Maria Bethânia lança DVD com espetáculo gravado em abril de 2013
Por Stéfany Pessoa [31/12/1969] [21 h00]
Com show gravado em abril no Vivo Rio, Maria Bethânia lança mais um DVD: "Carta de amor". Nesse novo trabalho, editado pela parceria da Biscoito Fino com o Canal Brasil, a cantora apresenta registro da turnê de divulgação de "Oásis de Bethânia", lançado em março de 2012. Como de costume Bethânia parte do conceito do álbum para ampliar, somar mais músicas e ideias - nesse caso, mais cartas.
Bethânia faz seu show habitual, a música vem na frente misturando teatro e poesia. O roteiro é dividido em dois atos, em um show que foi registrado como apresentado ao vivo: sem cortes ou repetições. Por isso um inesperado momento no início do segundo ato. Bethânia entra em Festa arrumando o retorno em seu ouvido, e pede para a banda recomeçar: "Finge que está começando certo". Tudo mantido no vídeo.
Em um show milimetricamente preciso Maria Bethânia é senhora de seu tempo, e sem perder o ritmo ela aproveita quando está cantando Fogueira para dedicar os aplausos a Angela Ro Ro, autora da música que estava presente na noite. Faz o mesmo com Chico César quando canta Estado de poesia. Reverencia sua banda, volta duas vezes para bis, fechando o show com a festa de O que é, o que é de seu eterno Gonzaguinha. Também não faltam no repertório músicas de Caetano, Roberto e Erasmo, Chico Buarque, Milton Nascimento e Roque Ferreira.
Bethânia traz para o palco seis das dez faixas do CD anterior, como a música que batizou o espetáculo, parceria dela com Paulo César Pinheiro, e que chamou atenção por espalhar recados: "Não mexe comigo que eu não ando só!".
Carta de amor é show em que a cantora teve à frente de sua banda o pianista Wagner Tiso depois de 25 anos seguindo arranjos da viola de Jaime Além. A presença de Tiso traz belos momentos como Casablanca, de Roque Ferreira, apresentado em formato voz e piano. No palco a cantora ainda é acompanhada por Gabriel Improta (violão e guitarra), Paulo Dafilin (violão e viola), Jorge Helder (baixo), Pantico Rocha (bateria), Marcelo Costa (percussão) e Márcio Mallard (cello).
Além do DVD, Carta de amor também foi editado em dois CDs separados: Ato 1 e Ato 2. Os encartes não trazem fotos, mas incluíram as letras das músicas.
Carta de amor não busca novidades, segue o padrão mantido pela cantora há muitos anos. Bethânia criou uma linguagem para seus espetáculos e encontra público ávido por suas cartas apresentadas em cena. Canta com drama e amor desenhando seu roteiro com emoção.
Fonte: Ziriguidum