioso espaço de geração e disseminação do conhecimento.
Presente em todas as áreas do saber humano, proporcionando inúmeras opções através de dezenas de cursos de graduação e pós-graduação, ensino médio, de idiomas, laboratórios, televisão, rádio, atividades esportivas e culturais; a FURB está preparada para atender as demandas cotidianas de seus alunos e da comunidade onde está inserida.
Sem abrir mão dos princípios que nortearam sua gênese - o caráter público e democrático da Universidade - a FURB vive um positivo momento de adequação aos novos desafios de nossa realidade contemporânea.
Inovadora em seus métodos, conectada com o futuro e comprometida com o desenvolvimento regional, a FURB oferece um ensino de qualidade, pesquisa de excelência e centenas de projetos de inserção social, consolidando assim sua posição de destaque no ensino superior brasileiro.
Profa. Marcia Cristina Sardá Espindola
Reitora da FURB
LEGISLAÇÃO
FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau
- Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 117 de 13/02/1986 - D.O.U. de 14/02/1986
- CNPJ: 82.662.958/0001-02
ESTATUTO E REGIMENTO
- Decreto Municipal nº 9.199/2010 - homologa o Estatuto da FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
- Resolução FURB nº 35/2010 - alterada pelas Resoluções nº 67/2013, 87/2013, 4/2015 e 50/2016.
- Decreto Municipal nº 9.473/2011 - homologa alterações no Estatuto da FURB: cria a Divisão de Cultura e adequa a denominação da PROPEX.
- Decreto Municipal nº 9.751/2012 - homologa alterações no Estatuto da FURB: altera a composição do Consuni.
- Decreto Municipal nº 10.164/2013 - homologa alterações no Estatuto da FURB: prorrogação dos mandatos de chefes de departamento, diretores de unidade, reitor e vice-reitor.
- Decreto Municipal nº 10.295/2014 - homologa alterações no Estatuto da FURB: altera nome do CCE para CCEAL.
- Decreto Municipal nº 10.583/2015 - homologa alterações no Estatuto da FURB: revoga a deliberação sobre a autorização para docência das unidades universitária e de ensino médio, permite vice-reitor acumular duas funções na gestão superior...
- Decreto Municipal nº 11.095/2016 - homologa alteração de dispositivo do Estatuto: Da competência do Conselho da Unidade Universitária - inclusão no art. 82 do inciso XV - aprovar a criação e o plano acadêmico e acompanhar as atividades das...
- Decreto nº 11.837/2018 - homologa alterações em dispositivos do Estatuto da FURB, promovidas pelas Resoluções nº 045/2018, de 08 de junho de 2018, e nº 052/2018, de 25 de junho de 2018, que acompanham o presente Decreto.
- Decreto nº 12.651/2020 - homologa a alteração do estatuto da FURB, promovida pela resolução nº 30/2020.
- Resolução FURB nº 35/2010 - alterada pelas Resoluções 41/2011, 26/2012, 67/2013, 87/2013, 4/2015, 50/2016, 45/2018, 52/2018 e 030/2020
REGIMENTO GERAL DA FURB
- Resolução FURB nº 129/2001 - homologa o Regimento Geral da Universidade Regional de Blumenau.
- Resolução FURB nº 30/2015 - altera o artigo 106 do Regimento Geral da Universidade Regional de Blumenau.
LEIS COMPLEMENTARES
- Lei Complementar Municipal nº 1099/2017 - disciplina a prestação de serviços ocasionais no âmbito da FURB, prevista no artigo 26 da lei complementar nº 746.
- Lei Ordinária nº 8391/2017 - autoriza a FURB a conceder auxílio financeiro ao Diretório Central dos Estudantes da Fundação Educacional da Região de Blumenau - DCE.
- Lei Complementar Municipal nº 746/2010 - dispõe sobre as regras para a aplicação do estatuto dos servidores públicos municipais aos servidores da FURB.
- Lei Complementar Municipal nº 745/2010 - institui o estatuto do magistério público municipal de Blumenau da Educação Superior, do ensino médio e da educação profissionalizante.
- Lei Complementar Municipal nº 744/2010 - institui o plano de carreira para os servidores técnico-administrativos da FURB.
- Lei Complementar Municipal nº 743/2010 - dispõe sobre a reorganização da estrutura administrativa da FURB.
- Lei Complementar Municipal nº 660/2007 - dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos do município, suas autarquias e fundações públicas.
