Perfil revela histórias de pioneira do Jornalismo

Perfil revela histórias de pioneira do Jornalismo

Foto: CMC/ Angel Medeiros Goulart

Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB) publicaram um perfil da ex-professora da instituição, jornalista e escritora Anamaria Kovács. O texto, publicado no portal do jornal O Município Blumenau, é resultado de um esforço coletivo como trabalho final desenvolvido na disciplina da quarta fase do curso, Gêneros Jornalísticos, ministrada pela professora Magali Moser, e conta com a assinatura dos estudantes Giulia Godri Machado, Isabella Cremer, Julia Bernardes Laurindo, Maria Luiza de Almeida Kuster, Natiele de Oliveira Vanderlinde e Thiago Cisilo Gomes. 
 
A entrevista com Anamaria Kovács ocorreu de modo virtual em aula da disciplina, em novembro de 2020, quando ela gentilmente falou com a turma de sua casa em Blumenau, não escondendo a satisfação de voltar à sala de aula, ainda que pela internet. Na narrativa construída para recuperar a trajetória de Anamaria, hoje com 72 anos, há ainda relatos de pessoas que conviveram com ela, como ex-alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FURB, coordenado por ela nos primeiros anos, colegas de trabalho e amigos.
 
A iniciativa buscou valorizar as memórias e vivências de uma personagem conhecida da cena cultural local, mas com muitas histórias ainda pouco divulgadas. Anamaria é carioca, graduada na primeira turma de Jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em plena ditadura militar, e reside em Blumenau desde o final dos anos 1970, onde acompanhou o desenvolvimento da imprensa regional.
 
Um dos destaques do trabalho foi o método utilizado, o processo passou por uma técnica colaborativa, facilitada pelos recursos tecnológicos e com uma interação dinâmica. A entrevista e a escrita colaborativas tornaram-se uma inovação desta experiência, mostrando possibilidades a serem exploradas e qualificando os conteúdos jornalísticos, na junção de entrevista, vídeo, pesquisa documental e outros depoimentos coletados.
 
O trabalho foi publicado no portal O Município, numa parceria com o jornal, e pode ser acessado na íntegra pelo endereço: https://omunicipioblumenau.com.br/conheca-escritora-e-jornalista-moradora-de-blumenau-que-encarou-tempos-de-chumbo-e-o-machismo-da-profissao/