FURB terá Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro

FURB terá Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro

Foto: Aristheu Formiga - Arquivo

A FURB apresenta nesta quarta-feira (20/11) o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro (NEAB/FURB), na abertura da Semana da Consciência Negra de Blumenau. É o primeiro núcleo da área a ser instalado em uma universidade da região. O evento será no Auditório do Bloco T (Câmpus 1), às 19h, com a participação da comunidade acadêmica e dos movimentos sociais da cidade.
 
A proposta tem como foco trabalhar ações e projetos nas áreas de pesquisa, extensão e ensino. Além, também, de procurar atender a diversidade cultural, as experiências da população negra em Santa Catarina e na região do Vale do Itajaí, e o resgate da história africana e indígena.
 
O NEAB/FURB atende uma reivindicação do movimento Cisne Negro que cobra a discussão em torno da promoção da igualdade em Blumenau e no ensino superior. A ideia foi bem recebida pelo Reitor da FURB João Natel, que defende que a Universidade tem o dever de atender as demandas de todos os segmentos da sociedade, inclusive dos agentes sociais que não são plenamente reconhecidos. “Para nós do movimento e para os negros da cidade, esse passo é significativo”, observa Lenilso Silva, presidente do Cisne Negro.