NOSSA HISTÓRIA
COMO TUDO COMEÇOU
As solicitações para a implantação de unidades de Ensino Superior na região do Vale do Itajaí surgiram, em Blumenau, através de movimentos de opinião pública a partir de 1953. Com pronunciamentos de Vereadores, da União Blumenauense de Estudantes - UBE, e Clubes de Serviço. Começava-se a idealizar o acontecimento de uma Universidade que, além de contribuir para o desenvolvimento da região, romperia com a monopolização do ensino superior exercido pela Capital do Estado. Movimento este que não contou com apoio político nem técnico da capital, a qual estava, de certa forma, privilegiada com a criação da Universidade Federal de Santa Catarina. Nem por isso foi posta de lado a ideia, e os auxílios foram buscados em Universidades situadas fora do nosso Estado, como as Universidades de São Paulo e de Santa Maria no Rio Grande do Sul.
Durante dez anos os debates e as reivindicações objetivaram sensibilizar os poderes públicos Estadual e Federal, com vistas à interiorização do ensino superior em Santa Catarina. As diversas tentativas encetadas na área política determinaram amplos debates na Assembleia Legislativa do Estado, resultando na aprovação de uma lei, em 1957, a qual criou, também, a Faculdade de Engenharia de Joinville, cuja implantação, integrada à Universidade para o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, somente ocorreu em 1965.
Foto: Aula Magna da Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau em 02/05/1964. À frente: prof Milton Pompeu da Costa Ribeiro e prof. Gentil Telles. Atrás: prof. Pe. Orlando Maria Murphy e prof. Diderot Carli.
1964 - UNIDOS CONSTRUIREMOS A NOSSA UNIVERSIDADE: UM IDEAL!
Esse processo de conscientização por um Ensino Superior no Vale do Itajaí despertou o movimento comunitário que decidiu criar, em Blumenau, a primeira unidade de Ensino Superior do interior do Estado de Santa Catarina, a Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau. O projeto que deu origem factual à Nossa Universidade foi levado para apreciação da Câmara Municipal e do Prefeito Hercílio Deeke por Martinho Cardoso da Veiga, em 1963, o qual também era membro da Câmara. Era o início da concretização de um ideal por demais batalhado.
Assim, sobretudo, como fruto de um movimento comunitário, promulgou-se, em 5 de março de 1964, a Lei Municipal nº 1233, a qual criou a Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau, consagrando uma Aspiração Cultural encenada aos 2 de maio do mesmo ano, com a aula inaugural da primeira Faculdade do interior do Estado, proferida pelo então Professor, Alcides Abreu.
A Aula Magna da Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau realizou-se no Auditório do Colégio Santo Antônio. Para o andamento das aulas foram utilizadas as dependências da Escola Primária Barão do Rio Branco, durante todo ano de 1964. Os alunos contavam com uma equipe de seis professores e, somando-se ao quadro, um auxiliar administrativo.
A partir de 1965, a Faculdade mudou-se para a Escola Básica Júlia Lopes de Almeida, onde, inclusive, instalou-se a própria Fundação, criada na véspera do natal de 1967. Em 20 de dezembro de 1967, através da Lei Municipal nº 1458, institui-se a FUB - Fundação Universitária de Blumenau. Na mesma ocasião, pela Lei Municipal nº 1459, são criadas as Faculdades de: Filosofia, Ciências e Letras de Blumenau e a de Ciências Jurídicas de Blumenau, sendo estas unidades integrantes da já nomeada Fundação.
Caminhando para o final da década de 60, a comunidade novamente se sensibiliza a colaborar para a concretização de mais um passo: a construção da sede própria da FUB - Fundação Universitária de Blumenau, em 1968.
Foto: Aula Magna da Faculdade de Ciências Econômicas, ministrada pelo prof. Alcides Abreu em 02/05/1964.
A CARTA DE IBIRAMA: UM SÍMBOLO DE INTEGRAÇÃO NO VALE DO ITAJAÍ
A Carta de Ibirama simboliza o resultado do primeiro encontro Intermunicipal Pró-Ensino Superior no Vale do Itajaí, realizado na Cidade de Ibirama, aos 5 de outubro de 1968. O encontro tinha como objetivo principal o assentamento definitivo das bases para o surgimento da Universidade Regional. Fizeram parte desse encontro prefeitos, vereadores e professores universitários do Vale do Itajaí. Nessa reunião foi consolidado o entusiasmo do setor político em torno do ideal universitário, bem como dos objetivos primeiros da iminente Universidade, que visava à integração de todos os municípios da região, o que, felizmente, foi conseguido com muito êxito.
Foto: Carta de Ibirama, 5 de outubro de 1968.
O MOVIMENTO PRÓ-SEDE PRÓPRIA
Logo depois que a Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau foi implantada, em 1964, seus dirigentes trataram de estruturá-la convenientemente e torná-la uma realidade a serviço da comunidade. Essa intenção foi alcançada com a conclusão da Primeira Turma de Bacharel em Economia, em 1967.
Após ter sido promulgada a Lei Municipal nº 1557, de 24 de dezembro 1968, que cria a Fundação Universidade Regional de Blumenau, foi acordado que, para o funcionamento pleno e satisfatório das três faculdades, seria necessária a transferência dessas para uma sede própria.
