Quanto vale um rim, uma córnea, um fígado, um coração? Valiosos demais para aqueles que estão na fila de espera por um transplante, órgãos humanos têm sua comercialização proibida por lei federal – devem ser somente doados, de acordo com a vontade do próprio doador. Esta e outras implicações éticas a respeito do tema serão discutidas na palestra “Bioética: Questões do transplante”, um encontro multidisciplinar voltado para acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Direito e Psicologia da FURB. O evento será nesta quinta-feira (9/5), a partir das 19h, no Auditório do Bloco J.
O encontro será ministrado pelo Dr. José Carlos Arenhart e pela enfermeira Charlene Silva, ambos do
Hospital Santa Isabel, de Blumenau. Com dez anos de trabalho na área, a unidade de Saúde é referência em transplante de órgãos: realiza, em média, 25 transplantes por mês.
As inscrições podem ser feitas no Diretório Acadêmico de Direito (DACLOBE - Sala B-200, Câmpus 1) ou pelo email camblu@furb.br, até esta quarta-feira (8/5). Inscrições ao custo de R$ 6 (para quem quiser certificado da PROPEX) ou uma lata de leite em pó para doação (caso não queira o certificado).
Informações pelo telefone (47) 3321-0395.
Palestrantes
Dr. José Carlos Arenhart
Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná. Médico Urologista do Serviço de Urologia e Membro da Uroclínica Blumenau. Chefe do Departamento do Serviço de Transplantes, com 800 transplantes renais já realizados em Blumenau.
Charlene Verusa da Silva
Graduada em Enfermagem pela FURB e pós-graduada (MBA) em Gestão Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes pela Univali. É membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Santa Isabel há sete anos. Certificada pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Santa Catarina.