Dissertação aponta maturidade logística de empresaa têxteis

Dissertação aponta maturidade logística de empresaa têxteis

Foto: Divulgação

O mestrando Marcel Amaral Daoud, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende sua dissertação na próxima quarta-feira, dia16, às 14 horas, na sala F-101.
 
“Análise do grau de maturidade logística de empresas dos segmentos têxtil e vestuário na região do Vale do Itajaí – SC” é o título do trabalho.
 
São Membros da Banca: Presidente - Prof. Dr. Leomar dos Santos – FURB; Titulares: Prof. Dr. Luciano Castro de Carvalho – FURB; Prof. Dr. Luiz Eduardo Simão – UNIVALI; Suplente - Prof. Dr. Gérson Tontini - FURB
 
Resumo da dissertação
 
A Maturidade logística refere-se ao grau de desenvolvimento dos processos logísticos de uma empresa. Estes processos possuem um ciclo de vida e atingem níveis mais altos de maturidade a medida que vão sendo definidos, formalizados, mensurados e controlados. Mensurar o estágio de maturidade logística das empresas consiste em uma oportunidade para alinharem suas medidas de desempenho, contribuindo diretamente no processo de tomada de decisão e definição das prioridades estratégicas e competitivas. Ao identificar o grau de maturidade logística as organizações tornam-se capazes de reconhecer o atual estágio de desenvolvimento da área e o próximo estágio que elas devem perseguir para alcançar seus objetivos, contribuindo para a potencialização dos seus desempenhos, para a manutenção da sustentabilidade organizacional e dos níveis de investimentos necessários.
 
Nesta perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral a aplicação de um modelo de maturidade com o intuito de analisar o Grau de Maturidade Logística das empresas têxteis e de vestuário da Região do Vale do Itajaí no Estado de Santa Catarina.
 
O setor têxtil e de vestuário possuem grande relevância para a economia nacional e mais especificamente o Estado de Santa Catarina e a Região do Vale do Itajaí ocupam posição de destaque neste cenário. Ao mesmo tempo em que contribuem diretamente para o desenvolvimento da região, o setor tem sofrido forte pressão da concorrência externa, principalmente de países asiáticos.
 
O estudo consiste em uma pesquisa descritiva, com a aplicação de questionários com perguntas fechadas, sendo a abordagem e a natureza dos dados de natureza quantitativa. Os resultados da pesquisa evidenciam o quanto as empresas encontram-se maduras com relação às suas práticas logísticas, principalmente em relação aos atributos Estratégia, Mensuração e Agilidade.
 
Evidenciou-se a existência de diferenças significativas entre os estágios de maturidade logística conforme o porte destas empresas, em relação aos atributos “Agilidade” e as dimensões “Planejamento”, “Ação”, “Rapidez” e “Experiência”. Também verificou-se a existência de relação entre o grau de maturidade das dimensões e o desempenho logístico das empresas, comprovando que a redução do modelo original de 17 para 3 dimensões é viável tendo em vista o alto grau de similaridade dos resultados obtidos antes e depois desta redução.