O movimento de integração e conscientização popular criou e induziu o termo "Nossa Universidade", circunstância que bem revela a aproximação entre Comunidade e Universidade. A Fundação, sozinha, não estava em condições de destinar verbas próprias para edificações. Era preciso apoio, conseguido, primeiramente, com o Lions Clube de Blumenau Centro que, através da comissão Pró-Ensino Universitário, sentiu o problema e estruturou uma campanha. O Lions, para expor os seus objetivos da campanha e assim arrecadar os fundos necessários, convocou para uma assembleia presidentes dos Clubes de Serviço e entidades de classes patronais e de empregados.
A CAMPANHA
O objetivo era, através de uma rifa, conseguir o dinheiro para construir os três primeiros blocos da Fundação, a qual já dispunha de terreno desapropriado e serviço de terraplanagem em fase bastante adiantada. Contribuíram, para o êxito financeiro alcançado, homens e mulheres responsáveis que, unidos em um ideal comum, traduziram um desejo de transformar o sonho em realidade.
Foto: Exposição dos prêmios.
1969 - INAUGURAM-SE OS PRIMEIROS BLOCOS DA FURB
Construídos, os três primeiros blocos são inaugurados em 2 de agosto de 1969. Já com sede própria, o patrimônio da Fundação Universidade Regional de Blumenau era composto, à época, pelas seguintes entidades:
- Fundação Universitária de Blumenau;
- Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau;
- Faculdade de Ciências Jurídicas de Blumenau;
- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Blumenau;
- Hospital Santo Antônio;
- Hospital Infantil, em construção.
- Museu Dr. Fritz Müller - os três últimos devolvidos ao patrimônio do Município anos depois.
Em continuidade aos planos de expansão e diversificação de cursos, em 11 de dezembro de 1972, com a Lei nº 1894, é criada a Faculdade de Engenharia de Blumenau. Logo mais, em maio de 1974, através da Lei nº 2001, foi instituída a Faculdade de Educação Física e Desportos. Em 22 de julho de 1974, através da Lei nº 2.016, altera-se a denominação da Fundação Universidade Regional de Blumenau, para Fundação Educacional da Região de Blumenau. A citada Lei, no seu Art. 3º, prevê que, após o reconhecimento como Universidade, restabelecer-se-ão plenamente os dispositivos da Lei nº 1.557, que a denominava Universidade.
Na medida em que foram criados e implantados novos cursos, como Engenharia Civil, Engenharia Química, Processamento de Dados, Administração, Ciências Contábeis, Educação Física e Educação Artística, ampliaram-se também as instalações da Fundação. Em 19 de outubro de 1982, a Câmara Municipal de Blumenau decretou e sancionou a Lei nº 2876, que consolidou a Legislação referente à Fundação Educacional da Região de Blumenau - o Regimento Unificado e o início do processo para transformação em Universidade.
No entanto, permaneceu, no decorrer dos anos, o "nome-fantasia" FURB, já incorporado na linguagem regional. Finalmente, em 13 de fevereiro de 1986, pela Portaria Ministerial nº 117, o Ensino Superior, mantido pela FURB, é reconhecido e credenciado pelo Ministério da Educação como Universidade, passando, novamente, a Mantenedora a denominar-se: Fundação Universidade Regional de Blumenau, nossa conhecida FURB, conforme previa a Lei nº 2.016 de 22/07/1974, em seu Art. 3º.
A partir de 21 de março de 1995, pela Lei Complementar Municipal nº 80, a Universidade Regional de Blumenau figura como uma Instituição de Ensino Superior criada e mantida pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. A Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB é incluída como órgão autônomo na estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal, uma instituição oficial de direito público. A FURB possui autonomia didático-científica, administrativa, de gestão financeira e patrimonial, conforme os seus Estatutos e Regimento Geral.
A partir de 19 de março de 2010, através da Lei Complementar Municipal nº 743 que dispõe sobre a reorganização da estrutura administrativa da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, instituída pela Lei Municipal nº 1.557, de 14 de dezembro de 1968 e reconhecida como Universidade pelo Ministério da Educação, por meio da Portaria Ministerial nº 117, de 13 de fevereiro de 1986, consolidando a legislação pertinente, reformulando sua estrutura administrativa, organizando seus quadros de pessoal e dando disposições finais e transitórias pertinentes.
Deste modo, a FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau é uma autarquia municipal de regime especial, com sede e foro no Município de Blumenau, Estado de Santa Catarina, aplicando-se-lhe as prerrogativas e os privilégios da fazenda pública municipal. Possui plena autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, nos termos do art. 207 da Constituição Federal e da pertinente legislação nacional de ensino.
Foto: Inauguração dos blocos A, B e C - prof. Martinho Cardoso da Veiga, gov. Ivo Silveira, pref. Carlos Curt Zadrozny - 02/08/1969.
