Desafios à vista no Hackathon FURB + CIB
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [10/09/2021] [12 h52]
Nesta sexta e sábado, dias 10 e 11 de setembro, o Centro de Inovação Blumenau (CIB) vai sediar o Hackathon 2021 FURB + CIB. O evento tem a duração de 24 horas, começando às 18h do dia 10 e seguindo até 18h do dia 11 de setembro, e vai reunir estudantes do ensino superior e comunidade em geral com o objetivo de buscarem, juntos, soluções para problemas reais, apresentados no Dia do Desafio, realizado em maio deste ano.
Os participantes serão distribuídos em times, que serão organizados no início do evento e compostos por integrantes de diferentes áreas, como marketing, negócios, desenvolvimento (tecnologia). “Os desafios são voltados às áreas de direito, indústria, saúde, economia criativa e inovação educativa”, explica o professor Jonathan Utzig, coordenador do Colaboratório FURB e integrante da comissão organizadora do evento.
Para a resolução desses desafios, os times contarão com uma equipe de apoio composta por mentores, facilitadores e curadores com conhecimento de mercado e expertise para auxiliar e tirar dúvidas. Além disso, o evento contará com uma programação de palestras, alimentação e os cuidados necessários para o enfrentamento à pandemia.
“É uma maratona de conhecimento e de troca de informações. O maior desafio dos times será encontrar a melhor resposta possível e concluir as atividades dentro do prazo”, disse Jonathan.
Esta será a primeira vez que a Universidade e o Centro de Inovação Blumenau realizam um evento neste formato, que será sediado pelo CIB. A escolha da sede tem relação com o propósito do local, conforme relata Thiago Linares, da Zirkua Engenharia de Inspirações, “aqui é um local de inspiração, de conexões, de troca, de inovação. Um local ideal para nosso primeiro Hackathon”.
Para marcar o território da inovação e garantir a biossegurança do evento, os participantes serão entrevistados pelo robô Laura, da Unimed, sobre questões gerais de saúde, a chamada anamnese. E o uso de inteligência artificial é apenas uma das medidas de segurança: todos os participantes deverão apresentar o comprovante de vacina para Covid-19, máscaras e álcool gel serão distribuídos no local. O acesso ao Hackathon será exclusivo aos inscritos (participantes, mentores, curadores, voluntários na organização e imprensa).
A transmissão ao vivo do evento será feita pelo Plugin, projeto de extensão da FURB que reúne estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, pelo YouTube.
A programação do Hackathon inicia com um café para a imprensa, no dia 10, às 16h30.
Durante as 24 horas de evento haverá atividades e pausas, como dois talks e exercícios de relaxamento e alongamento.
A equipe vencedora do evento recebe um prêmio de R$ 6 mil e a segunda colocada, R$ 4 mil, mais mentorias e brindes dos patrocinadores da ação.