Fonte: Centro de Memória Universitária da FURB.
GALERIA DE REITORES
PROFA. MARCIA CRISTINA SARDÁ ESPINDOLA
- 1º Mandato - eleita e nomeada reitora da FURB em 01/02/2019, exercendo o cargo até 31/01/2023.
- 2º Mandato - reconduzida ao cargo em 01/02/2023, devendo o mandato estender-se até 31/01/2027.
Nasceu em Otacílio Costa - SC, no dia 20/01/1972, filha de Marlindo Sardá e Amélia Maria Sardá.
Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional de Blumenau - FURB e tornou-se Mestre em Engenharia Civil (Construção Civil) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Ingressou como técnica administrativa, no quadro dos servidores da FURB, em 1989, exercendo atividades nos setores de Contabilidade, Divisão de Tecnologia da Informação - DTI e Laboratório de Habilitação da Arquitetura. Em 2005, passou a exercer o cargo de docente do quadro no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, lecionando as disciplinas de Ateliê I - Expressão e Representação Gráfica para Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo; Ateliê II - Forma, Composição e Espaços na Arquitetura; Ateliê III - Projetos Integrados de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e Tecnologia; Ateliêr e Maquetaria I, II e III.
Sua experiência administrativa compreende a chefia do Departamento de Arquitetura durante dois mandatos (2006-2007 e 2012-2014) e a diretoria do Centro de Ciências Tecnológicas - CCT (2014-2018). Ainda foi Coordenadora do Laboratório de Maquetaria e atuou em diversos Programas e Projetos de Extensão da instituição.
- 1º Mandato - Vice-Reitor: prof. Dr. João Luiz Gurgel Calvet da Silveira
- 2º Mandato - Vice-Reitor: prof. Dr. Marcus Vinicius Marques de Moraes
PROF. JOÃO NATEL POLLONIO MACHADO
- 1º Mandato - eleito e nomeado reitor da FURB em 27/10/2010, exercendo o cargo até 31/01/2015.
- 2º Mandato - reconduzido ao cargo em 01/02/2015, devendo o mandato estender-se até 31/01/2019.
Nasceu em Santa Mariana - PR, no dia 23 de junho de 1960, filho de Manoel Machado Filho e Herminia Pollonio Machado. Graduou-se em Medicina, pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, em 20/07/1988. Realizou residência médica em Neurologia, também na UFPR, em 31/01/1991. Mestre em Ciências Médicas - concentração em Clínica Médica, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, em 21/10/2002. Doutor em Neurologia, pela Universidade de São Paulo - USP, em 01/03/2010.
Professor do quadro da FURB desde 1995, lecionando nos cursos de graduação de Medicina e Fisioterapia, disciplinas de Neuroanatomia, Neurologia, Semiologia Médica, Internato em Clínica Médica.
Sua experiência administrativa compreende a chefia do Departamento de Medicina, por um mandato no período de agosto/2002 a junho/2004 e outro mandato no período de abril/2009 a junho/2010; e a coordenação do Colegiado do Curso de Medicina por dois mandatos agosto/1998 a agosto/2002. Foi membro do Conselho de Centro de Ciências da Saúde, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE e da Câmara de Ensino. Membro da Academia Brasileira de Neurologia, da American Academy of Neurology e pelos trabalhos em neuropatia periférica foi agraciado, em 2002, com o prêmio de Mérito Cientifico da Associação Catarinense. Em 2014, recebeu o título honorífico de Cidadão Blumenauense em sessão solene na Câmara de Vereadores de Blumenau.
- 1º Mandato - Vice-Reitora: profa. Griseldes Fredel Boos
- 2º Mandato - Vice-Reitor: prof. Udo Schroeder
PROF. EDUARDO DESCHAMPS
- Foi eleito e nomeado Reitor da FURB em 27/10/2006, exercendo o cargo até 26/10/2010.
Nasceu em Blumenau - SC, no dia 14 de janeiro de 1966, filho de Genésio Deschamps e Irma Deschamps. Graduou-se como Engenheiro Eletricista, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, em 1987. Mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela UFSC, respectivamente em 1990 e 1999. Especializou-se em Empreendedorismo na Engenharia, em 2001, através de um curso de pós-graduação voltado para a formação de professores para disseminação da cultura empreendedora na área tecnológica.
Professor do quadro da FURB desde 1990, lecionando nos curso de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Produção e Ciências da Computação. Lecionou, igualmente, nos cursos de especialização em Qualidade de Conservação de Energia Elétrica, Telemática e Automação Industrial. Atou também como professor orientador nos mestrados em Engenharia Elétrica. Engenharia Ambiental e Desenvolvimento Regional.
Sua experiência administrativa compreende a chefia do Departamento de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações, durante dois mandatos; a coordenação do Colegiado do Curso de Engenharia Elétrica, por um mandato; e a direção do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de Blumenau, hoje Instituto FURB, em duas gestões, 1994-1995 e 1999-2001. Ainda, foi membro instituidor da Fundação Fritz Müller da qual já foi presidente. Foi avaliador institucional credenciado pelo Ministério de Educação.
- Vice-Reitor: prof. Romero Fenili
PROF. EGON JOSÉ SCHRAMM
- 1º Mandato - eleito e nomeado reitor da FURB em 26/10/1998, exercendo o cargo até 24/10/2002.
- 2º Mandato - reconduzido ao cargo em 25/10/2002, exercendo o cargo até 26/10/2006.
Nasceu em Gaspar - SC, no dia 8 de julho de 1951, filho de Sílvio Schramm e Maria Edith Schramm. Graduou-se em Ciências Biológicas, pela Universidade Regional de Blumenau - FURB em 1975. Exerceu atividades docentes desde 1972, lecionando no Colégio Estadual Frei Godofredo - Gaspar, até 1974. Atuou como professor no Conjunto Educacional Pedro II - Blumenau, até 1976, um ano após concluir sua graduação.
Em continuidade aos estudos, cursou mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, concluindo em 1979.
Retornando ao Vale do Itajaí, iniciou, em 1979, atividades na FURB como professor de dedicação exclusiva. Lecionou disciplinas de Prática de Ensino em Ciências, Genética e Evolução, e Genética Vegetal, do Departamento de Ciências Naturais. Atuou como chefe do Departamento de Ciências Naturais de 1982 a 1984. Foi o primeiro Coordenador e Organizador da Escola Técnica do Vale do Itajaí, mantida pela FURB - Etevi, de 1980 a 1986. Elegeu-se como primeiro diretor do Centro de Ciências Exatas e Naturais, para o período de 1986 a 1990, tendo sido reeleito até 1994.
Continuando os estudos, especializou-se em Biologia de Peixes, pela Universidade de Gödölö - Hungria, em 1989. E, na FURB, foi o co-fundador e um dos idealizadores da Fundação de Piscicultura Integrada do Vale do Itajaí - FUNPIVI, em 1988, localizada na sede de Timbó. Foi membro presidente do conselho deliberativo dessa entidade.
Mostrando-se interessado em Administração Universitária, especializou-se nessa temática, na Universidade de Quebec - Canadá, em 1993.
Foi eleito e nomeado vice-reitor da FURB, na gestão de 1994-1998. Elegeu-se para a próxima administração, de 1998-2002, como reitor (primeiro mandato). Foi reconduzido ao cargo para gestão 2002-2006 (segundo mandato).
Com compromisso sério, a FURB, nesse período, ampliou os cursos de graduação e de curta duração; mestrados próprios, entre outros; priorizando áreas como: ambiental, tecnológica e de saúde. Visando à integração entre pesquisa, ensino e extensão, primando pela qualidade do ensino, com ampliação da titulação docente, bem como dos espaços físicos e estrutura tecnológica. Atualizando métodos pedagógicos, absorvendo novas tecnologias para a relação professor-aluno. Assim, ampliou-se a inserção da FURB em questões que dizem respeito a políticas públicas, desenvolvimento regional e gestão ambiental.
Foi, também, representante da Associação de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM, no conselho deliberativo do CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras até 15/07/2004. Eleito presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE, em junho de 2002, reconduzido ao cargo para mais um ano no dia 30/05/2003 permanecendo até 2/6/2004. Em 07/05/2005 foi nomeado conselheiro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.
Egon José Schramm faleceu em 30/06/2018.
- 1º e 2º Mandatos - Vice-Reitor: prof. Rui Rizzo
PROF. MÉRCIO JACOBSEN
- Foi eleito e nomeado Reitor da FURB em 24/10/1994, exercendo o cargo até 26/10/1998.
Nasceu em Presidente Getúlio - SC, no dia 7 de agosto de 1951, filho de Willy Jacobsen e Helga Jacobsen. Cursou o ensino médio no Colégio Pedro II, Blumenau - SC. Estudou na Universidade Regional de Blumenau - FURB, obtendo o título de bacharel em Administração de Empresas. Em seguida, realizou cursos de pós-graduação em nível de especialização, Administração de Empresas e Organização, Sistemas e Métodos, ambos na FURB. Também mestre em Educação por esta Instituição.
Exerceu atividades administrativas de assessor, supervisor e chefe de planejamento industrial, em diversas empresas de Blumenau. No magistério, atuou no Colégio Vale do Itajaí - Pontinho Estudantil e, na FURB, de 1989 a 1999, lecionando as disciplinas de Administração de Materiais I e II. Além de ser nomeado reitor, exerceu outros cargos, entre eles, o de superintendente de Administração na gestão do reitor Celso Mário Zipf.
No decorrer de sua gestão, foram, efetivamente, implantados o Plano de Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos e aprimorado o Plano de Carreira do Magistério Superior. Destinou recursos para ampliação da área construída, aquisição de equipamentos de informática, entre outros. Nesta gestão, também foram implantados vários cursos, entre eles, o de Moda-Estilismo e Odontologia.
A Universidade, neste período, desenvolveu várias parcerias para programas de extensão, dentre os quais, o Universidade Solidária e o Atendimento à Comunidade no Ambulatório Universitário, através do Sistema Único de Saúde.
- Vice-Reitor: prof. Egon José Schramm
PROF. CELSO MÁRIO ZIPF
- Foi eleito e nomeado reitor da FURB em 24/10/1990, exercendo o cargo até 24/10/1994.
Nasceu em Itajaí - SC, no dia 15 de agosto de 1933, filho de José Zipf e Maria Pessoa Zipf. Realizou seus estudos fundamental e médio no Colégio Santo Antônio, Blumenau - SC. Mais adiante, obteve o título de bacharel em Ciências Econômicas, pela Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau, hoje FURB.
Exerceu as atividades de funcionário do Banco do Brasil, secretário adjunto da Secretaria Estadual da Indústria e Comércio, diretor do Banco do Estado de Santa Catarina, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Itajaí, assessor de diversas empresas, entre outras.
Na FURB, atuou de 1969 a 1999, em cargos administrativos como chefe do Departamento de Administração e, na docência, lecionando as disciplinas de Introdução à Administração e Teoria Geral da Administração.
Durante sua gestão, iniciaram-se os trabalhos de mudança no regime jurídico da Instituição. O Fundo Previdenciário próprio dos servidores da FURB dava seus primeiros passos.
- Vice-Reitor: prof. Dr. Lorival Hari Hübner Saade
PROF. ARLINDO BERNART
- Foi eleito e nomeado reitor da FURB em 16/3/1982, exercendo o cargo até 24/10/1986.
Nasceu em Antônio Prado - RS, no dia 11 de junho de 1931, filho de Benjamim Bernart e Adélia Mortari Bernart. Realizou seus estudos secundários no Colégio Nossa Senhora do Rosário, Porto Alegre - RS, e no Colégio Diocesano, Lages - SC. Cursou a Escola de Comércio Santo Antônio, Lages - SC, onde obteve o título de contador. Posteriormente, estudou na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica - PUC-RS, obtendo o título de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Também mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Exerceu as atividades de contador, bancário, advogado, juiz de direito, coordenador da Escola de Magistratura do Estado de Santa Catarina, consultor do MEC na área jurídica, entre outros. Atuou na FURB de 1968 a 2001 exercendo atividades administrativas, dentre elas, a de diretor da Faculdade de Ciências Jurídicas e do Centro de Ciências Jurídicas. Lecionou disciplinas de Direito Processual Civil, Direito Comercial, Direito Internacional Público, Direito Comercial Internacional, Teoria Geral do Estado, Introdução ao Estudo do Direito, Ética e Ética Profissional.
Durante sua gestão, as Faculdades que compunham a FURB foram unificadas, e em 13/02/1986, a FURB foi reconhecida como Universidade e ganhou um prédio próprio para a Biblioteca.
Arlindo Bernart recebeu muitas homenagens de diversas entidades. Seus préstimos e dedicação para com a FURB foram reconhecidos, em fevereiro de 2002, quando o Conselho Universitário conferiu-lhe o título de “Professor Emérito”.
Arlindo Bernart, faleceu em 07/02/2025.
- Vice-Reitor: Bráulio Maria Schloegel
PROF. JOÃO JOAQUIM FRONZA
- Foi nomeado reitor em exercício da FURB, em 30/03/1989, em substituição ao prof. José Tafner. Exerceu o cargo até 06/04/1990.
Nasceu em Rodeio - SC, no dia 23 de dezembro de 1922, filho de Joaquim Fronza e Luiza Bonezzi Fronza. Licenciou-se em História e Geografia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Paraná, Curitiba - PR. Atuou como docente, de 1951 a 1978, em diversos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, lecionando as disciplinas de História e Geografia.
Na FURB, exerceu atividades de 1968 a 1991, lecionando as disciplinas de Estudo dos Problemas Brasileiros, Cultura Brasileira, História da Educação e Sociologia da Educação, nos cursos de Letras, Pedagogia, Matemática, Química e História Natural.
João Joaquim Fronza, faleceu em 06/06/1991.
- Vice-Reitor: não há menção ao cargo de Vice-Reitor nesse período.
PROF. JOSÉ TAFNER
- 1º Mandato - eleito e nomeado reitor da FURB em 16/03/1978, exercendo o cargo até 16/03/1982.
- 2º Mandato - eleito e nomeado em 24/10/1986. Exerceu o cargo até 30/3/1989, quando então afastou-se para ocupar o cargo de Secretário da Educação do Estado de Santa Catarina. Retornou em 06/04/1990, permanecendo até o término da gestão, 24/10/1990.
Nasceu em Rio dos Cedros - SC, no dia 21 de dezembro de 1940, filho de Ermínio Tafner e Clara Tafner. Seus estudos fundamentais foram feitos em Rio dos Cedros e no Colégio São Paulo de Ascurra e, os secundários, no Colégio São Luiz, Lavrinhas - SP, de 1957 a 1959. De 1960 a 1962, estudou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena - SP, onde obteve os títulos de bacharel em Pedagogia e Filosofia. Licenciou-se em Pedagogia, pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira, São Paulo - SP e, em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí- RS. Fez pós-graduação em nível de mestrado em Educação, no Instituto de Estudos Avançados em Educação, da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro - RJ, de 1974 a 1975.
Em 1995, defendeu tese de mestrado, no curso de mestrado em Ensino Superior da FURB, na área de Avaliação Educacional. No magistério, atuou em diversos Colégios onde lecionou a disciplina de Desenho e Matemática, entre outras. De 1995 a 1997, atuou como diretor do Ensino Superior de Santa Catarina, na Secretaria de Estado da Educação, implantando o Programa Magister (104 cursos de licenciatura, nas mais diferentes áreas, atendendo, gratuitamente, a mais de 5 mil professores da rede estadual e municipal) e, no período de 1997 a 2002, foi membro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.
Na FURB, exerceu atividades administrativas e de docência, de 1970 a 1995, entre elas, a de diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Lecionou disciplinas de História da Educação, Psicometria, Medidas Educacionais, Metodologia Científica, Planejamento Educacional e Estatística Aplicada à Educação.
Durante sua gestão, ampliou-se consideravelmente o espaço físico e o número de vagas oferecidas na Instituição, implantando-se, também, o curso de Medicina, em 1989.
- Vice-Reitor: Mário Wisintainer
PROF. IGNACIO RICKEN
- Foi nomeado e eleito reitor da FURB em 16/03/1974, exercendo o cargo até 16/03/1978.
Nasceu em Rio Fortuna - SC, no dia 4 de julho 1938, filho de Gabriel Ricken e Maria Vandresen Ricken. Concluiu seus estudos secundários em Curitiba, no Colégio Estadual do Paraná. Licenciou-se em Letras pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Na Alemanha, pós-graduou-se, em nível de doutorado de 1960 a 1966, em Letras e Ciências Políticas pela Universidade de Marburg/Lahn. Na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC cursou mestrado em Administração, área de concentração Administração Universitária - 1980/1981.
Ao retornar da Europa, além das atividades docentes, exerceu atividades na Pontíficia Universidade Católica do Paraná PUC-PR e, em seguida, a de secretário geral e reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau - 1974/1978. Foi, ainda, vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE. Transferindo-se para Florianópolis, foi diretor executivo da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina FAPEU/UFSC e, em seguida, pró-reitor de Pesquisa e Desenvolvimento na Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC.
No magistério, atuou no Colégio Senhor Bom Jesus - 1957/1960, no Colégio Martinus - 1966/1969, e no curso de Letras da PUC-PR - 1968/1969, todos em Curitiba - PR. Na FURB, lecionou as disciplinas de Língua e Literatura Alemã, Linguística e Teoria da Literatura. Em Blumenau, exerceu, também, cargo diretivo no Instituto Brasil-Alemanha (ICBA/Instituto GOETHE). Em Florianópolis exerceu igualmente, a docência na UFSC e na UDESC.
De 1978 a 1996 participou como consultor de inúmeras comissões do Conselho Federal de Educação e do Ministério da Educação. Notadamente comissões de reconhecimento (credenciamento) de universidades, sendo que, em 1996, integrou a Comissão do MEC que analisou os processos de criação de universidades em tramitação, quando da extinção do CFE, Desde 1980, exerceu atividades de consultoria universitária em mais de duas dezenas de universidades brasileiras - em Santa Catarina e em outros estados.
Como reitor da FURB, deve ser destacado o seu empenho no processo de institucionalização da FURB como Universidade, implantando e reconhecendo nove cursos de graduação, dentre eles, os de Engenharia Civil e Química, Educação Física e o primeiro curso de Informática no estado de Santa Catarina de Processamento de Dados, criado no segundo semestre de 1974.
Mediante gestões junto à alta administração da Rede Ferroviária Federal, obteve-se a doação à FURB das instalações da mesma, localizadas no bairro Itoupava Seca , hoje instalado o câmpus 2. Foi, também, objeto de doação, a Estação Experimental da Souza Cruz em Gaspar. Do Banco Bamerindus obteve-se, mediante pagamento simbólico, o primeiro computador (UNIVAC) da FURB. Para garantir a expansão física da Universidade, contratou-se, em 1977, o planejamento físico do Câmpus (plano diretor) no bairro Passo Manso. O trabalho de institucionalização da FURB como Universidade com o protocolo do primeiro reconhecimento (credenciamento) da FURB, em dezembro 1977, cujo êxito se obteve em 1986, quando o ex-reitor prof. Ricken exercia atividades de assessoria da Instituição. O prof. Ignacio Ricken permaneceu vinculado à FURB até o ano de 1990.
Obs: este Histórico foi elaborado pelo próprio Ignácio Ricken
- Vice-Reitor: Renato de Mello (16/03/1974 - 16/03/1978)
- Vice-Reitor: Pedro Reis Júnior (16/03/1977 - 16/03/1978)
PADRE ORLANDO MARIA MURPHY
- Foi eleito e nomeado reitor da FURB em 18/03/1970, exercendo o cargo até 16/03/1974.
Nasceu em Indaial - SC, no dia 2 de fevereiro de 1931, filho de Eduardo Antônio Murphy e Emma Murphy. Realizou seus estudos no Seminário Coração de Jesus, Corupá - SC. Graduou-se em Filosofia, no Convento Sagrado Coração de Jesus, em Brusque - SC. Licenciou-se em Teologia, pela Universidade Gregoriana de Roma e, em Ciências Sociais e Políticas, pela Universidade Católica de Lovaina, da Bélgica. Em seguida, cursou pós-graduação em Teologia Moral, também pela Universidade Gregoriana de Roma, onde obteve o título de doutor.
Entre suas atividades profissionais, destacam-se a de diretor dos Colégios São Luiz e Honório Miranda, ambos de Brusque - SC. Também foi diretor da Faculdade Educacional de Brusque - SC, membro do Conselho Estadual de Educação, no período de 1971 a 1977. No magistério, atuou em diversas Escolas nos ensinos fundamental e médio, lecionando diversas disciplinas, entre outras funções.
No Convento Sagrado Coração de Jesus, de Brusque - SC, lecionou as disciplinas de Filosofia do Ser e Filosofia do Agir (Ética). Na FURB, atuou como docente, de 1964 a 1985, lecionando as disciplinas de Sociologia Geral, Estudo dos Problemas Brasileiros e Filosofia do Direito.
Durante sua gestão, o Conselho Federal, autorizou o funcionamento de mais uma Faculdade, a de Engenharia, somando-se, em 1973, quatro Faculdades. Nesse período, foram acrescidos os Blocos D e E à área edificada da FURB.
Orlando faleceu em 17 de fevereiro de 1985.
- Vice-Reitor: Lorival Hari Hübner Saade
PROF. MARTINHO CARDOSO DA VEIGA
- Foi eleito e nomeado reitor da FURB em 31/12/1968, exercendo o cargo até 18/03/1970.
Nasceu em Blumenau - SC, no dia 14 de maio de 1912, filho de Luiz Silveira da Veiga e Maria Amália Cardoso Veiga. Seus estudos secundários, realizou no Colégio São Luiz de Tolosa, Rio Negro - PR, de 1925 a 1931. E de 1943 a 1945, cursou a Escola de Comércio Santo Antônio, em Blumenau - SC, onde obteve o título de contador.
De 1947 a 1950, estudou na Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná, obtendo o título de bacharel em Ciências Econômicas. Em seguida, estudou na Faculdade de Direito da Universidade de Santa Catarina - UFSC, onde lhe foi conferido o título de bacharel em Direito.
Exerceu as atividades de contador, economista e advogado, em diversas empresas de Blumenau. No magistério, atuou na Escola Técnica de Comércio de 1946 a 1964. Na FURB, de 1964 a 1974, lecionando as disciplinas de Economia Geral e do Brasil, Direito Comercial e Fiscal, Contabilidade Geral e Estrutura e Análise de Balanço.
Martinho Cardoso da Veiga, também foi vereador na época da criação da Faculdade. Por suas mãos, o Projeto de criação chegou até a Câmara Municipal de Blumenau (1963), onde, posteriormente, foi aprovado e resultou na Lei que cria a Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau, mais tarde, Fundação Universidade Regional de Blumenau.
Martinho faleceu no ano de 1974. Seus préstimos e dedicação, para com a FURB, são, carinhosamente, reconhecidos e lembrados, com uma escultura de seu busto, exposta até 2004 em frente à entrada principal da Instituição - bloco A. Depois foi removida para à frente da Biblioteca Universitária - que leva seu nome.
- Vice-Reitor de Administrativo: Milton Pompeu da Costa Ribeiro
- Vice-Reitor de Ensino: José Fernandes da Câmara Canto Rufino